Princípios |
|
|||
quarta, 15 abril 2009
HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 3 – Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Buscando o Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 14/04/08
Palavra de Abertura
¢Salmos 11:7Porque o SENHOR é justo e ama a justiça; o seu rosto está voltado para os retos.
¢ A justiça de Deus excede qualquer julgamento humana. Quem pode julgar com tamanha justiça?
¢ Ele olha com especial atenção as pessoas retas, ou seja, justas, de caráter bom, de princípios.
¢ Neste versículo, o salmista tranqüiliza a todos quando diz que o Senhor é justo e que fará justiça àqueles que saem de Seus ensinamentos.
¢ É preciso ter princípios nos moldes do cristão verdadeiro.
Reto: imparcial; justo; íntegro; verdadeiro.
"Seja flexível e, quando não puder aceitar os termos, aceite os meios termos. Porém, não confunda meios-termos com meios princípios. Meios princípios não existem". (Ilie Gilbert – 500 conceitos de liderança)
O que é um princípio: regra que se funda num juízo de valor e que constitui um modelo para a ação; preceito moral. (fonte: priberam.pt)
Podemos entender então, porque tanta gente faz coisas erradas por ai.
Faltam princípios morais.
Quem tem moral pode criticar. Quem não tem, apenas difama.
Entendemos porque tantos concorrentes fazem o que fazem.
Salmo 86:11Ensina-me, Senhor, o teu caminho, Deus meu, de todo o coração, e glorificarei para sempre o teu nome.
O caminho de Deus é perfeito.
Quem anda nele, não tem problemas com princípios, pois está cercado de cuidados, conhecimento e ajuda divina.
É comum escutarmos que tal pessoa é religiosa. Isso não quer dizer nada.
Religião mais atrapalha do que ajuda. Muitas guerras surgem de diferenças religiosas.
“O progresso sempre consiste em pegar uma de duas alternativas, abandonando a tentativa de juntá-las”. (Albert Schweitzer)
São as escolhas que fazemos no dia a dia.
O meio-termo nem sempre é a melhor solução.
Assim é a fonte de nosso crescimento profissional e espiritual: escolhas.
“Uma das bases das organizações está ligada aos seus princípios, à forma como atua e trabalha no mercado ao desenvolver produtos e serviços aos consumidores.
Com a concorrência acirrada, o excesso de oferta e o conhecimento mais aprofundado do consumidor, cada empresa pôde perceber que os princípios podem ser diferenciais de mercado.” (Rafael M. Menshhein) Alguns exemplos de princípios organizacionais:
O McDonald's sumarizou sua "McFilosofia" em 4 letras: Q, S, L & V.
Qualidade – Ingredientes selecionados
Serviço – Serviços com rapidez e cortesia
Limpeza – Ambiente limpo e agradável
&
Valor - O preço não é o menor na categoria.
IBM
Respeito pelo indivíduo.
O melhor atendimento do mundo ao cliente.
Busca da excelência.
McDonnell Douglas
Pensamento estratégico
Gerência participativa
Produtividade
Espírito de equipe
Comportamento ético
Johnson & Johnson
1ª Responsabilidade: Junto aos Clientes, representados pelas mães, médicos, enfermeiras, hospitais e todos os que usam os produtos Johnson & Johnson.
2ª Responsabilidade: Junto aos Funcionários.
3ª Responsabilidade: Junto aos Dirigentes.
4ª Responsabilidade: Junto à Comunidade.
5ª Responsabilidade: Junto aos Acionistas.
Tudo isso podem ser apenas palavras bonitas ou muito boas intenções se não forem cumpridas diariamente:
“Havendo seriedade e vontade, os Princípios deixarão de ser ‘palavras bonitas’ e passarão a ser atitudes concretas que geram a fidelidade dos clientes e o sucesso da empresa.” (PAGNONCELLI;VASCONCELLOS,1992)
"Credos não deixam de ser os ideais de uma empresa, e por isso muitas vezes incluem frases e conceitos que nem sempre são possíveis de serem praticados com religiosidade. Isso invalida o credo e faz com que ele já nasça prostituído? Não, ainda é muito melhor ter uma lista de dez mandamentos da empresa para seguir do que não sinalizar para toda organização o que são seus ideais.“ (Ricardo Semler)
Uma entidade de empresários cristãos de São Paulo editou uma carta com os princípios que os membros devem seguir, entre eles:
“Embora o desejo de lucro permaneça o estímulo da atividade econômica, o dirigente de empresa não tem direito de sobrepô-lo ao dever de servir à sociedade, a que pertence.
