Objetivos |
|
|||
sexta, 03 abril 2009
HAPPY HOUR COM DEUS
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 01/10/07
Lucas 14:28 “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar”.
Objetivos
O termo "objetivo" diz respeito a um fim que se quer atingir. A definição clara de objetivos é de extrema importância em várias áreas de atuação humana, em nível administrativo e de gestão, orientando a ação dos indivíduos.
É uma fotografia positiva do seu futuro preferível. É uma imagem do que você deseja fazer, uma estaca plantada no seu futuro.
“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.” Peter Drucker
Peter Drucker (1998)
As principais funções administrativas são:
Fixar objetivos (planejar);
Analisar: conhecer os problemas.
Solucionar problemas
Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas).
Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar)
Negociar
Tomar as decisões.
Mensurar e avaliar (controlar).
Management by objectives (1954)
Management by objectives (MBO) é um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionários desempenhem as suas funções em função desses objetivos, e que os compreendam.
Características principais
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior;
2. Estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição;
3. Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle;
4. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
5. Interligação dos objetivos departamentais;
6. Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos;
7. Participação atuante da chefia.
É sábio ter objetivos na vida. A Bíblia ensina em Provérbios 13:16 “Em tudo o homem prudente procede com conhecimento; mas o tolo espraia a sua insensatez.”
Todos nós temos que ter objetivos na vida, quer sejam pessoais ou profissionais. O que fazer então para alcançá-los?
Em primeiro lugar, ter realmente a vontade de chegarmos lá. Isto significa estarmos motivados para superar as dificuldades que vão surgir pelo caminho. As dificuldades são reais, e a "Lei de Murphy" acontece.
Precisamos entender e aceitar que o caminho para o atingir não será nem
fácil nem curto.
Em segundo lugar, é preciso definirmos claramente nossos objetivos e, neste processo, perguntarmos porque cada um deles deve ser atingido.
Em outras palavras, através da visualização de um estado futuro de bem estar e realizações, saberemos o que nos mantém na direção certa.
Os objetivos devem ter algumas características sem as quais não passam
de palavras de pouco impacto. Por exemplo, se eu digo que um de meus objetivos é o de ser um bom pai, como vou saber que o estou cumprindo?
Se eu, no entanto, estabelecer que ser um bom pai é levar meu filho no McDonald's uma vez por semana, e passar pelo menos trinta minutos, três vezes por semana, brincando de forte apache ou de Pokémon, então terei como mensurar se o estou atingindo ou não. Os objetivos devem ser Concretos.
Objetivos
Para estabelecer os objetivos, consiga conselhos sábios:
Provérbios 15:22: “Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.”
O que é isso?
Estabeleça os seus objetivos com cuidado e deliberadamente, não com pressa. A Bíblia mostra emProvérbios 21:5 “Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria.”
Os nossos objetivos devem incluir a submissão a Deus:
Tiago 4:15-16 “Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.”
Planejamento
O melhor jeito de medir os seus resultados é traçar um plano. Nele você irá definir seus objetivos de curto, médio e longo prazo e o que você terá que fazer para alcançar tais objetivos.
Definir objetivos – SMART
S pecific (Específico);
M easurable (Mensurável);
A chievable (Alcansável);
R elevant (Relevante);
T ime-based (baseado em tempo)
(Alan Schoonmaker)
S pecific: Ter um objetivo como ganhar dinheiro ou jogar melhor é vago demais. Tente usar objetivos que incluam números. Alcançar um ROI de 10% é um objetivo bem mais específico.
M easurable: Ninguém pode ter como objetivo, por exemplo, ter um ROI de 100% no ano, pois isso é algo que não pode ser medido mesmo que você viva e trabalhe 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês o ano todo. Ter um ROI de 100% nos próximos 10 anos já é uma boa alternativa.
A chievable: Se limite a objetivos que podem ser realisticamente alcançados. Se você vende 10.000 unidades de um produto no ano, um bom objetivo de curto ou médio prazo é aumentar X% mais a inflação no ano. Não escolha algo do tipo conseguir triplicar as vendas anuais.
R elevant: Por outro lado, não exagere escolhendo um objetivo que não vai te deixar satisfeito se for alcançado. Escolha um objetivo que seja mais um passo à frente na carreira ou na empresa. Um objetivo como ganhar quinhentos dólares no mês que vem ou vender 1.000 unidades, quando você já faz isso todo mês é um bom exemplo de objetivo que não tem muito sentido, quer seja pessoal ou empresarial.
T ime-Based:Ponha datas em seus objetivos. Quando você vai julgar se atingiu ou não o que planejou? Daqui a um mês? Seis meses? Um ano? Melhorar em 15% minhas vendas para o mês que vem é um objetivo que determina quando você vai avaliar se alcançou ou não. Se você não inclui uma data na escolha do objetivo pode acabar passando meses até conseguir e até lá provavelmente você estará chateado de não ter conseguido alcançar esse objetivo antes.
Objetivos da Empresa
São propósitos claramente redigidos e adequadamente quantificados.
Claramente Redigidos - Para que haja clara compreensão;
Adequadamente Quantificado - para que se possa medir, avaliar e comparar os resultados.
Exemplo de Objetivo
Assegurar que, nos próximos 6 meses, se consiga aumentar em 20% a venda do produto “A”, no mercado “B”, incorrendo num acréscimo de custos não superior a 5% dos custos atuais, corrigidos.
“Se o homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.” Sêneca
Benefícios em estabelecer objetivos
Simplifica as decisões gerenciais;
Melhoram a saúde, diminuem stress, aumenta produtividade;
Geram respeito dos outros participantes;
Produzem persistência da equipe;
Liberta da escravidão da opinião dos outros.
Medo de estabelecer objetivos
Medo de objetivos imperfeitos;
Medo da derrota em não alcançar os objetivos estabelecidos;
Medo do ridículo;
Medo de parecer presunçoso.
Prêmio/Recompensa
No ambiente empresarial, é interessante premiar ao conseguir alcançar um objetivo. Isso trará mais comprometimento da equipe.
É claro, sem exageros, mas usando um pouco de bom senso, pois alcançar um objetivo vai fazer com que você esteja ainda mais motivado para alcançar o próximo “O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.”
Lao Tse
Conclusão
De nada adianta estabelecer os objetivos se não se esforçar para atingi-
los;
Não existe objetivo inatingível, existe você planejar errado;
Só depende de você, porque......!!!
Um objetivo sem ação é somente um sonho.
Uma ação sem objetivo é apenas um passatempo.
Um objetivo com ação pode transformar o mundo.”
Palavra de vitória
Agora, usando o sistema SMART defina objetivos de curto, médio e longo prazos. Exemplo:
1. Curto Prazo: Ser um freqüentador assíduo da Happy Hour com Deus semanalmente nos próximos três meses; 2. Médio Prazo: Trazer pelo menos dois amigos comigo, e aumentar minha produtividade na empresa em 10% nos próximos doze meses;
3. Longo Prazo: Trazer pelo menos cinco amigos por ano e aumentar a minha produtividade na empresa em 15% ao ano, nos próximos cinco anos.
Estudo realizado por Elias e Marina Garcia
|