Pequenos Detalhes |
|
|||
domingo, 19 julho 2009
HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 5 – Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 20/07/09
Ao começar nossa reunião...
“Nos detalhes se faz um grande homem… Nos detalhes, porque no conjunto mesmo, muita coisa não presta.”(João Vitor Rocha)
Desde sua rebeldia, o homem demonstrou que Deus, sabendo o que poderia acontecer, não o fez perfeito.
A perfeição deve ser uma busca diária, como afirma Paulo, o Apóstolo.
No entanto, tem profissionais que não se preocupam com pequenos detalhes e perdem grandes negócios.
"Nunca amamos as pessoas. O que amamos são as suas qualidades." (Blaise Pascal)
Isso se torna claro quando você espera para ser atendindo por uma pessoa em especial, mesmo que outras estão disponíveis.
Essa pessoa tem qualidades que o tornam essencial.
Esse é o pequeno detalhe que a faz ganhar e manter Clientes.
Detalhes salvam vidas
Êxodo 12:7 Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
Deus faria uma grande obra ao Seu povo, porém era preciso que cada família observasse esse detalhe, para que não sofressem derrota.
Êxodo 12:13 Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.
“Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes.”(Stephen Kanitz)
Pequenos detalhes fazem a diferença para melhor em um grande negócio.
Um pequeno ajuste, uma data de validade, um plus, algo que não era esperado pode ser o diferencial para fechar e ganhar um bom negócio.
"Pela qualidade, não pela quantidade!" (Signoriello)
Essa máxima mostra a política de produção de uma empresa.
Isso serve tanto no segmento de serviços, como industrial.
A quantidade pode colocar a qualidade em risco. Pode, mas é possível aumentar a produção sem perder o foco da qualidade.
É preciso examinar alguns detalhes e ver que algo pode estar errado.
“As organizações precisam compreender o conceito da instituição em si, a natureza dos negócios, a sua razão de existir e as pessoas que elas atingem.” (Betânia Cabral)
Empresas nascem para dar lucro, crescerem, satisfazerem os públicos internos e externos e gerar desenvolvimento para a comunidade onde está localizada.
Bonito, né? No entanto, tem empresa que pensa que é entidade filantrópica, ou melhor, tem donos e executivos que pensam que devem apenas ganhar prêmios, esquecendo que negócio sem lucro morre.
"Quinze anos atrás, as empresas competiam em preço. Hoje em qualidade. Amanhã será no design.“ (Robert Hayes - Harvard Business School)
O mundo gira cada vez mais rápido e as diretrizes que norteiam um negócio precisam estar sintonizadas com a atualidade.
Mateus 15:1-2 Então chegaram a Jesus uns fariseus e escribas vindos de Jerusalém, e lhe perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos, quando comem.
O povo a quem Jesus foi resgatar não havia entendido que os tempos mudaram, que era preciso atualizar os conhecimentos, viver vida nova, novos tempos, novas prioridades.
Muitas empresas ainda vivem no passado, porque seu quadro diretivo não se modernizou, ainda vive de tradições e costumes antigos.
Muitos empresários ainda não colocaram a empresa acima de vaidades pessoais.
Muita gente ainda não colocou Deus em primeiro lugar.
“A primeira palavra que vem à cabeça quando se ouve falar em Toyota é qualidade... Na prática, a metodologia permitiu que a Toyota fizesse e desenvolvesse carros pela metade do tempo, metade do custo, em metade do espaço. E, obviamente, sem comprometer a qualidade. Ao contrário. Na Toyota, a qualidade não é medida por amostragem de produtos acabados, mas feita peça por peça, processo por processo. Não por acaso, a empresa ousou lançar no mercado veículos com três anos de garantia.” (Fonte: Isto É Dinheiro)
Qualidade e quantidade. Esse é o pequeno detalhe que diferencia essa gigante japonesa que assombra o mundo com seus produtos.
