Relacionamentos |
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sábado, 07 março 2009
Relacionamentos
Estudo realizado em 16/02/09 por Nilson e Taniclaer Fante
Ao iniciar...
Provérbios 22:6 Ajude seu filho a formar bons hábitos enquanto ainda é pequeno. Assim, ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto.
É preciso ensinar o bem àqueles que amamos e respeitamos.
Tudo começa com um bom relacionamento como próprio Deus que é quem vai nos orientar e capacitar para vencer todos os obstáculos que se apresentarem à nossa frente.
Orar é se relacionar diretamente com Aquele que tudo pode!
O momento mais esperado de todo negócio é o aperto de mão que simboliza que o negócio foi concretizado.
E quando isso não acontece, qualquer outro cumprimento é mera formalidade.
Para que possamos iniciar uma conversação que leve a uma negociação, é necessário superar diversos obstáculos. Um deles é a falta de conhecimento das partes envolvidas: uma não sabe que outra pode ser uma parceria. É preciso ter relacionamentos.
Sempre tem alguém que pode colocar as partes em contato para fazerem bons negócios. É preciso se relacionar.
Gálatas 2:9 ...e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;
Vejam que impulso a evangelização teve quando houve relacionamento entre os antigos e os novos apóstolos.
Houve uma divisão de trabalho com união de esforços.
Aqui, vemos que a comunhão foi o relacionamento que faltava para que a obra fosse fortalecida.
“Metade das empresas nacionais que usam a Internet para fazer transações de negócios com outras companhias, através do modelo business-to-business (B2B), já desenvolve política formal de relacionamento com clientes e parceiros. E, dessas, 40% têm implantadas soluções que incorporam o conceito de CRM (Customer Relationship Management). Assim apurou estudo realizado pela norte-americana Peppers and Rogers, que ouviu 106 empresas nacionais de pequeno, médio e grande portes, com faturamento anual entre R$ 1 milhão e R$ 1 bilhão.” (Terra Informática)
Não adianta apenas satisfazer o cliente na necessidade pontual dele. É preciso criar laços comerciais e fraternais que transformem a momentânea transação em um relacionamento duradouro.
Relacionamento é uma parte do marketing.
“No ambiente de trabalho a importância de usar as habilidades interpessoais para estabelecer e manter bons relacionamentos depende, em grande parte, do conhecimento dos diferentes estilos usados pelas pessoas para atingir seus objetivos e de uma atitude positiva de aproximação, seja com superiores, colegas de equipe, subordinados, outros funcionários ou clientes internos e externos.” (Carlos Yamaguti)
Em nosso ambiente de trabalho podemos ter as pessoas que fazem o “meio de campo” para nos aproximar de outras pessoas que temos interesses, nem sempre comerciais.
1 João 1:3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.
Independentemente de qualquer interesse, o melhor relacionamento que podemos e precisamos ter é com Deus.
Com Ele ao nosso lado, podemos abrir inúmeras portas que impedem nossa vitória.
Como está seu relacionamento com o SENHOR?
“Falar em relacionamento é falar em ocupar um espaço não apenas na cabeça do cliente (share of mind), mas, principalmente, no coração do cliente (share of heart) de tal forma que o cliente quando necessitar de um produto ou serviço não tenha dúvidas a quem procurar.” (Luiz David Carlessi)
Um lugar no coração pode ser uma morada eterna.
Quantos conquistaram o seu coração a tal ponto de esperar longo tempo para ser atendido por uma pessoa específica e não apenas por um profissional?
Quantos corações você conquistou com seu carisma?
“O relacionamento precisa ser sustentado por outros fatores: produtos ou serviços variados e adequados às necessidades e expectativas; uma boa solução de problemas, quando ocorrem; preços percebidos como justos; cumprimento de promessas, além de fatores ligados ao próprio cliente. Por isso, vale ressaltar que o relacionamento entre fornecedor e cliente está sempre ligado à interação pessoal, à relação que as pessoas estabelecem. Ainda que o relacionamento seja do tipo empresa/empresa, são os seus representantes que estabelecem um vínculo, que mantém ativo o relacionamento.” (Luiz David Carlessi)
Salmos 23:4Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Davi tinha certeza absoluta do relacionamento sincero e constante que tinha com Deus que isso o deixava tranqüilo mesmo nas horas mais difíceis.
Quantas vezes trememos diante de situações perigosas esquecendo que o Senhor é conosco?
“Quem não sabe sorrir que não abra um negócio”. (ditado chinês)
Como é difícil se relacionar quando a pessoa é sisuda demais, em constante mau humor...
Porém, mais vale um cliente chato, que não mostra os dentes, mau humorado, do que não ter cliente!
Todos nós passamos por isso, faz parte do ofício.
É ai que entra a habilidade de saber se relacionar, sem ser falso.
“Lembre-se sempre que quando um cliente sente-se valorizado, confia na solução dos problemas, no que foi combinado e sente-se tratado com justiça pode desenvolver um relacionamento de longo prazo e tornar-se um fã, um torcedor do sucesso de nossa organização.” (Luiz David Carlessi)
Trate seu cliente como você gosta de ser tratado. Não haja com dois pesos e duas medidas.
“Existem dois níveis de relacionamento: o esperado e o que supera as expectativas do cliente, encantando-os. O esperado, todos os que trabalham com cliente dizem oferecer, mesmo assim, muitas vezes de forma inadequada, sem nada que cative. O encantamento ocorre naquele atendimento e relacionamento diferenciados, que cativam, superam, surpreendem. São os que têm maior potencial de criar um vínculo e fidelização do cliente.” (Luiz David Carlessi)
Porque devemos nos relacionar bem:
Mateus 22:36-40 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
Este é o grande e primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
“Deus valoriza os relacionamentos a ponto de resumir a Lei e os mandamentos a dois: “amar a Deus sobre todas as coisas” e “amar ao próximo como a si mesmo.” (Naor Pedroza)
O bom relacionamento nos permite conhecer o cliente e fazer uma seleção daquilo que queremos e daquilo que não devemos buscar:
“Conhecer o outro nos ajuda a identificar objetivos comuns, a trabalharmos juntos, a avaliar princípios, valores e até mesmo terminar relacionamentos que não promovem edificação. Precisamos fazer escolhas importantes como com quais pessoas vamos investir mais tempo da nossa vida, com quem vamos nos envolver mais profundamente. Estas decisões são importantes! Infelizmente, muitas pessoas se frustram por assumir compromissos com pessoas sem conhecê-las de verdade, por causa de relacionamentos superficiais, e não se realizam.” (Ricardo Ramos Rezende)
PALAVRA DE VITÓRIA:
Salmos 118:6 O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?
O relacionamento com Deus é pessoal e diferente de um para outro. Por isso, não copie, não inveje, não desista.
Amplie seu networking com profissionais, colegas, autoridades, pessoas influentes e de bem, mas invista mais e mais no relacionamento com Deus.
Esse relacionamento, quando fiel e verdadeiro, é sólido e próspero.
Nada o(a) impedirá de conquistar sua vitória.
Aleluia!
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