Conflitos
segunda, 11 fevereiro 2008
Conflitos Podem ser: Idéias; Interesses; Opiniões; Ponto de Vista; Gerações; Religiosos; Comerciais; Políticos... “Não se pode desconsiderar o fato de que das múltiplas interações comerciais ou não, ocorrentes entre as pessoas físicas e/ou jurídicas, afloram conflitos que precisam ser enfrentados”. (Dr.Emmanuel Plácido) Por que os conflitos tomam proporções inimagináveis? “Realmente algumas pessoas têm dificuldades para gerenciar situações de conflito na empresa. E o motivo é relativamente simples: elas não foram preparadas para situações em que tudo parece dar errado.” (fonte: www.sinprorp.org.br) Os conflitos surgem do nada. Quando menos se espera, algo que passa despercebido pode gerar um pequeno mal à empresa. Se não for tratado, vira um câncer e pode matar a organização. “Em meio ao ritmo alucinante do trabalho, as desavenças entre os funcionários costumam passar despercebidas. É o caso daquela reunião de brainstorm, em que alguém propõe uma idéia e o colega do lado ataca a sugestão com uma gargalhada estridente. O sujeito, claro, sente-se humilhado pelo gracejo, mas não comenta nada a respeito para não atrapalhar o andamento do trabalho. É o início do problema”. (classecontabil.com.br) “Onde há relações humanas há conflitos”.(wmulher.com.br) Como conviver com essa situação comum? Quem pode ajudar a resolver esse problema milenar? “O exemplo deve ser dado pelo líder. Os seus colaboradores irão seguir o seu exemplo. A atuação baseada em princípios éticos é uma manifestação da responsabilidade social da empresa. A postura ética constrói ou destrói a reputação de uma empresa.” (fonte: classecontabil.com.br) Mateus 20:20-21 Aproximou-se dele, então, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, ajoelhando-se e fazendo-lhe um pedido.Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Em toda organização, é comum o “apadrinhamento”. Mateus 20:24 E quando os dez ouviram isso, indignaram-se contra os dois irmãos. Mateus 20:27 e qualquer um que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, “... A competição mal estimulada. Costumo dizer que os concorrentes estão dentro da própria empresa. Fora dela dá-se um jeito. É necessário estimular o auto-conhecimento e resgatar o ‘humano’ do ser humano. Enquanto as empresas tratarem as pessoas como números sempre haverá conflitos, pois o número está sendo reduzido a todo instante e então entra em cena o ‘salve-se quem puder”. (Jerônimo Mendes – Autor do livro “Mundo Cãoporativo em entrevista a RH.com.br) A promoção sem merecimento é uma das principais fontes de conflito. Isso gera desmotivação na equipe. É preciso saber quem faz por merece ou não crescer. Romanos 12:3 Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Muitos conflitos começam quando um “põe o nariz” na função do outro. O “saber mais que o outro” é outra fonte de conflitos internos. “Uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho com 41.395 respondentes revela que 21,72% das demissões estão diretamente ligadas a problemas de relacionamento com o chefe ou com colegas da equipe”.(fonte: catho.com.br) Muitos agüentam calados com medo ou por necessidade: Fomos doutrinados desde a Revolução Industrial para a submissão, por questão de sobrevivência. O profissional sofre calado até o último minuto, pois pensa na esposa, nos filhos, na mãe doente. É difícil administrar a pressão que vem do chefe, da família e da sociedade. Não fomos treinados para isso. É uma questão de cultura. (Jerônimo Mendes – Autor do livro “Mundo Cãoporativo” em entrevista a RH.com.br). Lucas 9:9 Herodes, porém, disse: A João eu mandei degolar; quem é, pois, este a respeito de quem ouço tais coisas? E procurava vê-lo. Os conflitos internos geram baixas na equipe, muitas vezes com a saída de alguém fundamental e inocente. Como perceber quem está contra a empresa? “Líderes têm papel fundamental nesse processo de estabilização. Cabe a eles conhecer os membros de suas equipes e atuar com coragem diante de problemas organizacionais e de posturas pessoais dificultadoras que possam gerar situações de conflito”.(Mário Grieco) “A adoção de um comportamento ético consagra valor à imagem da empresa”. Números 14:10 Mas toda a congregação disse que fossem apedrejados. Nisso a glória do Senhor apareceu na tenda da revelação a todos os filhos de Israel. Josué e Calebe iniciaram um conflito ao contestar o medo dos outros 10 espias. Moisés não soube agir como líder e o custo foi muito alto. O tempo mostrou que os “dois rebeldes” estavam certos. “Em um ambiente em que há conflitos, as decisões são geralmente mais demoradas. Sem falar das situações em que muito se discute e se chega a um resultado pouco efetivo: as decisões são tomadas, porém equivocadas ou, pior, não se chega a conclusão alguma.” (Mário Grieco) “Quando você insiste em alimentar um leão com pão, ele acaba comendo a sua mão” (fonte: sinprorp.org.br) “Não existem objetivos comuns se os colaboradores têm objetivos diferentes”.(Jerônimo Mendes – Autor “Mundo Cãoporativo em entrevista a RH.com.br) “Fato é que conflitos não devem existir. Mas quando aparecem, precisam ser administrados e de forma eficaz. Caso contrário, trarão para a organização problemas sérios e dos mais variados tipos”.(Mário Grieco) Exemplo da Aracruz Celulose. Um diagnóstico de clima organizacional com 85 questões, agrupadas em quatro grandes dimensões: * Processos corporativos: treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho; remuneração e benefícios; segurança do trabalho; condições de trabalho, qualidade de vida; princípios e valores. * Estilo gerencial: planejamento do desempenho; desenvolvimento; suporte, orientação e acompanhamento; feedback e carreira; reconhecimento e recompensa; habilidade e justiça. * Gestão da empresa: clareza e alinhamento da estratégia; relacionamento externo. * Motivação e credibilidade: motivação (sentimento de valorização, recompensa e entusiasmo) e credibilidade (percepção das intenções e ações da empresa). O que fez Jesus? João 21:21-22 Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu. Cada um deve se preocupar em fazer a sua parte bem feita. Palavra de Vitória: Romanos 12:4 Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros tem a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Fazer a nossa parte bem feita para ajudar o colega. Quando cada um faz bem a sua parte, faz o melhor pela empresa. Não ser motivo de divisão. Procurar ser pacificador. Buscar ajuda no Senhor. A recompensa é certa. Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante em 04 de dezembro de 2006.