A qualidade agrega valor ao produto.
A quantidade eleva o faturamento.
No final, o lucro é maior.
Como isso é possível? Racionalidade é a chave.
“O que a Toyota faz na fábrica é se restringir às necessidades do mercado. Ela atende aos apelos dos seus clientes proporcionando conforto e tecnologia na medida certa, mas eliminando desperdícios, inclusive descartando valores agregados ao produto que o cliente nem está disposto a pagar. O Corolla, por exemplo, é oferecido ao mercado em apenas cinco cores. Os concorrentes têm mais de dez. Uma pesquisa mostrou que 70% dos consumidores preferem este tipo de veículo nos tons prata e preto. Com isso, a Toyota fez uma economia brutal.” (Fonte: Isto É Dinheiro)
Sabendo o que o cliente quer, se produz o necessário na quantidade que possibilite lucros.
Racionalizar a produção garante eficiência e lucro, pois a energia estará centrada naquilo que traz melhores resultados à empresa.
“Dados do Lean Institute mostram que em apenas um ano de implantação do modelo as empresas aumentam de 75% para 95% a pontualidade na entrega dos produtos, reduzem pela metade os estoques, diminuem em até 70% o tempo de manufatura e elevam, em média, 40% a sua capacidade produtiva. E o que é melhor, tudo isso sem grandes investimentos, exceto com o treinamento de pessoal.” (Fonte: Isto É Dinheiro)
Estar sintonizado com as mudanças do mercado e do humor do cliente é fator decisivo na competitividade.
É um detalhe que faz a diferença.
“As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes.” (Augusto Cury)
Paulo, em meio a uma confrontação de conhecimentos, observou um detalhe que fez a diferença:
Atos 17:22-23 Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos; Porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse pois que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
Paulo encontrou uma forma de pregar o evangelho de Jesus a um povo pagão sem escandalizar e, certamente, tendo êxito, pois encontrou uma brecha que os atenienses deixaram.
A palavra pronunciada é fruto do conhecimento acumulado.
“As palavras, expressões físicas dos pensamentos, são pequenos detalhes com os quais se poderá chegar a Deus ou mergulhar na escuridão.” (Nagib Anderáos Neto)
Paulo usou de seu conhecimento e experiência para se sair bem ante a uma confrontação com filósofos atenienses.
Nós, da mesma maneira, podemos abençoar ou amaldiçoar com nossas palavras.
Esse pequeno detalhe - abençoar ou amaldiçoar - é intrínseco à toda palavra que sai da boca do homem. Você sabia disso?
É por isso Jesus ensinou que o ato de lavar as mãos antes da refeição (material) não significa que o interior do homem será ou se manterá purificado.
“A maior qualidade de um homem está em seu coração e não em seu currículo.” (Keila Littig)
A palavra é também fonte de comunhão com Deus.
“Um relacionamento com Deus fundamentalmente acontece pelo Espírito, através da Palavra... Portanto, deixe a Bíblia ser o lugar onde Deus encontra e fala com você e deixe a Bíblia ser o lugar onde você fala de volta para Ele. O relacionamento reside nesta comunhão: Ele para nós e nós para Ele.” (John Piper)
Esse pequeno detalhe nos força(liberalmente) a buscar a orientação de Deus para nossos negócios no melhor manual de prosperidade que já foi escrito.
A Bíblia é fonte de sucesso, vitórias e conhecimento:
Isaías 41:10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
“O cientista bem-sucedido e o fanático delirante distinguem-se pela qualidade de suas inspirações.” (Richard Dawkins)
O que lhe inspira a buscar algo lhe inspira também para o resultado dessa busca.
A inspiração que vem da vingança, da ganância, do ódio, do egoísmo é a mesma que leva ao insucesso.
Muitos profissionais cavam a cova, ao invés de construírem o pódium.