O empresário consciente não esquece que os seus empregados são homens; portanto lhes favorece o exercício do senso de responsabilidade e dá atenção aos seus problemas humanos.” (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Brasil)
É aquilo que já falamos: a empresa tem funções sociais - gerar empregos, gerar renda, gerar tributos, gerar desenvolvimento, gerar melhor qualidade de vida para a comunidade onde está inserida.
Vejam estes princípios:
“Por questão de equidade, os fornecedores e os clientes habituais, em condições iguais de oferta, devem merecer a preferência da empresa.
É dever da empresa amparar, na medida do possível, os seus fornecedores e clientes habituais, quando em dificuldades.” (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Brasil)
Trocar de parceiro gera traumas. O melhor é ajustar problemas pontuais.
Quando há um relacionamento de parceria, um ajuda ao outro. Uma empresa pode socorrer o fornecedor comprando e/ou pagando antecipadamente por um produto ou serviço que ajudará o fornecedor a solucionar problemas momentâneos.
Retidão é um princípio ensinado na bíblia:
Salmos 106:3Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo.
Provérbios 14:2O que anda na retidão teme ao SENHOR, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.
Escolhas...
“Sucesso tem a ver com riqueza, com dinheiro ou com a nossa missão? Todos os dias pela mídia vemos aquilo que a sociedade enquadra como pessoas de sucesso...
A verdade, no entanto, é que o sucesso profissional tem muito mais relação com as realizações pessoais de cada um, do que a aparência. Na Bíblia, por exemplo, a humildade é mais festejada do que o sucesso. Talvez seja por isso que muitos empresários cristãos se encontram em dúvida sobre quais são os limites do sucesso no mundo dos negócios. Afinal, o mundo prega que o lucro unido ao sucesso devem ser o único fim de uma empresa.” (gospelmais.com.br)
Saber qual o(s) princípio(s) da empresa ajuda a resolver esse dilema.
Lembrando que sem lucro a empresa quebra. Lucrar não é pecado. Pecado é a forma como isso pode ser feito.
Retidão:
“Quem está à frente de um negócio sabe que permanecer fiel aos princípios bíblicos no mundo dos negócios não uma tarefa é fácil. Com uma alta carga tributária, burocracia exagerada e leis trabalhistas absurdas, até mesmo os mais puros se sentem tentados a viver na ilegalidade ou driblar o sistema.” (Consumidor Cristão)
Consultores. Há!... Os consultores:
“Vejo muitos empresários cristãos tentando gerir seus negócios seguindo regras e princípios religiosos, quando, na verdade, negócios são geridos por princípios administrativos e mercadológicos. Pessoas sim deveriam ser regidas por princípios cristãos.” (Paulo Angelim)
Pense Bem Em Suas Escolhas...
“Viver é fazer escolhas. E é possível que seja exatamente nessa obrigação diária que se esconda a grande causa da ansiedade humana.” (Eugênio Mussak/Você S/A)
“Quando há uma escolha entre Deus e o diabo, a abordagem ‘eclética’ é a pior escolha de todas.” (Thomas à Kempis)
Eclético mesmo:
“Tenho várias religiões. Me considero espiritualizado. Acredito em energia, horóscopo e coisas desse tipo”. (José R. de Siqueira, CEO)
Definição pessoal
Defina quais são os princípios adotados por você e seu negócio.
E faça sua escolha.
Veja o exemplo de uma escolha firme, baseada em princípios sólidos:
Josué 24:15Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Palavra de Vitória para esta quinzena:
¢ Mateus 7:23-27Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
¢ Quem opta por Deus receberá uma recompensa inimaginável de prazer.
¢ Quem opta pelo outro também receberá uma recompensa dada por ele, e ele só sabe fazer maldades. Dá para imaginar a recompensa.
¢ Por uma questão de princípios, aconselho: opte por Deus, mesmo que isso possa lhe parecer embaraçoso. Na tempestade, haverá segurança.
¢ Deus vai lhe mostrar que a decisão foi correta. E recompensá-lo por isso.
Não desista do Senhor: DEUS É FIEL!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante
|