O Valor do Dinheiro
domingo, 14 junho 2009
HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 5 – Sempre pela Graça do Senhor
 
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
 
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
 
Reunião de 15/06/09
 
 
Ao começar nossa reunião...
 
 
Quanto dinheiro você tem ai na sua carteira?
 
É sobra?
 
É Parte do que falta para pagar algo?
 
Não sabe o que fazer com ele?
 
Qual é o valor do dinheiro para você?
 
 
Uma rápida estória:
Para ensinar ao filho o valor do dinheiro e tentar diminuir algumas de suas compras inúteis, a mãe o fez escrever uma relação detalhada de como gastava a mesada.
Um dia em que escrevia com muito esforço as suas contas, ele disse:
 - Sabe mamãe? Desde que comecei a anotar tudo o que gasto, sempre penso bem antes de comprar alguma coisa.

 A mãe ficou toda contente pelo êxito do seu método, e ele completou: 
 - Eu nunca compro nada que seja difícil de escrever!
 
 
Eclesiastes 5:10 Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade.
 
A cultura a que estamos sendo submetidos é o de “ter”.
Sem dinheiro, o mundo se fecha, os amigos se vão, as dores aumentam, o status desaparece. Isso sentiu quem teve e, de repente, deixou de ter.
Quem nunca teve consegue sobreviver nesse mundo embalado pelo tilintar das moedas.
Quem nunca teve e, de repente, passa a ter, aflora o caráter adormecido.
 
“Os pobres sentem o poder do dinheiro na própria pele. Uma pessoa rica freqüentemente sente isso nas suas emoções, não no seu corpo.”(Jacob Needleman)
 
Eclesiastes 7:12  A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.
 
Salomão pediu a Deus sabedoria ao invés de riquezas. E foi muitíssimo rico.
No mundo atual, de ganhos e perdas instantâneas, tem gente que fica rica da noite para o dia e não sabe o que fazer com ele. Então, começa a ostentar. Desaparecem os valores, o sofrimento é esquecido, a simplicidade some e o caráter mostra seu poder.
 
“O dinheiro domina a nossa vida. Consumimos grande parte de nosso tempo ganhando, gastando, poupando, investindo, doando e pensando em dinheiro. Uma pesquisa revelou que tensões e conflitos financeiros são fatores principais em mais de 50% de divórcios.”(Rick Warren)
 
“Nossa cultura perdeu muito de seus valores tradicionais. O dinheiro é a única coisa que sobrou para estimular os desejos e as aspirações da maioria das pessoas. O dinheiro tomou o lugar ou entrou profundamente no mundo da religião, do patriotismo, da arte, do amor e da ciência...” (Rick Warren)
 
Pense: o que você pode fazer sem dinheiro?
 
“No caminho cristão, o que é importante não é a velocidade com que estamos indo, nem a distância percorrida, mas sim a direção que tomamos.” (A. W. Tozer)
 
Alerta: se a direção do caminho é o dinheiro, mude a rota o quanto antes.
 
"As esplêndidas fortunas - como os ventos impetuosos - provocam grandes naufrágios.“(Plutarco - historiador e moralista grego que viveu entre os anos 50 a 120)
 
O que é o dinheiro?
 
“O dinheiro é toda mercadoria que adquire a propriedade de meio comum de troca, passando a intermediar os atos de compra e venda.” (Alceu Garcia)
 
Nem sempre muito dinheiro faz bem:
 
“Outro ponto peculiar é que, ao contrário de quase todos os demais bens, a sociedade não se beneficia de um aumento da quantidade de dinheiro... pois se para cada indivíduo é em geral benéfico possuir mais dinheiro do que antes, para a comunidade como um todo o crescimento da quantidade de dinheiro é altamente prejudicial.” (Alceu Garcia)
 
Pouco dinheiro circulando: deflação – queda nos preços dos bens e serviços.
Muito dinheiro circulando: inflação – aumento nos preços dos bens e serviços. 
 
Breves Curiosidades:
(Fonte: Alceu Garcia - A função social do dinheiro – 2002)
 
“O gado e o sal deixaram marca de sua função como instrumento de troca em nosso vocabulário. Até hoje, empregamos palavras como pecúnia (dinheiro) e pecúlio (dinheiro acumulado), derivadas da palavra latina “pecus” (gado). A palavra capital (patrimônio) vem do latim “capita” (cabeça). A palavra salário (remuneração, normalmente em dinheiro, devida pelo empregador em face do serviço do empregado) tem como origem a utilização do sal, em Roma, para o pagamento de serviços prestados...
 
“O padrão-ouro surgiu desde o tempo do domínio do mercado mundial pelos genoveses, por volta de 1140. O padrão-ouro foi estabelecido como tipo básico de moeda e a forma para adquirir-se mercadorias (“Ouro: sua história, seus encantos, seu valores”. Rio de Janeiro: Salamandra, 1997)...
 