Por outro lado, quando somos inspirados por Deus, através de Sua palavra ou por Seu emissário, temos a certeza que o final será de alegria.
"O homem possui geralmente as boas ou más qualidades que atribui à humanidade." (William Shenstone)
Veja como um detalhe pode influenciar um gosto:
“59% dos consumidores do mundo peferem a Coca(Cola) em garrafa de vidro. Isso inclui 63% dos clientes dos Estados Unidos e 63% do Reino Unido.” (Brand Sense)
A garrafa da Coca-Cola tornou-se um ícone. No entanto, os executivos não observam isso:
“Hoje, estima-se que mais de 98% de toda Coca vendida nos Estados Unidos é servida em plástico, metal ou papel – mas não em vidro." (Brand Sense)
Preocupam-se com custos, mas não em satisfazer o Cliente.
Coisa de profissional que fica atrás de mesa e de frente para números.
A concorrente está adorando!
A simplicidade é um detalhe que faz diferença.
“Ao procurar surpreender positivamente seu cliente, não pense em soluções mirabolantes e complexas. Normalmente as melhores idéias estão na simplicidade.” (Luiz de Paiva)
Tem problemas cujas respostas são simples:
“Nos primórdios da humanidade o trabalho estava mais associado a sacrifício; no decorrer da história, sua realização passa pela necessidade de segurança; já no momento atual é visto também como uma fonte de satisfação pessoal e auto-realização... Portanto, atender bem não tem nada a ver com poderes sobrenaturais, basta tratar o cliente como você gostaria de ser tratado.” (Débora Martins)
O maior percentual de perdas de clientes é por mau atendimento. Esse simples detalhe de tratar o cliente como você gostaria de ser tratado economiza custos e horas de treinamento.
E quer ver como Jesus já ensinava isso há tempos:
Mateus 22:39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Esse novo mandamento enquadra o cliente também.
Como você se sente quando um vendedor, consultor, executivo de vendas ou qualquer outro profissional de vendas o trata sem valor?
Na vida pessoal e na vida profissional, devemos amar como gostamos de ser amados.
Observar detalhes diferenciais o torna acima da média:
“Ou você é diferente ou você é mais barato.” (Philip Kotler)
E conquistar mercado apenas por preço é uma guerra!
“Uma pesquisa feita pela Forum Corporation, nos EUA, indicou que treze grandes companhias industriais e de serviços perderam 70% dos clientes, devido à falta de atenção com que foram tratados por funcionários da linha de frente, sendo que 15% as abandonaram por problemas de qualidade e outros 15% por problemas de preço.” (João Baptista Sundfeld)
O atendimento cordial, eficiente e que valoriza o cliente ajuda na fidelização.
É um detalhe que ainda não é observado por muitas empresas e profissionais.
Marcas globais igualaram vantagens em seus produtos.
Qualidade deixou de ser diferencial para ser pré-requisito.
“A visão das organizações do ser humano como um fator de produção, sempre esteve ligada ao mercado e nos últimos anos vê-se que o modelo do mercado, voltado ao produto praticamente está esgotado, na exata medida em que os produtos estão cada vez mais assemelhados, perdendo assim diferenciais competitivos.” (Ricardo Farah)
A solução é satisfazer quem vai usar o produto. E esse alguém gosta de ser bem tratado.
“Eu não tenho compradores, eu tenho amigos!... A venda não acaba quando o cliente compra, ela está apenas começando...“
(Joe Girar – Vendedor de Carro(EUA))
PALAVRA DE VITÓRIA PARA ESTA SEMANA:
Mateus 21:21-22 Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.
Sem fé é impossível agradar a Deus.
A fé é o pequeno detalhe que nos aproxima de Deus e das vitórias que Ele tem preparado para você.
A falta de fé torna impossível a prosperidade plena.
Não desista do Senhor:
DEUS É FIEL!
Você nunca, nunca estará.
Reunião realizada por Nilson e Taniclaer Fante
|