Gestão de pessoas |
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domingo, 10 fevereiro 2008 Gestão de pessoas • O sucesso da boa gestão empresarial vai além das ferramentas de trabalho e consiste em pelo menos mais quatro elementos básicos: • O comprometimento da alta administração; • Da melhoria contínua; • Da capacitação e; • Do comprometimento dos colaboradores. • A falta de atenção às práticas da gestão de pessoas é um grande problema para a sobrevivência das organizações na atualidade. • A qualidade das organizações resulta de um comportamento positivo dos colaboradores, e a melhor ferramenta para alcançar a excelência da mesma é a mente humana que interpreta e faz com que as coisas aconteçam, propõem melhorias e mudanças necessárias. • Pessoas diferentes têm habilidades aptidões e talentos diferentes.
• Gerir pessoas não é mais sinônimo de controle, padronização ou rotinização; • Gerir pessoas significa atualmente estimular o envolvimento e o desenvolvimento das mesmas. • A gestão de pessoas baseia-se no fato de que o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e da forma como elas estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, e como são mantidas num ambiente de trabalho. • A gestão de pessoas baseia-se no fato de que o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e da forma como elas estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, e como são mantidas num ambiente de trabalho. • O que distingue a maioria das empresas bem sucedidas é a maneira como administram seu capital humano. • O talento para obter e sustentar vantagens competitivas está nas pessoas que formam a força de trabalho e por isso é necessário saber como selecionar e desenvolver futuros líderes, como redesenhar a empresa para melhor atender aos clientes, como recompensar o bom desempenho, como controlar os custos trabalhistas, mantendo tratamento justo a todos. • A busca pelas respostas está na análise das condições e das pessoas envolvidas, assim sendo, deve-se entender o que considerar em uma análise desse tipo, permitindo uma adequada tomada de decisões. • O papel da liderança na motivação dos colaboradores nas organizações modernas é bastante significativo. Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para consecução de objetivos específicos. Princípios bíblicos • Devemos respeitar nosso funcionário; • Jó 31:13 – Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, ....então que faria eu quando Deus se levantasse? ... E que lhe responderia? • No caso de necessidade de demissão, o funcionário deve ser comunicado com antecedência as razões que poderão levar até ao extremo, e que a demissão pode ser o próximo passo da carreira.
Exemplo de Jesus Pedro, um dos principais colaboradores de Jesus teve três chances para se recuperar de seu mau desempenho. João 21:15 – Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão Filho de João, amas- me mais do que estes? Ele respondeu: Sim Senhor, tu sabes que te amo. Princípios bíblicos • Não devemos ameaçar o funcionário: • Ef. 6:9 – E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu... • Devemos tratá-los com justiça: • Cl 4:1 - Vós senhores, daí a vossos servos o que é de justiça e eqüidade, sabendo que também vós tendes um Senhor no céu. • Fazer os pagamentos em dia: • Lv 19:13 – Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás. O salário do operário não ficará em teu poder até o dia seguinte. • Fazer Avaliação de desempenho: • Marcos 4:24 “Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará”. • Os fatores motivacionais têm uma contribuição direta na qualidade de vida das pessoas e na qualidade dos produtos e serviços. • Há uma correlação imediata entre os índices favoráveis do clima interno e da saúde dos resultados empresariais. • Algumas técnicas para a boa gestão: (Caudron 1997). • Dar feedback regular aos funcionários; • Promover reuniões para comemorar o sucesso do grupo; • Reconhecer as necessidades pessoais; • Usar o desempenho como base para a promoção; • Estimular o sentido de comunidade. • Os objetivos fundamentais a serem perseguidos e alcançados devem ser o da eficiência, permitindo que as ferramentas disponíveis em gestão de pessoas sejam realizadas da maneira correta; da eficácia, que se alcance os resultados esperados; da efetividade, permitir a excelência nas ações reiteradamente e, da eqüidade, garantindo direitos iguais; Conclusões • É preciso entender que um talento perdido pode ser um ganho para a concorrência, ou pode assumir a posição de concorrente, fazendo com que sua organização perca uma fatia de importante de mercado. • Estudo realizado por Elias e Osmarina Garcia em 14/08/06. |