O Poder da Palavra |
|
|||
quinta, 09 abril 2009
HAPPY HOUR COM DEUS
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 30/06/08
"Onde começa a fé, a ansiedade termina; onde começa a ansiedade, a fé termina.“ (George Muller)
Vemos aqui, o duelo entre duas palavras: uma pequeníssima e outra grande.
Fé: uma palavra tão pequena, mas com tamanha força para mover uma montanha(para quem a tem).
"Fé é nossa suficiência em Deus. E essa suficiência só começa quando termina a nossa auto-suficiência.” (Anônimo)
Nesse rápido jogo de palavras temos uma escolha a fazer: ter fé ou não.
E é através de palavras que podemos conhecer uma pessoa.
É também pela palavra que podemos decidir nosso futuro.
É através de palavras que podemos mostrar a Deus o quanto precisamos dele e o quanto somos agradecidos pelas Suas grandes obras.
Mateus 4:4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
Desde a criação, a Palavra de Deus tem dado vida ao mundo.
Gênesis 1:3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Uma simples palavra de Deus, de qualquer tamanho, com qualquer quantidade de letras pode fazer grandes obras.
E nós, o que temos falado?
O que temos construído com as palavras que proferimos?
Ou destruído?!
Mateus 15:11 ...não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.
Sem que saibamos, o que sai de nossa boca pode construir ou destruir.
Tudo depende do que há em nosso coração.
“O uso da palavra define o ser humano. Raramente, num instante de meditação, ficamos livres do pensamento. Uma das nossas características centrais é que falamos quase o tempo todo, não apenas com palavras físicas, mas também mentalmente. Quando não dizemos nada para os outros, estamos dizendo coisas para nós próprios. Quando não escutamos alguém, ouvimos dentro de nós a voz interior das esperanças e anseios que habitam nosso universo pessoal.”
(Carlos C. Aveline)
O ser humano é um ser comunicador.
Quem consegue ficar de “boca fechada”?
“O Ser Humano é o único ser vivo no planeta Terra que utiliza a palavra como meio de comunicação intrapessoal (consigo mesmo) e interpessoal (com o outro). A palavra é um símbolo que expressa uma idéia, e está intrinsecamente relacionada com nossa mente. A mente, por sua vez, está relacionada diretamente com nossos sentimentos, com nosso corpo, com nossas atitudes e com nossas ações. A palavra escrita ou falada por nós tem grande influência na maneira como vivemos, pois é através dela que a maioria das pessoas se comunica com o mundo externo e até interno. Percebemos o poder que a palavra tem em nossa sociedade através de frases do tipo: "Dou-lhe a minha palavra!”, "Quero a sua palavra", "Dito e feito!" etc..” (Saulo Fong)
Provérbios 15:1-2 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
A língua dos sábios destila o conhecimento; porém a boca dos tolos derrama a estultícia.
(estultícia: estupidez; imbecilidade)
Precisamos aprender o que falar, quando falar e para quem falar.
“Palavras são poderosas. Como os produtos químicos, elas mudam a química interna do corpo”.(chabad.org.br)
“O líder deve tomar muito cuidado com as palavras que irá usar ao dirigir-se aos seus liderados. Sua palavra tem um peso maior, tem um tom que nem sempre é interpretado de boa forma e isso pode ocasionar uma motivação ou a destruição de uma equipe”.(André C. da Silva)
“Pela palavra, Jesus curou cegos e leprosos, expulsou demônios, multiplicou pães, acalmou os ventos e o mar... ressuscitou mortos, amaldiçoou a figueira estéril. Também nossas palavras poderão fazer milagres de alegria ou de dor, conforme esteja o nosso coração.” (cleofas.com.br)
Pode parecer incrível, mas temos sim esse poder. Depende do que há no coração...
Marcos 7:20-23 E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.
No dia a dia da empresa, as palavras também são motivo para discussões ou erros na execução das tarefas pelo simples fato de não se saber o que quer dizer.
