O Jogo Poder
segunda, 16 março 2009

 

HAPPY HOUR COM DEUS
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 16/03/09
 
Começando nossa Reunião...
Mateus 28:18-20E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
 
Deus é poderoso. Dele é o querer e o poder realizar.
Conosco, nem sempre querer é poder.
E esse poder foi dado a Jesus que pode fazer o impossível.
 
Poder – desde sua criação, o homem luta para ter poder.
Poder para se destacar, para mandar, para enriquecer, para vingar, para construir, para destruir, para viver, para matar, para dominar...
A história está repleta de Personagens que deram suas vidas pelo poder:
Faraós, Alexandre, o Grande, Júlio César, Nero, Átila, Napoleão, Hitler, Fidel, Chaves...
Homens e mulheres tem sede de poder. E o buscam, a qualquer preço.
 
“Todos amam o poder, mesmo que não saibam o que fazer com ele.” (Benjamin Disraeli)
O que é o Poder?
Poder (do latimpotere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força. (Wikipedia)
A política define o poder como a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. (idem)
 
1 Coríntios 4:20Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.
É muito comum ver depoimentos de milagres realizados, como cura, libertação, solução financeira e tantos outros.
Essa é a essência do reino de Deus: poder emando do próprio Deus que realiza maravilhas para nosso benefício.
Quem pertence ao reino desfruta e pode utilizar esse poder que é concedido como carisma para que o nome de Deus seja glorificado.
Nos negócios, o poder vindo de Deus é essencial para a prosperidade.
Esse poder manifesta-se pelo agir do Espírito Santo que está em nós, desde que tenha liberdade para agir.
 
Atos 1:8...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Jesus avisou aos discípulos que esperassem pela capacitação para depois sairem em missão. 
Essa passagem nos mostra que o poder vindo de Deus pode ser presenciado, mas em muitos casos, somente quem o recebe que sabe.
Ninguém deve ir ao mercado sem capacitação técnica e espiritual. Com a capacitação do Espírito Santo, temos mais condições de vencer os desafios do nosso dia a dia profissional, pois Deus está presente em cada ação que fazemos.
 
“O poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas.” (R. Kurz)
Sabemos, por testemunho ou experiência própria, que o poder muda as pessoas. Nem sempre para o lado certo. É uma tentação, um convite ao erro.
 
"Eu só conheço duas coisas infinitas: o Universo e a ignorância humana. No entanto, ainda tenho dúvidas se o Universo é infinito”.(Einstein)
Nessa frase, o cientista exprime a natureza humana: ignorante.
Para saber lidar com o poder, pessoal ou dos outros, é preciso ter conhecimento: geral, específico e espiritual.
 
"O poder é o afrodisíaco mais forte." (Henry Kissinger)
O poder imprime no homem um comportamento surpreendente: pode levá-lo a fazer o bem(sem olhar a quem) ou a buscar ganhos materiais e efêmeros à sua vida.
 
"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." (Abraham Lincoln)
Quantas pessoas simples tornaram-se autoridades pelo voto, pela escolha pessoal, por méritos ou por meios nada lícitos e mudaram radicalmente o comportamento.
Você conhece alguém que é assim, tenho certeza.
 
A luta pelo poder mostra o lado mais cruel do ser humano.
Na família, na empresa, na igreja, no clube, na política, o jogo pelo poder é bruto e desigual. Chora menos quem pode mais.
E nesse aspecto, homens e mulheres são iguais. A natureza comum os coloca em lados opostos na busca pelo cargo ou posição de mando.
“Com benefícios particulares em jogo, as manobras profissionais podem se sobrepor ao alcance de resultados.” (Folha de SP)
Vale tudo para vencer e conquistar o poder.
 
Homem ou mulher, o poder mexe com os sentidos:
"A mulher, que avança no mercado de trabalho, busca definir seu espaço, marcar presença, evidenciar sua importância, o que pode levá-la com mais freqüência a confrontos com outras mulheres do que com homens.” (Pedro Fagherazzi)
 
O poder transforma a pessoa:
“O psicanalista J. Lacan,observou que a partir do momento em que alguém se vê "rei", ele muda sua personalidade. Um cidadão qualquer quando sobe ao poder, altera seu psiquismo. Seu olhar sobre os outros será diferente; admita ou não ele olhará "de cima" os seus "governados", os "comandados", os "coordenados", enfim, os demais.” (Raymundo de lima)
 
 
Mudanças na pessoa causadas pelo poder:
1) no modo de vestir: o terno, a gravata, o blazer e o tailleur que, antes eram utilizados em circunstâncias especiais, passam a ser usados cotidianamente, mesmo quando não é necessário utilizá-los.
2) mudam as relações pessoais: os antigos companheiros poderão ser substituídos por novos, que o leva a sentir-se menos ameaçado.
3) altera o tratamento com o outro, que torna-se autoritário com seus subordinados; gritos e ameaças passam a ser seu estilo.
4) mudam os antigos apoios e alianças. Aqueles que o apoiaram chegar ao poder, transformam-se em arquivos vivos dos seus defeitos.
5) Resistência em fazer auto-crítica. Antes, vivia criticando tudo que era governo ou tudo que constituía como efeito de governo. Mas, logo que passa a ocupar o poder, revela "sua outra face", não suportando a mínima crítica.
(Fonte:Estudo do Prof. Ricardo Vieira – Uerj)
 
