AUSÊNCIA DE LIDER |
|
|||
segunda, 16 março 2009
AUSÊNCIA DE LIDER
A sua empresa pára quando você não está presente?
“Segundo Belasco & Stayer, durante muitos anos as pessoas foram treinadas a acreditar que liderança era planejar, organizar, coordenar e controlar. Esse modelo funciona, ou funcionava, na maioria das organizações, muito semelhante a uma manada de búfalos.
A razão é que os búfalos são seguidores absolutamente fiéis de um líder. Eles fazem tudo que o líder quer que façam, vão para todos os lugares que o líder determina.” (João Alfredo Biscaia)
Os colaboradores seguem o líder cegamente. Nada é feito em desacordo com a vontade dele.
O que pode acontecer com a empresa?
“É importante lembrar que, como líder, o importante não é o que acontece quando você está presente, mas sim ausente.” (João Alfredo Biscaia)
“O líder de búfalos adora ser o centro do poder, na crença que é esse o seu verdadeiro trabalho. Quando ele não está presente, os "liderados" não sabem o que fazer, e ficam zanzando à espera de uma nova ordem. Relaxam e sentem-se aliviados, mas perdidos, sem a presença do Chefe.” (João Alfredo Biscaia)
O que acontecia com a manada de búfalos na conquista dos EUA?
“Na ausência do líder, os "liderados" não sabiam para onde ir, sendo massacrados sem maiores problemas.
Infelizmente, ainda ouço de alguns Gerentes a seguinte afirmativa: quando não estou presente, nada funciona nesta Empresa.” (João Alfredo Biscaia)
Se a empresa “não funciona” sem o líder, é por que algo está errado e precisa ser corrigido rapidamente. Caso contrário, a empresa vai parar de vez.
O exemplo dos gansos:
“Os gansos voam em "V", a liderança muda com freqüência, com diferentes gansos revezando-se no trabalho de orientação do grupo. Todos os gansos são responsáveis por si mesmos à medida que se deslocam, mudando de papel de acordo com as necessidades, alternando-se na função de liderança.” (João Alfredo Biscaia)
A liderança do bando, desgasta o ganso. O barulho que eles emitem durante o vôo é o incentivo que os liderados dão ao líder para se manter firme na ponta do “V”.
Quando o líder está sem forças, outro assume o lugar e o vôo segue normalmente.
O líder precisa conquistar a confiança de cada liderado.
“Se o líder está presente, muitos membros da equipe dizem que estão sufocados pelo controle irrestrito que o superior impõem e que não há como inovar num ambiente desestimulante para esse fim.
Se o líder delega atividades por confiar na maturidade e experiência da equipe, também acaba sendo criticado, pois para muitos, quando um problema surge e ele não está presente, o líder passa a ser considerado com ausente.” (Alberto Ruggiero)
Como contentar gregos e “goianos”?
O carisma do líder é fundamental para que a empresa não pare na sua ausência.
O líder precisa conquistar a confiança de cada liderado.
Mateus 11:17 Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes.
Jesus mostra e incompreensão e a permanente insatisfação do povo que colocava defeitos em João Batista e nele próprio.
A liderança exige habilidade para motivar, extrair o máximo da equipe, contornar situações e ainda entender o ego da cada componente.
O líder precisa conquistar a confiança de cada liderado.
“A gerência tradicional, do tipo que centraliza a atividade pensante e delega o operacional, dando ordens e controlando todo o tempo, caiu de moda. Num mundo cada vez mais voltado para os valores individuais, em que se busca muito além da aptidão física dos colaboradores, uma nova forma de dirigir empresas se impõe. Nas organizações, em que o capital intelectual passou a ser a jóia da coroa, o gerente clássico não consegue dar sua contribuição, já que não está apto a lidar com essa outra dimensão do ser humano. A natureza do cargo desse profissional obsoleto tem muito mais a ver com capatazia do que com regência, que hoje se demanda.” (José Lourenço de Sousa Neto)
Ao invés de dar ordens, reger uma equipe, observando os valores e a capacidade de cada membro da equipe, traz mais resultados.
O líder precisa conquistar a confiança de cada liderado.
“Verdadeiramente, na prática não existem subordinados, mas sim seguidores. O líder jamais dá ordens, mas todos os seus liderados executam o que este deseja. O líder é dotado de alta capacidade de convencimento fazendo os liderados crerem que os seus interesses sejam os mesmos. Pois na forma de agir o líder transmite segurança, confiança, sobre tudo inspirando lealdade, assim o líder está sempre presente nas conquistas e nas derrotas.” (Eduardo Bratz)
Ao conquistar o respeito de seus comandados, o líder forma uma equipe coesa e sintonizada em seus desafios.
O objetivo passa a ser coletivo e mais fácil de ser atingido.
O líder precisa conquistar a confiança de cada liderado.
Lucas 7:37-38 E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa, em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüeto. E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugavá-lhos com os cabelos de sua cabeça , e beijáva-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüeto.
A liderança e o respeito que Jesus inspirava mostra como deve ser um verdadeiro líder.
O líder precisa conquistar a confiança de cada liderado.
“Nossa experiência em centenas de empresas, nestes últimos 20 anos, nos mostrou que a presença de uma liderança efetiva no local de trabalho pode ser um fator decisivo para que os resultados aconteçam. A ausência do líder é um fator perturbador eliminatório na busca de resultados. Sem uma boa liderança pouca coisa acontece. Uma boa liderança muitas vezes até compensa parcialmente a inexistência de um preparo técnico ou gerencial.” (Vicente Falconi Campos)
A empresa é o espelho de seu líder.
Qual é a imagem de sua empresa no mercado?
Ela funciona na sua ausência?
O líder precisa conquistar a confiança de cada liderado.
“Uma pesquisa do Gallup mostrou que dois terços dos funcionários que deixam seus empregos, na verdade, estão se demitindo de seus chefes, e não das empresas.”(Davison de Lucas)
Quem está errado: o líder ou o liderado? Ou os dois?
Relacionamento é algo difícil de ser construído, mas é um alicerce quando bem edificado.
Bons relacionamentos são uma alavanca para os negócios.
Estamos sem liderança?
Você tem sentido falta de Deus?
Ele nos abandonou?
Êxodo 33:12;14 E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; (…) Disse (o Senhor), pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Deus é conosco, 24 horas ao dia. Ele não se separa de nós, mas nós...
“Os membros de uma equipe e os funcionários de uma empresa querem de seus superiores a mesma coisa que crianças esperam de seus pais: alguém que estabeleça expectativas claras e consistentes, se preocupe com eles, valorize suas qualidades únicas e encoraje seu crescimento e desenvolvimento.” (Raul Candeloro)
O ser humano precisa de carinho, mesmo não admitindo isso.
Não podemos mais ter o colo da mãe ou do pais(ou dos dois).
O colaborador precisa de atenção, precisa ser ouvido, precisa de cuidados.
PALAVRA DE VITÓRIA
João 14:16-18 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, por que não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, por que habita convosco e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Não temas! Deus é conosco. Jesus vive!
O Espírito Santo nos guia. Aleluia!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante em 28 de maio de 2007.
|