segunda, 11 fevereiro 2008
Decisão
GOVERNADOR
PRESIDENTE
Dia 29, decidiremos o futuro do país e do estado para os próximos 4 anos.
“Decisão Salomônica”
1Reis 3:25 E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo, e dai a metade a uma, e metade a outra.
Como tomar uma decisão?
A cada instante, tomamos uma decisão.
Respirar é uma decisão que tomamos para poder viver. Podemos nos recusar a respirar...
Vir a esta reunião foi uma decisão.
Qual foi sua decisão mais difícil hoje?
Nos negócios, uma decisão acertada é lucro certo.
Tomar uma decisão errada é sofrer prejuízo e suscitar descontentamento na equipe.
Como saber tomar a decisão certa?
Aonde buscar conhecimento para isso?
No caso de Salomão, a decisão era muito difícil, mas ele superou e fez o que era certo: dividiu a decisão com quem sabia de quem era o filho.
1Reis 3:26-28 Mas a mulher cujo filho era o vivo falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah, meu senhor! dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. A outra, porém, disse: Não será meu, nem teu; dividi-o. Respondeu, então, o rei: Dai à primeira o menino vivo, e de modo nenhum o mateis; ela é sua mãe. E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça.
“ O Processo Decisório tem três fases: aguardar, aguardar mais e, quando não der mais, tomar a decisão mais fácil de explicar.” (Max Gehringer)
Tomar uma decisão não é fugir do problema e nem aumentá-lo. O líder deve saber decidir. Isso é o mínimo que a equipe espera dele.
Gehringer torna a decisão algo caricato, uma explicação irônica, cheia de humor. No dia a dia da empresa, isso pode ser um desastre.
“É melhor dormir antes de tomar decisão complexa
Uma equipe de cientistas holandeses concluiu que é melhor dormir antes de tomar alguma decisão mais complexa, como a escolha de um novo carro.
A justificativa é que, ao tirar uma soneca ou ocupar a mente com uma outra questão, o inconsciente é capaz de analisar melhor as opções oferecidas.
O estudo, que foi publicado na revista especializada Science, diz que as pessoas só conseguem focar em um número limitado de informação.” (Fonte: BBC Brasil)
Deus coloca pessoas em cargos de direção para decidir pelo bem de todos.
Deuteronômio 21:5 Chegar-se-ão os sacerdotes, filhos de Levi, porque o SENHOR, teu Deus, os escolheu para o servirem, para abençoarem em nome do SENHOR e, por sua palavra, decidirem toda demanda e todo caso de violência.
Nesse caso, havia um ritual de sacrifício para que se obtivesse a a decisão acertada. E o povo deveria obedecer a decisão.
Como são tomadas as decisões nas empresas modernas?
“ Metade das decisões tomadas nas empresas fracassa.”
Este é o resultado de duas décadas de pesquisas do professor Paul Nutt, do Fisher College of Business, da Universidade de Ohio. Nutt estudou mais de 400 decisões de executivos dos Estados Unidos e do Canadá sobre lançamento de produtos, compra de equipamentos, contratações, política de preços, atendimento etc.
Como são tomadas as decisões nas empresas modernas?
63,4% das decisões de executivos são tomadas pela fuga do problema, segundo pesquisa com 2 476 gerentes de 21 empresas japonesas, feita por Nobuo Takahashi, professor de administração da Universidade de Tóquio. Decisão por fuga é quando o responsável demora tanto para agir que o problema se resolve sozinho - para o bem ou para o mal. Esse método se opõe à decisão por resolução (a típica, nas teorias clássicas) e à decisão por previsão (quando se engatilha a solução como precaução para um possível problema). Para gerentes que têm entre 30 e 39 anos, supostamente a fase mais enérgica da carreira, a taxa de decisões por fuga sobe para 83,2%, segundo o estudo.
As informações que as empresas buscam com maior afinco são as menos aproveitadas na hora de tomar a decisão, segundo a administradora brasileira Valéria Noguti, em sua tese de mestrado pela USP. No estudo do processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços em 11 empresas, ela concluiu que a busca por informação recorre, pela ordem, às seguintes fontes: consumidores ou clientes, experiência dos funcionários, outros projetos da empresa e concorrentes. Mas, na hora de aproveitar as informações, a ordem de importância das fontes se altera para: experiência dos funcionários, sistemas de informação da empresa, concorrentes e, por último, consumidores ou clientes.
Metade das atividades diárias de executivos-chefes de grandes empresas dura menos de 9 minutos, e apenas 10% excedem 1 hora, afirma o guru de administração Henry Mintzberg, da Universidade McGill, em Montreal, que acompanhou a rotina de cinco CEOs americanos. Da mesma forma, um estudo com 160 gerentes britânicos concluiu que eles trabalhavam mais de meia hora seguida apenas uma vez a cada dois dias.
