Conhecendo nossos concorrentes
sábado, 07 março 2009

 

New York – 1929
 
O maior investidor do mercado acionário...
 
Quem eram os investidores da bolsa?
 
Razões para a quebra da Bolsa de valores de New York...
 
Nosso concorrente
 
Lições de Sun Tzu - A Arte da Guerra...
“Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”.
 
Para onde iremos??
“Não importa de onde você vem... Não importa onde você está... Importa onde você quer chegar. ( Gilcler Regina)
 
 
Pergunta.
 
Você conhece quem são teus concorrentes?
 
Por que Hitler fracassou ao invadir a Rússia dando inicio a sua derrota na 2ª Guerra Mundial?
 

A resposta é: Por não estudar. Ele não estudou a história da invasão da Rússia por Napoleão Bonaparte.
 
Tomada de decisão
 
Deus não gosta que as pessoas mantenham-se neutras.
 
Apocalipse 3:15-16Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.
 
Ensinamento de Deus

Números 13:1-2
Disse o Senhor a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar ao filhos de Israel.
 
 
Quer vencer teu concorrente?
 
 
Números 13:18Vede como é a terra, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se são poucos ou muitos...
 
 
 
Quer vencer teu concorrente
 
ao saber exatamente quem são seus concorrentes (e suas principais caracte-rísticas), você evitará surpresas. Estará preparado para a objeção de um cliente, para a instabilidade do mercado, para a entrada de um novo competidor.
 
O mercado está te esperando. Lembre-se, não existe mercado parado... Existe gente parada. Não fique procurando atalhos... Quem chega primeiro bebe água limpa!
 
Tipos de concorrências
 
Concorrência de marca - Estes concorrentes você provavelmente já conhece. Concorrentes de marca são aquelas empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes ao mesmo público-alvo e por um preço similar. Por exemplo: a concorrente da Coca-Cola é a Pepsi. Do Fiat Palio é o Corsa GM e assim por diante
 
Concorrência setorial - Oferecem produtos e serviços na mesma área. Não necessariamente precisam ser substitutos diretos, mas devem ser da mesma classe. Por exemplo: a empresa Alfa vende TV de 20 polegadas por R$ 400 e a empresa Beta vende TV de 45 polegadas por R$ 4.500 – veja que são produtos distintos, para públicos distintos, com preços (bem!) distintos, mas a empresa Beta vende TV assim como a Alfa, e isso faz com que elas sejam concorrentes setoriais.
Concorrência de forma - Aquelas empresas que vendem substitutos em forma para seus produtos ou serviços, que atendem a mesma necessidade básica do consumidor. Por exemplo, uma empresa que vende automóveis tem como suas concorrentes de forma empresas que vendem motos, bicicletas, caminhões e até o município, que oferece transporte público. Uma locadora de vídeos tem como concorrente de forma os cinemas e as TVs a cabo.
 
 
Concorrência genérica - São basicamente todas as empresas com as quais você disputa o dinheiro dos seus clientes. Por exemplo: se você tem um hotel, você estará competindo não só com outros hotéis, pousadas e resorts. Você estará competindo ainda com uma loja de carros, com uma empresa de reformas, com uma imobiliária e assim por diante.
 
É muito importante que você consiga fazer essa análise dos seus concorrentes de forma ampla. Ao estudá-la, você será capaz de descobrir muitos caminhos de como melhorar o posicionamento do seu produto ou serviço. Poderá investigar melhor cada uma das empresas que forem listadas para conhecer suas práticas e os resultados que vêm obtendo.
 
Sabedoria de João Batista
 
Lucas 7:18João, chamando dois discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?
 
Antecipando ao concorrente
 
Quem estiver primeiro no campo de batalha e esperar a aparição do inimigo estará descansado para o combate; quem vier depois e tiver de apressar-se, chegará exausto. (Sun Tzu - A arte da guerra)
 
Para concluir
 
“Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”. (Sócrates – 400 a.C.).
 
 
“... Se queremos servir aos outros, nós é que devemos pensar como eles”.   Não trate o outro como você gostaria de ser tratado... Trate o outro como ele gostaria de ser tratado.  (Fernando Pessoa- 1925)
 
Palavra de vitória
 
Deuteronômio 20:1Quando saíres à batalha contra teus inimigos, e vires cavalos, carros, e exército mais poderoso do que o teu, não os temerás, porque o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.
 
UMA BOA SEMANA PARA TODOS