Abençoado seja o Cliente! |
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segunda, 29 junho 2009
HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 5 – Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 29/06/09
Ao começar nossa reunião...
O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO!
SERÁ?
VOCÊ COMO CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO?
O CLINTE PODE NÃO TER RAZÃO, MAS ELE MERECE ATENÇÃO.
"As empresas existem para criar e preservar seus clientes. Não para criar produtos, como muita gente imagina. Os produtos são efêmeros; os clientes não.“(Don Peppers)
Projetos revolucionários tornam-se obsoletos...
Idéias geniais ficam ultrapassadas...
Medicamentos eficazes acabam sendo inócuos...
Necessidades transformam-se em out fashion...
Tudo que é novo fica velho...
A rapidez do mundo moderno faz com que as novidades virem “trambolhos”...
Ex: carro, informática, cremes, roupas, calçados, eletroeletrônicos, celulares...
Mas sempre haverá clientes para comprar o que surgir.
Os produtos passarão, mas os clientes permanecerão.
Abençoado sejam os clientes!
Amém?
“Hoje, para fazer sucesso e ser competitivo, é preciso prender a atenção fugaz de seus clientes, conectando-se com seus sonhos... Pessoas e empresas que desejam o sucesso precisam estar comprometidas com as emoções dos seus clientes.”(Gilclér Regina)
Mateus 9:19-22Levantou-se, pois, Jesus, e o foi seguindo, ele e os seus discípulos.
E eis que certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, chegou por detrás dele e tocou-lhe a orla do manto; porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar-lhe o manto, ficarei sã.
Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã.
O sonho dessa mulher era ser curada. Jesus entendeu. Ao realizar o sonho dela, Jesus a conquistou. Ela, por certo, nunca mais o esqueceu.
Pequena estória, grande lição:
“Em uma pequena vila, Seu João era dono de uma mercearia. Sua venda era a mais lucrativa...
Certa época, a situação financeira dos moradores da vila havia piorado, e Seu João, percebendo que as vendas haviam despencado, resolveu adotar o sistema de vender fiado. Ele anotava as transações em uma caderneta cuja capa continha uma sigla para diferenciá-la das demais cadernetas. Esta sigla era CRM, que significava Contas a Receber da Mercearia...
Entres as folhas da caderneta CRM continham informações tais que faziam com que o Seu João soubesse, por exemplo, as datas dos aniversários dos parentes da Dona Maria, que sempre fazia grandes festas nestas datas...
Tudo ia bem, até que certo dia retorna da capital seu filho, que havia saído para estudar administração na universidade. O jovem resolveu modernizar a venda do pai prometendo triplicar as vendas com as novas e modernas técnicas que aprendeu na escola.
Como primeiro passo ele informatizou a mercearia e acabou com o sistema de venda fiado. Os dados da caderneta CRM foram ignorados e todo o trabalho, de anos do Seu João foram destruídos. O resultado não podia ser diferente, as vendas despencaram e a mercearia perdeu muitos clientes.” (HTML Staff)
Para satisfazer os clientes, não precisamos de muita tecnologia. Precisamos saber quem é, o que precisa, é e onde ele está.
“Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem.”(Tom Peters)
Estamos sempre preocupados em conquistar, mas esquecemos de manter.
“A questão em jogo é muito simples: um cliente perdido, ou não ganho, representa uma perda que sua empresa não pode ter. Você acha que só está perdendo uma venda? Pense bem, pois está perdendo muito mais:
•A primeira venda.
•Todas as vendas subseqüentes que seriam feitas se o cliente saísse altamente satisfeito da transação.
•Todas as vendas feitas a contatos de seu cliente que elogiou seu produto ou serviço.
•Verba de marketing que terá que gastar para atrair os clientes que não foram até você pelo boca a boca do cliente satisfeito.
•Perda de faturamento pelas promoções e descontos que terá que oferecer para trazer de volta os clientes que compraram da concorrência depois de desistir de comprar de você.
