PLANEJANDO A EMPRESA
segunda, 16 março 2009

 

 

PLANEJANDO A EMPRESA
 
Pois eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro. (Jeremias 29:11);
 
 Sem um plano, as pessoas apenas reagem às circunstâncias. Um plano faz que você assuma o controle sobre suas energias e atividades.
 
O que são “Negócios”?
 
São atividades profissionais ou de renda que desenvolvemos e que, de algum modo, resultam em retorno de caráter financeiro.
 
Você, é um Empresário?
 
Segundo o Novo Código Civil, no art. 966, “considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços”.
 
Empresa
 
É uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, lucro este suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.       
 
Quais os objetivos dos Negócios?
 
Prover recursos para a própria manutenção e de nossa família;
 
Realização pessoal, emocional e social do indivíduo;
 
Contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais fraterna.
 
O que fazer para atingir os objetivos?
 
Conhecer nosso negócio e o meio onde atuamos será de fundamental importância para a sobrevivência da empresa.
 
Planejamento
 
Se alguém de vós está querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar? (Lucas 14:28)
 
 
O planejamento é a mais relevante e cerebral atividade do homem. A capacidade de planejar torna o homem único no reino animal. (Jack Bologna)
O planejamento é, sem dúvida, um fortíssimo aliado na hora de iniciar ou reorganizar uma empresa.
 
Por quê?
 
Planejar é definir uma situação futura desejada e todas as atividades que a tornarão realidade.
 
Pois eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro. (Jeremias 29:11);
 
A Bíblia nos ensina planejar
 
Ao homem pertencem os planos do coração,
mas do Senhor procede a resposta
da língua. (Prov. 16:1)
 
Confia ao Senhor as tuas obras, e os
teus planos serão estabelecidos. (Prov. 16:3)
 
Planejamento
 
Quem planeja sabe:
 
Avaliar as perspectivas a curto, médio e longo prazo;
Entender o que ocorre no mercado;
Desenvolver diferenciais sobre os concorrentes;
Antecipar-se a situações desfavoráveis do mercado;
 
Quem não planeja acaba:
 
Sendo surpreendido por alterações no mercado;
Precisando sempre se reprogramar;
Dependendo do dia-a-dia;
Desinformado sobre seu setor;
Atrelado a iniciativas da concorrência
 
Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas a implicações futuras de decisões presentes.
 
A maior dificuldade do empreendedor que toma decisões não é o que sua empresa deve fazer no futuro, mas sim o que deve fazer hoje para a empresa estar preparada para as incertezas do futuro.
 
Planejamento estratégico versus planejamento tradicional
 
Estratégico;
 
Participativo;
Prospectivo;
Passado-presente-futuro;
Oportunidades;
Constrói o futuro;
Faz acontecer;
Flexível;
Dinâmico;
Quantitativo e qualitativo;
Formulação rápida;
Pró-ativo
 
Tradicional;
 
Centralizador;
Projetivo;
Passado e presente;
Problemas;
Prepara o futuro;
Espera acontecer;
Rígido;
Estático;
Quantitativo;
Formulação demorada;
Reativo
 
 
 
Gestão estratégica
 
O que se pretende com a Gestão Estratégica, não é adivinhar o futuro, mas construí-lo, evitar ao máximo as surpresas, racionalizar o processo de tomada de decisões e garantir o sucesso da empresa em seu ambiente futuro;
Bem aventurado o homem que encontra a sabedoria, e o homem que adquire conhecimento, pois ela é mais proveitosa do que a prata, e dá mais lucro do que o ouro. (Pv.3:13;14).
 
Etapas do Planejamento
 
Visão        Negócio      Missão
 
Princípios
 
Externo     Análise do ambiente     Interno
 
Objetivos
 
Estratégicas
 
Síntese do modelo
 
Visão: é o objetivo estratégico no qual queremos chegar. É um desafio praticável;
 
Negócio: aquilo que a empresa se propõe a oferecer aos clientes para satisfazer suas necessidades, com objetivo de atingir sua visão de futuro;
 
Definição do negócio            
 
Visão míope:              
 
Trens de ferro;
Tratores;
Força e luz;
Televisão
 
Visão estratégica:
 
Transporte;
Produtividade agrícola;
Energia;
Informação, lazer, cultura e entretenimento
 
Síntese do modelo
Missão: é a razão de ser da empresa. Pode ser expressa em termos de uma necessidade existente;
 
Análise do ambiente interno e externo: prospecção do ambiente externo, visando identificar ameaças e oportunidades que possam dificultar ou facilitar o alcance do objetivo estratégico; identificação dos pontos fortes e fracos da organização.
 
Por que escrever a missão?
 
Nortear a empresa e seus funcionários a respeito de seu centro de negócios;
 
Para evitar estratégias que se desviem da área de negócio da empresa;
 
Para evitar a perda do foco, principalmente quando a organização acrescenta novos produtos a seu portfólio.
 
 
        Importância do planejamento
 
Visão sem ação não passa de um sonho;
Ação sem visão é só um passatempo;
Visão com ação pode mudar o mundo.
(Joel A. Baker)
 
Para concluir
 
O planejamento estratégico necessita de comprometimento e participação de todas as pessoas envolvidas no processo;
 
De nada adianta preparar a empresa para atender ao mercado se internamente ela não estiver preparada.
 
Não se esqueça, entretanto, de que a ponte entre a intenção e a realização é a AÇÃO.
 
Estratégia nada significa até que se transforme em AÇÃO. Portanto, mãos à obra e boa sorte.
 
Palavra de vitória:
 
 
O empresário cristão sabe depender de Deus na gestão de todos os seus projetos e reconhece que somente Ele é quem dá o sucesso - “se o Senhor quiser” - Tg 5:15).
 
Ele reconhece “a boa mão de Deus” em todo o processo de gestão. (Neemias 2:8).