Trabalho em Equipe
sexta, 03 abril 2009

 

HAPPY HOUR COM DEUS
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 10/09/07
 
Prov. 15:22 Onde não há conselho frustram-se os projetos, mas com a multidão de conselheiros eles se estabelecem.
Compartilhar da mesma direção e sentido do grupo, permite chegar mais rápido e facilmente ao destino, porque ajudando-nos uns aos outros os resultados serão sempre melhores.
- Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Eclesiastes 4:9
- ENTÃO: Por quê devemos trabalhar em equipe?
 
Equipe
Equipe, segundo o dicionário Aurélio é o conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho;
 Equipe de trabalho seria: duas ou mais pessoas que ao desenvolver uma tarefa ou trabalho, almejam um objetivo único, obtido de consenso.
O que é isso?
Trabalho em equipe ou trabalho de equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema:
O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.
 
Marcos 2:14 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
 
Que lição podemos tirar da escolha de Levi por Jesus?
Jesus poderia ter escolhido um doutor da lei ou um sacerdote para ser discípulo;
Ao contrário, escolheu uma pessoa desprezada pela sociedade (fiscal);
 Quando você convida alguém pouco aceito pela sociedade para participar de sua equipe, ele vai se sentir honrado e será eternamente grato, fará tudo que for pedido. (Bob Briner & Ray Pritchard).
Não é novidade para ninguém que saber trabalhar em equipe é requisito básico para o sucesso empresarial e profissional;
No trabalho em equipe, quem acha que sabe tudo, sempre pode aprender algo novo, e quem acha que não sabe nada pode descobrir que é mais capaz do que imagina.
 
Em um somatório de 1 + 1, no que diz respeito ao trabalho de equipe, podemos obter três resultados diferentes:
1                   + 1 < 2
- Este primeiro resultado ("um mais um é menor do que dois") significa que o todo é menor que a soma das partes e que um elemento está prejudicando o outro, num processo de autodestruição.
1                   + 1 = 2
- O resultado "um mais um é igual a dois" significa que cada indivíduo está trabalhando como se o fizesse sozinho. A decisão do grupo não é, em nada, diferente das decisões individuais realizadas por cada um.
1                   + 1 > 2
- Quando o resultado obtido é "um mais um, maior que dois", o todo se revela maior do que a soma das partes. Isto significa que houve uma interação entre os dois componentes (duas pessoas, dois cérebros) que permitiu ao fenômeno sinergético se manifestar.
 
A Liderança da equipe faz muita diferença
“Um exército de ovelhas lideradas por um leão derrotaria a um exército de leões liderados por uma ovelha”.
 
 
Naturalmente, quando colocamos pessoas juntas para formar uma equipe, o fazemos porque pretendemos um resultado sinérgico: queremos que o resultado produzido pela equipe exceda os esforços individuais de seus membros.
Trabalho em equipe não é lugar para concurso de eloqüência. É mais importante ser sincero e objetivo do que falar coisas bonitas.
A equipe de trabalho não é uma sociedade de debates. É mais importante agir no sentido de preservar a harmonia do grupo do que vencer argumentos.
No trabalho em equipe, quem acha que sabe tudo sempre pode aprender algo novo, e quem acha que não sabe nada pode descobrir que é mais capaz do que imagina.  
 
10 dicas para trabalhar em equipe
1. Seja paciente;
- Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.
2. Aceite as idéias dos outros;
- As vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
3. Não critique os colegas:
- As vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo; é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa;
4. Saiba dividir:
- Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental;
5. Trabalhe:
- Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente;
6. Seja participativo e solidário:
- Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.
7. Dialogue:
- Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos;
8. Planeje:
- Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
9. Evite cair no "pensamento de grupo“
- Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.
10. Aproveite o trabalho em equipe:
- Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.
 
Condições básicas
Promover a discussão da missão, dos valores e dos limites dos indivíduos e da equipe;
Conhecer os objetivos pessoais e profissionais de curto, médio e longo prazos de cada um dos integrantes. Saber para onde querem ir;
Criar ambiente que favoreça, permanentemente, a confiança, honestidade, respeito, o diálogo e o bom-humor;
Definir com clareza os objetivos a serem alcançados;
Criar condições que favoreçam a transformação individual e da equipe;
Desafiar. Nenhuma equipe sobrevive sem desafios;
Permitir que a liderança seja democrática, escolhida preferencial-mente pelos integrantes da equipe;
Promover trabalho que agregue valor
Propiciar condições para que cada integrante possa assumir riscos;
Conjugar os verbos na primeira pessoa do plural – NÓS;
Ter visão de futuro.
Aprimorar constantemente as relações interpessoais;
Focar nos resultados e nos relacionamentos;
Conhecer as competências de cada um dos integrantes.
 
Conclusão
No trabalho em equipe, quem acha que sabe tudo sempre pode aprender algo novo, e quem acha que não sabe nada pode descobrir que é mais capaz do que imagina;
O trabalho em equipe é bom não apenas para a empresa, que coloca seus cérebros e talentos para funcionar juntos em busca do melhor resultado. É bom também para quem participa dele, pois proporciona a troca de experiências e de conhecimentos.  
E é nesse clima de compartilhamento que as qualidades individuais aparecem, pois as pessoas são motivadas a usar o que têm de melhor. Um contribui com seu otimismo, outro com sua capacidade analítica, outro com sua calma, outro com sua pressa de fazer as coisas...
 
Palavra de vitória
Marcos 3:14 Nomeou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar e tivessem o poder de expulsar demônios;
A diversidade de idéias será sempre ponto favorável na criação de equipes vencedoras.
 
Estudo realizado por Elias e Marina Garcia