Suficiente?”(Luiz de Paiva)
8 dicas para manter um bom relacionamento com os clientes atuais:
“1.Não exclua o cliente dos processos - Para isso, converse muito e mantenha-o informado sobre o que tem sido feito.
2.Seja simpático - Se você aborda alguém dessa forma, com certeza será recebido da mesma forma.
3.Não dificulte as coisas - Quanto mais fácil você tornar as coisas, melhor será a impressão deixada.
4.Inovações - Tenha em mente que as vezes algo comum para você pode ser uma novidade para ele.
5.Não quebre promessas - Confiança é a palavra-chave de um negócio bem feito.
6.Antecipe suas necessidades - Não faça apenas o que ele pediu.
7.Faça um bom trabalho - Qualidade é sempre o mínimo esperado, afinal, estão pagando para isso.
8.Atinja seus objetivos - Seu principal objetivo é fazer que, com o produto que você vendeu, o cliente atinja seus objetivos e obtenha lucro máximo.
Lembre-se! O cliente é rei e merece ser tratado como tal.”(Lifehack.org)
Quem quer servido, que sirva primeiro. Um bom negócio gera outros.
Não pode haver mentiras entre fornecedor e cliente:
“No mundo das vendas, devemos sempre estar atentos ao que realmente o nosso cliente quer, na maioria das vezes, aquela pessoa que entra pela porta da loja ou do escritório está buscando uma opinião sincera, uma palavra de amizade, alguém em quem ele possa confiar, dividir impressões, e ser ajudado na tomada da decisão” (Fábio Azevedo)
Falar que uma roupa ficou bonita, apenas para vender pode render uma perda. Depois, o cliente vai perceber que foi enganado. Alguém via dizer que a roupa não lhe caiu bem.
Veja o que fez Jesus em uma quando chamado a dar opinião:
Lucas 12:13-15Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança.
Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós?
E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.
Dizer a verdade, de modo respeitoso, pode ser uma boa maneira de conquistar o cliente.
ENCANTAR O CLIENTE
Essa frase é a missão de muitas empresas. Grande parte delas tem funcionários que nem sabem o que é isso.
"Para surpreender alguém realmente, não é necessário soltar fogos de artifício, nem oferecer os melhores grãos de café e tampouco a última novidade em tecnologia. Logicamente, isso tudo ajuda. Mas, no fim das contas, o que nos encanta de verdade são os pequenos detalhes, aqueles pequenos gestos que revelam que somos muito mais que um número, muito mais que um target...“(Leandro Vieira)
O que o cliente quer mesmo é solução para os seus problemas e ou necessidades. Quem conseguir isso vai entrar em seu mundo e ai poderá construir um relacionamento de qualidade.
Encantar: Maravilhar, seduzir, enlevar, agradar muito a.
(Fonte: Priberam)
Como Jesus “encantava” as pessoas que o procuravam?
Marcos 5:41-42E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
Imediatamente a menina se levantou, e pôs-se a andar, pois tinha doze anos. E logo foram tomados de grande espanto.
Jesus mostrava seu poder de forma direta, sem rodeios e sem perda de tempo.
É isso que nossos clientes querem: rapidez e qualidade.
Às vezes, essas duas palavras não se combinam quando juntas, mas o cliente não quer saber disso.
Pondo os pingos nos i’s”:
“LEMBRETE: VOCÊ NUNCA SERÁ TÃO IMPORTANTE PARA O CLIENTE, QUANTO O CLIENTE É PARA VOCÊ.”(Ernesto Berg)
Sejamos verdadeiros: precisamos mais deles do que eles de nós. Simplesmente porque eles podem nos trocar a qualquer momento.
Nós até que podemos trocá-los, mas precisamos construir um novo relacionamento antes. E isso demora. Daí, esse lembrete ser cruel, mas importante.
“Cliente é o ativo mais importante de qualquer empresa, mesmo que não apareça no balanço.”(Thomas Berry)
Sem clientes, não há ativos. Os ativos são conseguidos graças a eles.
