segunda, 11 fevereiro 2008
Preço x Valor
Segundo o sociólogo Peter Berger, em uma cidade americana, uma cervejaria ofereceu uma generosa doação para uma igreja local, muito rigorosa no aspecto ético. Na discussão, os mais conservadores disseram não, por se tratar de um dinheiro vindo da bebida e, por isso, seria do diabo. Outro ramo entendeu que o dinheiro poderia ser bem usado, e disseram sim. Resultado:
"A Igreja... resolve aceitar a oferta de 500 mil dólares feita pela Cervejaria na firme convicção de que o Diabo ficará furioso quando souber que o seu dinheiro vai ser usado para a glória de Deus”.
Analisando certas situações que vemos e ouvimos na mídia, lembramos do ditado popular:
"Todo homem tem seu preço”
Isso virou cultura nacional, objeto de sátira:
“Conselho de amigo: Quando alguém, na rua, gritar ‘Pega ladrão!’, finge que não é com você”. (Millôr Fernandes)
Na concorrência acirrada do mercado, onde há similar para tudo, até para corruptos, o ditado foi atualizado.
"Todo homem tem seu preço, mas alguns dão desconto” (encontrado na internet)
Na concorrência acirrada do mercado, onde há similar para tudo, até para corruptos, o ditado foi atualizado.
É comum encontrar profissionais que não se dão o merecido valor ao seu trabalho, ao seu conhecimento, à sua técnica, à sua experiência.
Por isso, trabalham muito mais do que precisariam para ter uma vida digna e próspera.
Salmos 44:12 Vendes por um nada o teu povo e nada lucras com o seu preço.
Davi reclama de Deus que, mesmo Davi crendo que o povo era fiel, parecia ter se ausentado deles.
Davi reclama que Deus não está dando o valor que eles, para Davi, mereciam.
“A coragem de cobrar caro” (Stephen Kanitz” – Veja – 25/10/06)
“Eu só acho triste que o melhor médico deste país esteja cobrando o mesmo preço que os outros, tendo de trabalhar o dobro, sem tempo para estudar e ver a família”.
“Eu sei que é difícil cobra mais caro, mas alguém tem que dar o exemplo, mostrar aos outros profissionais o caminho da excelência, implantar novos padrões, como pontualidade, por exemplo”.
“Somos essa sociedade atrasada porque, entre nós, cobrar caro, ganhar mais que os outros é malvisto pelos nossos intelectuais, políticos, líderes religiosos e professores de sociologia”.
“Precisamos mudar a mentalidade deste país, uma mentalidade que incentiva a mediocridade, e o medo de cobrar pelos serviços, por óbvias razões”.
“O preço é o que você paga. O valor é o que você leva”. (Warren Buffet)
Quanto custa uma BMW 0Km?
Qual o valor dela para quem a compra?
O consumidor é quem valoriza o produto ou serviço.
Nossos clientes ou superiores são quem (verdadeiramente) põe o devido valor ao nosso preço.
Qual sacrifício que você já fez para ter algo tangível (TV, carro, casa, roupa, jóia) ou intangível (viagem, bem estar)?
O sacrifício é o valor dado ao produto. Por isso, o valor é subjetivo.
“O ponto tanto sutil quanto óbvio é que o valor é definido não pelo que a organização faz, mas pelos clientes que adquirem seus bens e serviços.” (CLÁUDIO GOLDBERG)
I Crônicas 21:24 Tornou o rei Davi a Ornã: Não; antes, pelo seu inteiro valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teu para o SENHOR, nem oferecerei holocausto que não me custe nada.
Davi queria oferecer holocaustos a Deus, mas deveria ter um preço para que o sacrifício pelo fim da peste tivesse valor. Esse terreno era o local que Araúna, um jebuseu, secava e batia os grãos colhidos. E ele ofertou de graça.
