INSATISFAÇÃO |
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segunda, 16 março 2009
INSATISFAÇÃO
Você se olhou no espelho hoje?
E gostou do que viu?
Lembre-se:
Gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
Voltando ao espelho...
Você se olhou no espelho hoje?
E gostou do que viu?
Ou está insatisfeito com a imagem refletida no espelho ou com o que ela(a imagem) tem feito?
Insatisfação: um mal que aflige o homem desde sempre.
E é um grande mal para as empresas.
“A insatisfação no trabalho acarreta vários problemas para o profissional e para a empresa. Quem trabalha desmotivado tem o rendimento prejudicado e atravanca a performance da equipe.” (revistanegocios.com.br)
Para a empresa, não há nada pior que um membro da equipe insatisfeito com o que faz. Ele é um obstáculo aos demais. E pode ser descartável.
Jesus sentiu a permanente insatisfação do povo que colocava defeitos em João Batista e nele próprio.
Mateus 11:17 Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes.
Para uma pessoa insatisfeita com o que faz, com os outros ou com ela mesmo, nada está bom.
Tudo que é feito para agradá-la ou satisfazê-la é em vão.
Pesquisa feita pela Gallup Organization no Brasil com 1.102 pessoas empregadas mostrou que:
78% dos trabalhadores brasileiros não estão “engajados” em seu trabalho:
Dos quais: 61% se encaixaram na categoria ‘não engajados', ou seja, não psicologicamente envolvidos com a empresa e prontos a deixar o cargo caso recebam proposta de outra empresa;
17% estão desencantados com o trabalho e deixam clara sua insatisfação — são os 'ativamente desengajados'‘.
Somente 22% dos trabalhadores brasileiros afirmaram estar satisfeitos com o que fazem.
(Fonte: vermelho.com.br)
Custo para o país causado pelos “não engajados”:
Até R$ 88 bilhões anuais!
Colaboradores que não colaboram trazem prejuízo à empresa.
Os que não “vestem a camisa” da empresa são descartáveis.
Mas os “não engajados” são um problema mundial.
Os “não engajados” são um problema mundial.
Alemanha: 87% são “não engajados”;
Inglaterra: 81% são “não engajados”;
Chile: 75% de “não engajados”;
Estados Unidos: 72% de “não engajados”.
Como motivar o colaborar “não engajado”?
“O maior benefício ou prêmio que uma empresa poderia oferecer a seus empregados, para motivá-los, seria liberá-los o máximo possível do trabalho”. (Scott Adams)
Essa sátira é uma forma bem cínica de mostrar que só a demissão é que pode motivar alguém “não engajado”.
Gênesis 6:5-6 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.
Vemos duas situações:
1 – (Versículo 5) As criaturas não estavam “engajadas” na vontade do Criador;
2 – (Versículo 6) O criador estava insatisfeito com suas criaturas que não colaborava para seus propósitos.
Diante de triste situação, o que Deus fez?
Gênesis 6:13 Disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei da terra.
Deus decide “descartar” as criaturas.
Apesar de ser uma situação terrível, não havia outra saída.
E na empresa isso pode acontecer. É melhor “descartar” os “não engajados” do que deixar a empresa sofrer.
Vamos prestar atenção na parte grifada:
Gênesis 6:13 Disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei da terra.
Alguma semelhança com a atualidade?
Quando Deus “desfará” a terra novamente?
Voltando para o campo profissional...
O que fazer para inverter a insatisfação?
“A satisfação no trabalho depende muito da capacidade para minimizar aquilo que o importuna, e maximizar aquilo que pode fazer você crescer. Para tanto, o seu senso de observação é essencial.
Por isso, antes de reclamar, faça uma boa análise da sua situação concreta. Identifique o que pode ser evitado, minimizado ou eliminado da rotina de trabalho. Procure descobrir as habilidades que são raras e que podem ajudar o seu desempenho. Prepare-se bem em cada uma delas. Ganhe competência. Descubra você mesmo as veias do crescimento. Entre firme. E entenda que, daqui para frente, esse será um processo contínuo.” (José Pastore)
Muitas vezes a insatisfação é falta de visão:
Êxodo 16:8 Prosseguiu Moisés: Será isso quando o SENHOR, à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão que vos farte, porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que vos queixais contra ele; pois quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR.
O exemplo do povo de Israel no deserto mostra o quanto o homem reclama sem ver o propósito de Deus.