A demissão é o fim de um longo desgaste. Cliente também demite fornecedor:
“O fracasso de uma empresa começa quando ela vai sendo demitida por seus clientes. Ninguém mais faz pedidos, os consumidores nem se dão mais ao trabalho de reclamar.”(Roberto Shinyashiki)
Os clientes não são tão éticos quanto gostaríamos, assim como a concorrência.
“Há clientes leais e não. A diferença é que um avisa que vai mudar e o outro não fala nada e muda de marca, produto e fornecedor. Muda tudo e nem sempre volta. Na dúvida, devemos surpreendê-los com bom atendimento, proporcionando-lhes excelente experiência de compra ao longo do relacionamento.”(Moacir Moura)
Cliente satisfeito não vai embora.
Cliente satisfeito traz outros clientes para a empresa.
Escute o seu cliente, mesmo que o assunto for repetitivo:
“Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar... Ouvir é apenas uma atividade biológica, que não exige maiores esforços do nosso cérebro, enquanto que escutar exige um trabalho intelectual, pois após ter ouvido, é preciso interpretar, avaliar e reagir à mensagem.” (Markentista)
Todos querem atenção. E atenção só dedica quem tem tempo:
“Por mais que se esforcem, os grandes não conseguem prestar um atendimento personalizado... Enquanto que os menores podem muito bem trabalhar no particular, fazendo tudo para encantar seus clientes. Um trabalha processos, sistemas, tecnologia, operações complexas. O outro deve dominar a arte de lidar com pessoas, usando sistemas, tecnologias e ferramentas simples, tal qual Davi.” (Moacir Moura)
Satisfação plena do Cliente: essa deve ser é nossa meta.
“A indústria é um processo de satisfazer clientes, não um processo de produzir bens.”(Theodore Levitt)
Satisfação é muitas vezes resolver problemas de última hora.
Marcos 6:41-42 E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou; partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram e se fartaram.
Jesus multiplicou o pão, saciou a multidão e pode proferir os sermões.
Poucos souberam de seus milagres, mas todos ficaram satisfeitos.
Poderia Ele proferir os sermões com o povo de barriga vazia?
Um detalhe marcou o “trabalho” de Jesus em seus três anos de atividades: Ele era procurado pelos “clientes”...
Marcos 3:20 Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer.
Marcos 4:1Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia.
Marcos 4:36E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam.
Marcos 5:21Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do mar.
Marcos 5:24Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o.
Ser procurado pelos nossos clientes, novos e antigos, é uma benção!
Cuide de seu cliente. Perdoe se necessário, mas não o deixe ir embora.
“Da mesma forma, faça aquilo que Cristo sempre nos ensinou: Perdoe.
Perdoe o seu cliente pela falta de paciência dele;
Perdoe o seu cliente por te acusar injustamente;
Perdoe o teu cliente por achar que tu não prestas;
Perdoe o teu cliente por tudo que ele fez de ruim, afinal, o amor e o perdão são complementos e nunca andam sozinhos…”(Gustavo Rocha)
Perdoando, seremos perdoados quando errarmos. É bíblico.
“Seus clientes menos satisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.”(Bill gates)
PALAVRA DE VITÓRIA PARA ESTA SEMANA:
Lucas 5:3-6Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões.
Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca.
Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes.
Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam.
Não seja teimoso. Aprenda e pratique os exemplos de Jesus.
Você vai prosperar. Amém!
VOCÊ ORA PELO SEU CLIENTE?
SE ELE É IMPORTANTE PARA SEU NEGÓCIO, MERECE ORAÇÃO DIÁRIA.
QUANTO MAIS ABENÇOADO ELE FOR, MAIS NEGÓCIOS VOCÊ PODERÁ REALIZAR COM ELE.
ABENÇOADO SEJA O CLIENTE.
VAMOR ORAR?!
Não desista do Senhor:
DEUS É FIEL!
Você nunca, nunca estará.
Reunião realizada por Nilson e Taniclaer Fante
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