Os executivos gastam entre 66% e 80% do seu tempo em conversas, diz Mintzberg, no livro Mintzberg on Management, citando dois estudos britânicos. Na sua pesquisa com cinco presidentes de empresa, eles responderam apenas 2 dos 40 relatórios que receberam em cinco semanas.
Os executivos não enxergam o problema, eles propõem uma solução.
"Os executivos diagnosticam o problema. Mas, quando fazem isso, é porque já têm a solução", professor Michel Fiol, da École des Hautes Études Commerciales (HEC), uma das mais renomadas escolas de administração da França.
Decisões em grupo, em vez de atenuar extremismos e diluir o risco, tendem a enxergar menos perigos. Em geral, grupos apresentam comportamento de risco maior do que as preferências de seus integrantes fariam supor. Vários estudos identificam o fenômeno da "polarização": as discussões costumam potencializar a visão predominante dentro do grupo.
"O caso mais famoso de pensamento de grupo é o desastre da nave espacial Challenger, que explodiu ao ser lançada, em 1986", diz Abraham Yu, pós-graduação de administração da USP. A pressão pelo resultado e o consenso exagerado fizeram com que eles não prestassem atenção nos sinais que alertavam para o perigo.
Como são tomadas as decisões nas empresas modernas?
Podemos ver isso em:
Provérbios 18:18 Pelo lançar da sorte, cessam os pleitos, e se decide a causa entre os poderosos.
As decisões, em qualquer assunto, devem ser tomadas baseadas na capacitação dada por Deus:
Provérbios 16:33 A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão.
Regaço: dobra ou cavidade formada pelo vestuário comprido entre a cintura e os joelhos de pessoa sentada; dobra do vestido levantado adiante; colo; seio;
lugar onde se descansa, onde se acha conforto, abrigo.
Exemplo de decisão errada:
Gênesis 16:2 Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Abraão não soube lidar com a situação e fez o que Sara lhe aconselhou. O resultado traz consequências danosas ao mundo todo até hoje.
Outro exemplo de decisão errada:
João 18:10 Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco.
O que Jesus havia ensinado o tempo todo aos discípulos? Amor ao próximo:
Crer em si mesmo é um perigo na hora de tomar uma decisão:
Num estudo com 60 diretores de empresas dos Estados Unidos, feito pela consultora Monica Miller e pela professora de administração Lisa Burke, da Universidade da Louisiana, 47% disseram usar a intuição "com freqüência", 30% "às vezes" e 12%, "sempre". Pesquisadores dizem que altos executivos são obrigados a confiar mais na intuição, porque as decisões que tomam são mais conceituais e eles geralmente lidam com situações únicas, em que não há muitos dados para orientação.
Crêr em si mesmo é um perigo na hora de tomar uma decisão:
Num estudo americano, psicólogos mostraram 96 radiografias de estômago a 5 radiologistas e pediram que eles avaliassem a presença ou não de úlcera. Uma semana depois, mostraram-lhes as mesmas radiografias, em ordem diferente. As opiniões mudaram de uma semana para outra, dependendo do médico, entre 8% e 40% das vezes.
Como tomar decisões certas? Teoria clássica
Diz a teoria clássica da Tomada de Decisões que você deve:
a) Identificar opções.
b) Avalia-as.
c) Dar notas (prós e contras).
d) Escolher a maior nota.
Mas é justamente o contrário que ocorre – em situações extremas, as pessoas entrevistadas dizem nem pensar em opções – elas simplesmente sabem qual é a resposta certa. Quanto maior a pressão, menos se busca a solução certa – busca-se apenas a solução que funciona. (www.raulcandeloro.com.br)
Como tomar decisões certas? Observando a Palavra:
Conseguir observar todos os fatos.
Provérbios 18:13 “Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha.”
Manter a mente aberta à novas idéias.
Provérbios 18:15 “O coração do entendido adquire conhecimento; e o ouvido dos sábios busca conhecimento.”
Ouvir ambos lados da história.
Provérbios 18:17 “O que primeiro começa o seu pleito parece justo; até que vem o outro e o examina.” (Fonte:jesusvoltara.com.br)
Precisamos tomar um decisão muito importante, que é a quem seguir:
Josué 24:15 Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Como buscar ajuda para tomar decisões acertadas como Salomão acertou na “divisão”da criança?
Tiago 1:5-8 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.
Salomão pediu sabedoria e recebeu em abundância e era conhecido e respeitado por isso.
Palavra de Vitória:
Provérbios 3:5-7 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
Ore e busque conhecimento.
Deus vai ajudá-lo a tomar as decisões certas.
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante em 16/10/06.
|