ANTI-HERÓIS |
|
|||
domingo, 10 fevereiro 2008 ANTI-HERÓIS Ao conhecermos a Palavra de Deus, vemos que pouquíssimos homens fortes foram escolhidos para servir ao Senhor. Os escolhidos eram, geralmente, fracos, perseguidos, mau falados e com histórico de erros cometidos. Por que Deus escolhe os mais fracos, os considerados “derrotados”? Qual o propósito de Deus ao escolher o fraco e não o forte? Salmos 31:23 Amai o SENHOR, vós todos os seus santos. O SENHOR preserva os fiéis, mas retribui com largueza ao soberbo. Largueza = franqueza Alguns exemplos de anti-heróis: Noé: Aparece pela primeira vez nas Escrituras com quinhentos anos de idade. Era velho, desconhecido, simples, trabalhador e gostava de um vinho. Jacó: Jacó era gêmeo de Esaú com quem brigava desde o ventre. “Comprou” a primogenitura de Esaú que não ligava para isso. Roubou a benção do irmão, brigou com Deus, brigou com o sogro, tinha ambição, foi enganado pelos filhos.
Moisés: Foi homicida, respondia a Deus, não sabia liderar com firmeza, centralizador, não tomou posse da benção. Duvidou da promessa de Deus e não entrou na terra prometida Um grande exemplo de anti-herói: Davi: Mais novo dos sete filhos homens de Jessé. Era pastor de ovelhas, função exercida geralmente por escravos, por isso, sem importância, comum. Era músico, tocador de harpa. Até hoje, músico sofre. Era de biotipo fraco, pequeno e não inspirava respeito. No trono, desobedeceu a Deus muitas vezes. Tinha o coração fiel a Deus. Isso o tornava forte e poderoso: I Samuel 17:45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Um grande exemplo de anti-herói: Deus honra Davi pela sua fidelidade e humildade: 1 Crônicas 17:4-14 Tu não edificarás casa para minha habitação . . . O Senhor te edificaria uma casa. Há de ser que, quando teus dias se cumprirem, e tiveres de ir para junto de teus pais, então farei levantar depois de ti o teu descendente, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. . . . O confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será estabelecido para sempre. Da linhagem de Davi vem o maior exemplo de anti-herói: Jesus. Nasceu em um estábulo; Seus pais precisaram fugir para Ele não ser morto; Era trabalhador braçal, ajudando o pai carpinteiro; Não teve estudo de nível superior; Não tinha dinheiro para divulgar Sua missão; Cooptou pessoas simples e rudes para auxiliar; Era mau visto pelas elites; Sua grande arma era a Palavra; Usava os poderes para socorrer os pobres e não para se “gabar”; Não era o grande guerreiro esperado pelo povo; Decepcionou ao não entrar em guerra com os dominadores de Israel; Não tinha roupas de grife, nem casa para morar; Vivia de favores. Foi morto de maneira humilhante aos olhos comuns. Como podemos vencer sendo um “Zé Ninguém”? Salmos 33:16 Não há rei que se salve com o poder dos seus exércitos; nem por sua muita força se livra o valente. Isaías 43:13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
Sozinhos, somos realmente uns “Zé Ninguém”. Como vencer? Salmos 66:3 Dizei a Deus: Que tremendos são os teus feitos! Pela grandeza do teu poder, a ti se mostram submissos os teus inimigos. Salmos 77:14 Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder. Buscando o Poder em Deus. Palavras de Vitória: Romanos 8:36-37 (Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.) Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Filipenses 4:12-13 (Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade.) Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante em 04 de setembro de 2006. |