Por mais de 400 anos, o povo foi escravo. A liberdade tinha seu preço, muito pequeno diante de um futuro de fartura. Isso era uma promessa de Deus.
E a nossa insatisfação não é contra Deus?
Paulo sabia “segurar as pontas” por causa da recompensa:
Filipenses 3: 13-14 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Paulo tinha “n” motivos para estar insatisfeito com a missão que o próprio Cristo havia dado. Ele sofria demais para levar o evangelho aos gentios.
No entanto, Paulo perseguia o prêmio máximo, a vida eterna, e olhava sempre para frente, para o que viria e não para o que havia vivido. Tudo era motivo para continuar.
Assim, o Espírito Santo sempre o mantinha “engajado”.
Alguém tem dúvidas de que ele conseguira o que queria?
A insatisfação é mais comum do que se pensa. Veja o que mostra outra pesquisa com 10 mil profissionais:
78% responderam que não estão felizes. Somente;
18% afirmaram que sim;
4% não souberam responder.
(Fonte: HLCA Human Learning)
“Se não há sinergia entre líderes e seus subordinados, se o funcionário não tem confiança em seu chefe, o clima de trabalho será sempre ruim.“ (Fátima Sanches/Personal Service)
O próprio corpo mostra quando há insatisfação:
“Quando levanta para ir ao trabalho, já se sente tenso mesmo depois de uma boa noite de sono?
SIM OU NÃO?
O corpo mostra quando há insatisfação.
“Quando levanta para ir ao trabalho, já se sente tenso mesmo depois de uma boa noite de sono? Se este tipo de situação acontece todo dia, pode ser um sinal corporal de que você está insatisfeito com o trabalho”. (InfoMoney)
“Até mesmo o ranger de dentes e as expiradas profundas revelam insatisfação, porque são sinais de nervosismo, característica fundamental de quem já está no limite”. (InfoMoney)
Eclesiastes 2:23 Porque todos os seus dias são dores, e o seu trabalho, desgosto; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.
SE A “COISA TÁ FEIA”, É HORA DE MUDAR ESSE “JOGO”!
“O que acontece quando o trabalho é um tormento?
Três alternativas:
o sujeito está fora do eixo, mal resolvido na vida;
a organização é incompetente;
sujeito e organização estão mal.
Recomendações práticas:
Se você não vem gostando o suficiente do trabalho, tente ver se o problema está em você, na organização ou em ambos. Saiba que reclamar e ficar sofrendo não resolve nenhum problema. Então, após descobrir a causa do seu tormento, aja, saia do problema. Para isso, mude você ou busque apoio para a mudança da organização. (José Antônio Rosa)
O líder pode fazer com que a insatisfação seja banida do ambiente de trabalho:
“Grandes líderes conseguem envolver as pessoas 'do pescoço para cima'. Conseguem fazer com que os trabalhadores se comprometam a ser o melhor que puderem, a brigar por excelência, a trabalhar duro, a criar uma grande empresa”. (James C. Hunter)
Cabe ao líder(chefe/patrão) ver o todo da empresa, detectar se há e por que há insatisfação e mexer com a equipe resolvendo os problemas que levam a esse sentimento que é, na verdade, uma frustração.
A empresa precisa gerar a satisfação dos Clientes e também dos Colaboradores:
“Os empresários e todos os gestores organizacionais reconhecem a necessidade de ter seus clientes satisfeitos e leais. Porém, ‘nem todo gestor entende a necessidade de gerar satisfação e lealdade entre os seus funcionários’. São pouquíssimas as organizações que tem esta percepção e/ou se valem dessa correlação empregado-cliente.” (Wagner III et Hollembeck, 2003 in Angelo Peres/interativa.com.br)
Os recursos humanos trazem o brilho da criatividade para a empresa. As pessoas planejam e produzem os produtos e serviços, controlam a qualidade, vendem os produtos, alocam recursos financeiros e estabelecem as estratégias e objetivos para a organização. Sem pessoas eficazes, é simplesmente impossível para qualquer empresa atingir seus objetivos.” (Milkovich et Boudreau, 2000 in Angelo Peres/interativa.com.br)
PALAVRA DE VITÓRIA
Filipenses 4: 12-13 Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Paulo nos ensina que estando no Senhor, podemos enfrentar todas as dificuldades que geram nossas maiores insatisfações.
Busquemos no Senhor a força para superar os obstáculos que são colocados à nossa frente.
Muitos deles são uma forma do Senhor nos capacitar.
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante em 04 de junho de 2007.
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