“O importante é que quem esteja escutando entenda. É preciso ter este objetivo em mente para não tornar o vocabulário apenas uma plumagem. Muitos profissionais fazem questão de usar um tipo de "letra de médico" em sua fala.” (msn mulher)
Em alguns casos, é preciso recorrer ao segundo livro mais poderoso: o dicionário.
O dicionário é fonte de cultura e de sabedoria. Uma pessoa que sabe usar as palavras tem mais chance nos negócios, não pela cultura apenas, mas por saber usar a palavra que pode fechar o negócio.
(O primeiro livro mais poderoso é a Bíblia).
A palavra certa na hora certa tem mais força que tecnologia e é um grande investimento na fidelização dos clientes.
“Mesmo as empresas que já avançaram em pontos como tecnologia, informatização, logística e serviços, ainda cometem falhas elementares nos quesitos atendimento e relacionamento com quem paga a conta e sustenta o seu crescimento.
Procedimentos simples como uma palavra certa no momento certo, aquela pequena mensagem que tranqüiliza, conforta e tem o dom de funcionar como música nos ouvidos das pessoas.” (Moacir Moura)
Quantas vezes erramos por proferir uma palavra que estragou relacionamentos...
Que mandou o cliente para o concorrente...
Que fechou portas...
Tiago 3:5 Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!
Quantas vezes reclamamos de um cliente que pede o serviço ou produto de última hora...
Quantas vezes reclamamos que o cliente é chato...
Quantas vezes falamos mau de certos clientes que não pagam em dia... Quantas vezes falamos palavras ofensivas aos colegas na empresa...
Quantas vezes falamos e alardeamos os erros dos outros...
Quantas vezes falamos o que não devíamos e sofremos com isso...
Provérbios 21:23 O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.
A palavra é algo indomado, que pode ser contida, mas não aprisionada.
Quando perdemos o controle, podemos soltar a palavra errada e por tudo a perder.
Tiago 3:7-8 Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.
Devemos repensar o nosso vocabulário e nossas reações.
Também nos assuntos corporativos o mundo espiritual também tem grande influência, pois tudo gira na luta entre o bem contra o mau.
Reclamações, palavrões, gírias, comentários, julgamentos... Isso afeta nossas vidas de forma negativa.
Como profissionais, temos que mostrar equilíbrio e sabedoria.
Como cristãos, devemos respeitar o próximo e temer a Deus.
Tiago 1:19 Todo homem seja pronto a ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.
Ou cuidamos o que falamos, ou nossas palavras terão poder para nos destruir.
Mateus12:35-37 O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.
Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.
“Jesus, ao afirmar que seremos julgados pela nossa palavra, não quer nos ameaçar, quer chamar atenção pelo seu poder criador e transformador e nos lembrar que com ela transformamos o caos em ordem. Quer nos lembrar que tudo o que dissermos terá reflexo sobre nós. Assim, se nossa palavra for de destruição, sofreremos as conseqüências, o que já seria o julgamento divino exercido no presente.” (Dra. Kátia Nichele)
Podemos colocar ordem em nossa empresa com uma palavra.
Dizem que o chefe é o que menos manda: uma simples palavra resolve tudo.
O tom duro do ensinamento de Jesus nos proporciona uma meditação urgente de como estamos exercendo nossa função dentro da organização.
Somos pessoas pacificadoras ou incentivadoras para a guerra?
É bom lembrar que Hitler não pegou em armas, mas suas palavras levaram o mundo à guerra.
A Palavra de Deus tem poder:
Isaias 55:10-11 Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Tome posse dessa verdade e dessa palavra!
Quem toma posse conquista vitórias:
Lucas 7:6-8 Ia, pois, Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou o centurião uns amigos a dizer-lhe: Senhor, não te incomodes; porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; por isso nem ainda me julguei digno de ir à tua presença; dize, porém, uma palavra, e seja o meu servo curado.
Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
Jesus, ouvindo isso, admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: Eu vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.
E voltando para casa os que haviam sido enviados, encontraram o servo com saúde.
Palavras de Vitória:
Colossenses 4:6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer em 30 de junho de 2008
|