Gestão de pessoas
domingo, 10 fevereiro 2008

Gestão de pessoas

 

     O sucesso da boa gestão empresarial vai além das ferramentas de trabalho e consiste em pelo menos mais quatro elementos básicos:

 

     O comprometimento da alta administração;

     Da melhoria contínua;

     Da capacitação e;

     Do comprometimento dos colaboradores.

 

     A falta de atenção às práticas da gestão de pessoas é um grande problema para a sobrevivência das organizações na atualidade.

     A qualidade das organizações resulta de um comportamento positivo dos colaboradores, e a melhor ferramenta para alcançar a excelência da mesma é a mente humana que interpreta e faz com que as coisas aconteçam, propõem melhorias e mudanças necessárias.

 

     Pessoas diferentes têm habilidades aptidões e talentos diferentes.

 

     Gerir pessoas não é mais sinônimo de controle, padronização ou rotinização;

 

     Gerir pessoas significa atualmente estimular o envolvimento e o desenvolvimento das mesmas.

 

     A gestão de pessoas baseia-se no fato de que o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e da forma como elas estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, e como são mantidas num ambiente de trabalho.

 

     A gestão de pessoas baseia-se no fato de que o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e da forma como elas estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, e como são mantidas num ambiente de trabalho.

 

     O que distingue a maioria das empresas bem sucedidas é a maneira como administram seu capital humano.

 

     O talento para obter e sustentar vantagens competitivas está nas pessoas que formam a força de trabalho e por isso é necessário saber como selecionar e desenvolver futuros líderes, como redesenhar a empresa para melhor atender aos clientes, como recompensar o bom desempenho, como controlar os custos trabalhistas, mantendo tratamento justo a todos.

 

     A busca pelas respostas está na análise das condições e das pessoas envolvidas, assim sendo, deve-se entender o que considerar em uma análise desse tipo, permitindo uma adequada tomada de decisões.

     O papel da liderança na motivação dos colaboradores nas organizações modernas é bastante significativo. Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para consecução de objetivos específicos.

 

 

Princípios bíblicos

     Devemos respeitar nosso funcionário;

     Jó 31:13Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, ....então que faria eu quando Deus se levantasse? ... E que lhe responderia?

 

     No caso de necessidade de demissão, o funcionário deve ser comunicado com antecedência as razões que poderão levar até ao extremo, e que a demissão pode ser o próximo passo da carreira.

 

  • “Uma segunda chance deve ser dada a todos os funcionários, pois assim eles terão oportunidade de rever sua situação na empresa.” (Maria Inês Felippe – Consultora RH).

 

Exemplo de Jesus

Pedro, um dos principais colaboradores de Jesus teve três chances para se recuperar de seu mau desempenho. 

 

João 21:15Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão Filho de João, amas- me mais do que estes? Ele respondeu: Sim Senhor, tu sabes que te amo.

 

Princípios bíblicos

 

     Não devemos ameaçar o funcionário:

     Ef. 6:9E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu...

 

     Devemos tratá-los com justiça:

     Cl 4:1 - Vós senhores, daí a vossos servos o que é de justiça e eqüidade, sabendo que também vós tendes um Senhor no céu.

 

     Fazer os pagamentos em dia:

     Lv 19:13Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás. O salário do operário não ficará em teu poder até o dia seguinte.

 

     Fazer Avaliação de desempenho:

     Marcos 4:24 “Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará”.

 

 

 

     Os fatores motivacionais têm uma contribuição direta na qualidade de vida das pessoas e na qualidade dos produtos e serviços.

 

     Há uma correlação imediata entre os índices favoráveis do clima interno e da saúde dos resultados empresariais.

 

     Algumas técnicas para a boa gestão: (Caudron 1997).

     Dar feedback regular aos funcionários;

     Promover reuniões para comemorar o sucesso do grupo;

     Reconhecer as necessidades pessoais;

     Usar o desempenho como base para a  promoção;

     Estimular o sentido de comunidade.

 

     Os objetivos fundamentais a serem perseguidos e alcançados devem ser o da eficiência, permitindo que as ferramentas disponíveis em gestão de pessoas sejam realizadas da maneira correta; da eficácia, que se alcance os resultados esperados; da efetividade, permitir a excelência nas ações reiteradamente e, da eqüidade, garantindo direitos iguais;

 

Conclusões

 

     É preciso entender que um talento perdido pode ser um ganho para a concorrência, ou pode assumir a posição de concorrente, fazendo com que sua organização perca uma fatia de importante de mercado.

 

     Estudo realizado por Elias e Osmarina Garcia em 14/08/06.