“As palavras de Davi expressam a verdade de que o valor real de nossas dádivas, serviço e vida diante de Deus são medidos pelo sacrifício e custo envolvidos.” (BEP)
“O valor surge de diversas fontes: Utilidade do produto, da sua qualidade, da imagem resultante da publicidade e promoção, da sua disponibilidade (distribuição), dos serviços fornecidos com ele.” (CLÁUDIO GOLDBERG)
Preço de Venda:
“Estabelecer preços de venda competitivos é uma tarefa que exige do empresário o conhecimento dos componentes que dão origem ao preço de venda.
- Preço de venda abaixo do real, o que diminui os lucros da empresa.
- Preço de venda acima do real, o que dificulta as vendas.” (www.sebrae.com.br)
Preço de venda. Fórmulas permitem descobri-lo:
É preciso formulá-lo com cuidado e levar em conta fatores importantíssimos.
Quanto vale seu produto/serviço/MO:
“O preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, as despesas variáveis, como impostos, comissões, etc., as despesas fixas proporcionais, ou seja, aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore, etc., e ainda, sobrar um lucro líquido adequado”.(sebraesp.com.br)
Sem lucro adequado para reinvestir, crescer, consolidar, as organizações quebram e geram desemprego.
Logo, é preciso que haja lucro.
Isso não é capitalismo selvagem.
Quanto vale seu produto/serviço/MO:
“O preço pode ser conceituado como a expressão monetária do valor de um bem, ou ainda: o preço é o valor que o consumidor está disposto a pagar no ato da compra de um bem... Podemos distinguir quatro aspectos essenciais, que norteiam o critério de determinação de preço
Portanto, afirmamos que (observada a disponibilidade de meios para pagamento) não existe preço caro ou barato para qualquer produto; existe maior ou menor interesse, diante de sua capacidade de satisfazer a necessidades e desejos, que pode ser medida pelo elo de valor.”
Elo de valor:
Mateus 13:44 O Reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. e, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem, e compra aquele campo.
Nessa parábola, Jesus mostra que a personagem sabia bem qual era o elo de valor. E você?
“O valor do reino do céu não se apóia principalmente naqueles que, pela graça divina, tiveram permissão para recebê-lo, mas na glória e no poder do Deus que reina sobre ele”.(Paul Earnhart)
Elo de valor: Caro é aquilo que não vale o preço pedido.
“É caro é a forma de dizer que um produto, pelas condições apresentadas e entendidas pelo comprador, não vale o preço ofertado...
Caro, por exemplo, é um automóvel popular a preço de automóvel esportivo de luxo e importado, ou então um whisky produzido no Brasil com preço de whisky produzido na Escócia. A relação entre benefício e preço estaria desbalanceada, por isto é caro!..
Também acho errada a expressão "barato" para tudo que tem preço baixo... Dos dois exemplos acima inverta os casos: whisky escocês a preço de brasileiro e uma Ferrari zero quilômetro a preço de um VW Pólo! É muito barato, desconfio que terei algum problema ao comprar estes produtos.”(fonte: meinberg@institutomvc.com.br)
Elo de valor: Se todo homem tem seu preço, quanto vale um homem?
Mateus 27:9 Então, se cumpriu o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram;
Jesus foi avaliado em 30 moedas.
Um negócio rápido e que trouxe muitos problemas.
Elo de valor: Se todo homem tem seu preço, quanto você vale?
I Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
Você e eu fomos comprados por um alto preço.
Deus nos comprou com a vida do próprio filho, por que, para Ele, nós temos um grande valor.
Ele nos criou, nos deu talentos para trabalharmos e sermos vencedores.
Então, por que nós não valorizamos nosso trabalho e nossa vida como deveríamos?
Analise o preço do seu produto/trabalho: é merecido?
Você vale mais ou menos do que está recebendo?
Palavra de Vitória:
Isaías 55:1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Deus nos convida para estarmos ao lado Dele e recebermos todas as bênçãos que Ele tem para cada um de nós.
Apesar do alto valor das vitórias, Ele nos dá gratuitamente para que possamos descobrir nosso real valor para Ele.
Se fôssemos comprar, não haveria dinheiro que pudesse pagar o poder de Deus para impulsionar nossos negócios.
Não podemos perder essa chance!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante em 13 de novembro de 2006.
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