 
Voltando ao passado, a crucificação de Jesus foi uma disputa pelo poder, não pelo Salvador, mas por quem temia perder o comando religioso dos judeus à época.
“Caifás: Astuto, manipulador e sagaz são qualidades que poderiam ser aplicadas a Caifás, o sumo sacerdote que presidiu dois dos julgamentos de Jesus. Ainda que não fosse pelos relatos bíblicos, só o fato dos romanos o deixarem permanecer no cargo por mais tanto tempo (18 anos) já mostra que ele era um manipulador astucioso.” (Gardner Hall)
“Tanto os evangelhos de Mateus e João mencionam Caifás como participante de destaque neste julgamento de Jesus organizado pelo Sinédrio; por ser um sumo sacerdote, ele também ocupava a posição de chefe da corte suprema.” (Wikipedia)
 
Israel vivia sob o domínio romano com quem Caifás tinha bom relacionamento.
"Defende-se melhor o poder por meio de benefícios do que por meio de armas." (Sêneca)
Com medo da influência de Jesus, Caifás arquitetou um plano para tirar Jesus de sua missão. Uma das estratégias foi comprar a traição de Judas.
Caifás entendia que era melhor que Jesus morresse (um só homem) do que toda a nação. Mal sabia ele que esse era o plano de Deus para salvação da humanidade.
 
Com o poder que ele tinha, tolerado pelos romanos que o viam como aliado, Caifás conseguiu levar Jesus a julgamento e o entregou a Pilatos.
Nesse momento, Jesus esclarece de quem emana o poder e toda e qualquer autoridade:
João 19:10-11Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?     
Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem. 
 
Diante de fatos como esse, pessoas pensam ser mais poderosos que o próprio Deus, ou seja, acha-se deus para julgar ou determinar como as pessoas devem viver:
Nosso Deus é um Deus todo-poderoso. O fato de ele permitir ao homem a liberdade de “fazer as suas coisas” e escolher o seu próprio caminho (mesmo quando as escolhas são extremamente más), não significa que Deus não tem poder. Apenas significa que ele nos permite, pela sua misericórdia e graça, a ter oportunidades repetidas para fazermos correções e para escolhermos o que é certo. Não devemos, como as pessoas geralmente fazem, confundir a misericórdia e a paciência de Deus com a falta de poder, até de poder para executar o julgamento na hora escolhida.”(Jon W. Quinn)
 
Não se deixe iludir: Deus é Poder!
Salmos 33:16Não há rei que se salve com o poder dos seus exércitos; nem por sua muita força se livra o valente.
O Rei Davi tinha um grande exército, mas sabia que não tinha poder para vencer os inimigos sem a capacitação vinda de Deus.
Salmos 89:8 Ó SENHOR, Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu és, SENHOR, com a tua fidelidade ao redor de ti?!
 
Quando Einstein citou a ignorância humana, retratou um problemas de todos nós: a falta de conhecimento por falta de vontade ou estímulo para aprender.
Os saduceus, corrente judáica que não acreditava na ressurreição, indagavam Jesus sobre esse assunto:
Marcos 12:24 Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?
Não estamos errando também ao não conhecer mais profundamente a palavra de Deus?
 
Davi não errou:
Salmos 62:11 Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus...
E foi o mais própero dos reis até hoje...
 
Por isso, escolha com quem você vai se aliar.
Avalie suas alianças presentes. Não erre por desconehcer a palavra de Deus:
Efésios 3:20Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós... 
Deus tem poder para resolver os problemas que o incomoda.
E Ele pode fazer muito mais do que você imagina e pede.
Não seja tímido perante Deus.
 
Não tenha medo dos desafios. Eles foram colocados à sua frente para testá-lo:
Hebreus 13:6Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?  
Não deixe de estudar, pós-graduar, especializar, mas só isso não basta.
Busque o poder de Deus.
Busque a capacitação do Espírito Santo.
 
O poder do conhecimento da palavra de Deus e do seu negócio podem fazer a diferença em tempo de “crises” como o que vivemos momentâneamente:
Provérbios 24:5Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto.
“Saber é poder!” (Francis Bacon)
Você não precisa ser um “poço de conhecimento”, mas não pode ser um “tapado”!
 
Ao homem foi dada a ordem de dominar a natureza, mas ele não pode prever nem reter as forças da natureza:
Eclesiástes 8:8 Não há nenhum homem que tenha domínio sobre o vento para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; nem há tréguas nesta peleja; nem tampouco a perversidade livrará aquele que a ela se entrega. 
No entanto, Jesus mostrou por diversas vezes que tem poder maior que podemos imaginar. Curou, ressuscitou, repreendeu o vento...
A escolha é sua em se beneficiar ou não do poder de Deus.
 
Cuidado com o (pouco) poder que você tem:
“Infelizmente assim é o poder: seduz, corrompe, decepciona e faz ponto cego e surdo nos seus ocupantes temporários.” (Raymundo de Lima)
 
Não se entregue às soluções apresentadas pelo mundo.
Quem resolve mesmo é Deus:
Judas 1:24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória...    
Dobre os joelhos, reserve um tempo à oração, converse com Deus, aproxime-se Dele, seja um vitorioso – sem vergonha da reação dos outros.
 
PALAVRA DE VITÓRIA:
Apocalipse 1:8Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso.  
Davi ouviu que o poder é de Deus e usou isso em benefício dele e do reinado.
Faça o mesmo: não erre por falta de conhecimento.
Busque o conhecimento profissional.
Leia, estude, pesquise a palavra de Deus.
A união desses dois conhecimento farão a diferença que precisamos para vencer cada batalha com menos sofrimento.
Aleluia!