“Desde o fim do padrão-ouro internacional em 1914... O dólar americano desvalorizou-se em mais de 90%, enquanto que moedas de países mais bagunçados como o nosso perderam mais de um quatrilhão % de seu poder de compra.”
 
Na Idade Média, surgiu o costume de guardarem-se os valores com um ourives, negociante de objetos de ouro e prata. O ourives, como garantia, entregava um recibo e, com o tempo, os recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos. A circulação de mão em mão dos recibos deu origem à moeda de papel....
 
“Os franceses atribuem a origem da palavra cheque ao vocábulo inglês “to check” (verificar, conferir)...
Os ingleses sustentam ser a palavra cheque originária do francês ‘echequier’ (as mesas usadas pelos banqueiros tinham a forma de tabuleiro de xadrez)...
 
“O conjunto de cédulas e moedas utilizadas por um país forma o seu SISTEMA MONETÁRIO...”
 
“Normalmente os valores mais altos são expressos em cédulas e os valores menores em moedas...”
 
“Com o correr dos tempos, as moedas passaram a ter uma representação gráfica, geralmente constituída de duas partes: 1) a designação abreviada do padrão monetário, variável em cada país; e 2) o cifrão ($), símbolo universal do dinheiro, originário etimologicamente do árabe ‘cifr’.”
 
“No século XX, o Brasil adotou nove moedas diferentes (mil-réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzeiro, cruzado, cruzado novo, cruzeiro, cruzeiro real, real).”
 
“O primeiro ‘default’(moratória) brasileiro aconteceu em 1826 e durou até 1829. Dom Pedro I não conseguiu honrar os primeiros títulos de seu Império e pediu a ajuda dos britânicos.”
 
O dinheiro é algo ruim ou bom?
 
“O dinheiro em si não é nem bom nem mau. O que a Bíblia ensina é que: "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" (I Timóteo 6.10). A Bíblia nos ensina que devemos usar coisas e amar pessoas. Inverter esse princípio gera problemas: amar coisas leva a usar pessoas. Deus nos diz que pessoas são mais importantes do que bens.” (Rick Warren)
 
Talvez possamos dizer que o dinheiro não é importante, mas compramos tudo que vemos pela frente. O consumismo é um efeito do amor ao dinheiro.
 
“Pelo menos 75% dos produtos disponíveis hoje são dispensáveis... Faça um exercício: anote seus gastos. No fim do mês, você vê que gastou dinheiro em coisas que não sabia serem importantes.” (Jacob Needleman)
 
O dinheiro é revelador:
 
“O dinheiro não muda as pessoas, ele apenas traz à tona com mais força algumas características que o indivíduo já possuía, mas estavam latentes. Alguns tornam-se arrogantes. Outros, generosos, mas tudo isso já estava dentro deles, só que não tinham chance de se expressar.” (Jacob Needleman)
 
O dinheiro é um meio para conquistar qualidade de vida, mas com sobriedade.
 
“Se compreendêssemos o verdadeiro sentido do dinheiro em nossas vidas, não pensaríamos simplesmente em gastá-lo ou economizá-lo.”(Jacob Needleman)
 
O dinheiro é perigoso:
 
Salmo 15:1;5 Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte?
Que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas(suborno) contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.
 
O dinheiro é um meio eficaz para nos afastar de Deus.
Dinheiro traz o sentimento de segurança, respeito, poder.
 
"É pela atitude do Cristão em relação aos bens materiais, que se julga da sua vida espiritual. O comportamento do homem para com o dinheiro é a expressão tangível de sua verdadeira fé" (João Calvino)
 
“POR QUAIS RAZÕES O DINHEIRO É TÃO PERIGOSO?
1º) Por causa da tendência de o dinheiro substituir Deus como objeto de devoção máxima;
2º) As riquezas instilam confiança no “eu” em vez de em Deus;
3º) A aquisição da riqueza também tem uma maneira de absorver tanto da energia e tempo de uma pessoa que o leva para longe da preocupação religiosa e moral pelos outros;
4º) O dinheiro gera um apetite que nunca pode satisfazer.” (ipsbc.org.br)
 
Sabendo “domesticar” esse bicho chamado dinheiro, fica mais fácil.
Para isso é preciso sabedoria. E isso, Deus dá em abundância. Peça.
 
"Um cristão pode fazer muitas coisas por si, entretanto, apenas enquanto isto não está em oposição, mas em subordinação a Deus e a sua glória" (Peter Bulkeley)
 
O contrário de subordinação é rebeldia. Esse foi o erro de Adão e Eva.
 
 
O uso correto do dinheiro:
 
1 Timóteo 6:17-19 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos; que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos, entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida.
 
“É para o nosso deleite e satisfação;                       
É destinado à prática do bem;
Para o emprego em boas obras;
Deve ser usado como ferramenta de oportunidade para exercer a generosidade;
É útil para investimentos eternos.” (pastoronline.com.br)
 
O uso incorreto do dinheiro:
(Parábola do Homem Rico)
 
1 Lucas 12:13-21 O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos.
Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
 
“Quando o dinheiro é considerado uma fonte de satisfação, de poder e de vida;
Quando o dinheiro significa a própria vida;
Quando o dinheiro leva a destratar as pessoas;
Desprezo ao próximo;
Quando o dinheiro leva a destratar com Deus.”(pastoronline.com.br)
 
Mesmo quem tem muito dinheiro deve agir com moderação:
“A moderação teria que ser protegida contra seus opostos:
         (a) a ganância – freqüentemente entrelaçada pela cobiça
         (b) a luxúria – é a riqueza mais do que necessária à natureza e à pessoa.
‘A luxúria é uma faca nas mãos de uma criança, apta a ferir, se não tomada’.” (ipsbc.org.br)
 
O dinheiro deve ser um instrumento não um ideal.
 
"Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência." (Henry Ford)
 
A busca pelo dinheiro pode se tornar um vício.
 
"Quem acredita que o dinheiro faz tudo está habituado a fazer qualquer coisa por dinheiro." (Jorge Luís Luciano)
 
 
São três as teologias que tratam do dinheiro:
POBREZA – PROSPERIDADE - ADMINISTRAÇÃO
 
 
 
TEOLOGIA DA POBREZA
 
Lucas 18:18-22 E perguntou-lhe um dos principais: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe.
Replicou o homem: Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude.
Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.
 
 
 
TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
 
Mateus 7:7-8 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
 
 
 
TEOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
(Parábola dos talentos)
 
Mateus 15:14-30 Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem....
               
QUAL TEOLOGIA SE ENCAIXA NO SEU PENSMENTO:
POBREZA – PROSPERIDADE – ADMINISTRAÇÃO?
É UMA DECISÃO SUA.
 
Quanto dinheiro podemos querer sem cometer erros?
 
“Deus diz que podemos ter tanto quanto quisermos, contanto que observemos algumas limitações importantes ao nosso desejo de acumular:
Que não sacrifique a saúde;
Que não sacrifique a família;
Que não sacrifique pessoas;
Que demos atenção ao ganho espiritual.” (Rick Warren)
 
Aonde buscar ajuda para discernir o certo e o errado quando o assunto é dinheiro?
 
“Muita gente pensa que a Bíblia deve ser consultada apenas para coisas espirituais, mas, segundo o conceito reformado, ela é a nossa "regra de fé e prática". Seus ensinamentos dizem respeito a todas as áreas da vida do crente... Seus ensinos são ricos e profundos. Visam apenas o nosso bem.” (Gildásio Reis)
 
O empreendedor não pode perder o foco, deixar-se levar pelo fascínio do dinheiro farto e lícito. Todo dinheiro mau utilizado volta-se contra seu investidor.
 
"O dinheiro deve ser apenas o mais poderoso dos nossos escravos.“ (Abel Bonnard)
 
 
Você se lembra por quanto Judas vendeu Jesus?
30 moedas de prata. E quanto isso valeria hoje?
 
"No Império Romano, do qual a Judéia fazia parte, as moedas de prata eram comuns no comércio de elite, como na troca de terras, por exemplo. Com as 30 moedas que Judas ganhou, dava para comprar uma pequena fazenda.“ (Cláudio Carlan)
 
“Em seus escritos, o evangelista Mateus afirma que Judas se arrependeu, devolveu o dinheiro aos sacerdotes e se enforcou depois de ter traído Jesus. Com a grana de volta, os religiosos teriam comprado um cemitério.” (mundo estranho)
 
"Como Jerusalém era uma cidade muito povoada, existiam poucos terrenos vazios e eles não deviam ser muito baratos.“ (André Chevitarese – UFRJ)
 
Imagine uma área para um bom cemitério. O local deveria abrigar duas mil sepulturas. Algo em torno de 15 mil m².
 
Quanto vale um terreno assim em uma cidade grande, como era Jerusalém? Centenas de milhares de reais.
 
E o que Judas ganhou com isso? Na verdade, ele perdeu a vida.
 
 
PALAVRA DE VITÓRIA PARA ESTA SEMANA:
 
Isaias 55:1 Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
 
Aproximar-se de Deus não custa nada.
O Senhor nos convida para uma vida de prosperidade, alegrias e futuro garantido.
Aproveite essa chance e encha seu espírito com o dom gratuito é o amor de Deus.
 
Não desista do Senhor:
 
DEUS É FIEL!
 
Você nunca, nunca estará.
 
Reunião realizada por Nilson e Taniclaer Fante