Superando as adversidades
domingo, 30 agosto 2009

 

HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 5 – Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 31/08/09
 
Ao começar nossa reunião...
 
Aqueles que seguem em frente apenas quando as coisas estão a seu favor nunca serão bem-sucedidos em seus esforços. O valor de uma realização cresce em meio a lutas, dificuldades, obstáculos e incompreensões.”(Richard Honner)
 
Há um ditado popular que diz que “pra baixo, todo santo ajuda”.
Quando se tem dinheiro, o vento está a favor, o sol brilha, a saúde está boa, tudo contribui para que a felicidade pareça plena. Os amigos estão por perto, os colegas sorriem, o vizinho cumprimenta…
 
Basta um pequeno problema e a sorte muda.
Queiramos ou não, a vida não é feita somente de vitórias. Existem as derrotas. E aprendemos mais na dificuldade que na facilidade.
 
Deus permite, e até contribui, que adversidades sujam em nosso caminho para lapidar nosso potencial e explorar os limites de nosso talento.
 
 
Atitude é uma coisa pequena que faz uma grande diferença.”(Winston Churchill)
 
O Primeiro Ministro inglês era conhecido por ser um chato (que o diga a mulher…). Ele tinha como sonho ser o primeiro ministro da Inglaterra, mas não conseguia.
Ele era frontalmente contra o nazismo e alertava para o perigo da política de Hitler. Quase ninguém o ouvia. Até que Hitler ameaçou invadir a ilha britânica.
 
Em pouco tempo, Churcill passou a ser o comandante do país no esforço de guerra. Conseguiu vencer as adversidades que lhe apareceram no caminho e uniu o povo inglês na luta contra o domínio alemão.
 
Finda a guerra, ele perdeu a eleição para o seu vice-primeiro ministro. Mesmo assim, ficou para a história como um grande estadista.
Se Churchill tivesse se deixado levar pelas dificuldades, seria um anônimo na história inglesa. E Hitler poderia ter dominado a Europa. 
 
 
"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.”(Horácio – 64ª.C. – 8ª.C)
 
A adversidade pode ser entendida em uma caminhada.
Na descida, o esforço é mínimo. Na subida, o esforço deve ser maior para vencer a força da gravidade. Nesse esforço, colocamos em prova nossa capacidade física, a saúde do coração, a necessidade de chegar ao objetivo.
 
Salmos 60:9;12Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom?
Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos.
 
Davi sabia quem poderia ajudá-lo a vencer as dificuldades em governar Israel. Adversidades criadas pelos inimigos, pelo povo e por ele mesmo.
E Davi vencia, porque tinha Deus para socorrê-lo. E você?
 
"Os espinhos que colhi são da árvore que plantei."(Lord Byron)
 
Não pense que as adversidades são criadas apenas por quem quer nos derrotar.
Nós mesmos somos responsa’veis por grande parte dos problemas que temos, sejam profissionais, sejma pessoais, sejam espirituais.
E tudo por ignorância ou teimosia.
 
“As tentações que acompanham a prosperidade são muito maiores (e muito mais sutis) que aquelas que acompanham a adversidade.” (Charles Swindoll).
 
Como falamos, quando tudo vai bem, imaginamos ser intocáveis. É ai que podemos colher espinhos.
Esquecemos que somos falíveis, fracos, humanos.
Na alegria, esquecemos de Deus e da oração. Abrimos brechas para que o inimigo maior acesso o “eu” e fomente a auto-suficiência.
O sábio Rei Salomão pôs tudo a perder, porque pensou que era intocável.
 
Adversidade é o mesmo que tribulação:
Adversidade:
1. Sorte adversa; infortúnio.
 
Tribulação:
1. Aflição, adversidade.
2. Perseguição.
3. Desassossego.
4. Trabalho.
5. Angústia.
(Fonte: Priberam)
 
E a bíblia ensina que todos passarão por tribulações de todo tipo: saúde, profissão, dívidas, amor…
E que devemos ter uma atitude certa quando isso acontecer:
 
Salmos 107:6E clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias;
 
 
“Cada fracasso é uma benção disfarçada, pois nos dá sempre uma lição que talvez não aprenderíamos nunca de outra forma. Quase todos os fracassos são apenas, derrotas temporárias.”(Gilcér Regina)
 
 
O exemplo da ostra:
Ao perceber que um grão de areia penetrou em sua concha, ela tenta expulsá-lo. Se não consegue, transforma-o em uma valiosa pérola.
 
 
Quandos grãos de areia você conseguiu expelir?
E quantos o fizeram resmungar, blasfemar, irritar, chorar, lamentar e outros verbos terminados em “ar”?
 
Imagina se tivessem sido transformados em pérolas. Você estaria rico.
Esses grãos de areia que poderiam ser transformados em pérolas foram chances que você teve, ou está tendo, de repensar, ousar, criar, acreditar e outros verbos terminados em “ar”…
 
"No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade." (Albert Einstein)
 
Eclesiastes 7:14No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. 
 
O passado é para refletir.
O futuro a Deus pertence.
O presente é para conquistar sabedoria.
Deus pode lhe orientar a enfrentar as adversidades novas ou aquelas que insistem em lhe incomodar.
Quem sabe o passado ainda não ensinou o suficiente.
Não sabemos o amanhã. Deus pode moldá-lo e modificá-lo conforme Sua vontade, mas nós podemos pedir que ele mude aquilo que nos incomoda.
E pode ser que o que precisa ser mudado é a gente mesmo…
 
 
"Não somos muito fãs de adversidades. Mas o fato é que a adversidade nos traz grandes oportunidades. As adversidades têm o poder de eliciar em nós recursos e inteligências que, se não tivéssemos passado por aquela experiência turbulenta, provavelmente não conheceríamos em nós competências que estavam "adormecidas". A desvantagem da adversidade acontece quando ela gera um alto nível de pressão constante e desmedida, onde os colaboradores não têm capacidade de assimilá-las e começam a entrar em desgaste, fadiga, exaustão, influenciando negativamente o desempenho organizacional.(Eduardo Carmello)
 
O exemplo de Maximus, personagem do filme “Gladiador”:
“Irmãos, o que fazemos na vida, ecoa na eternidade.”
 
De general romano a escravo, de pai e marido a viúvo e sem família, ele viveu severas adversidades.
Venceu todas e morreu em paz(na estória do filme).
 
“Para o líder resiliente, o foco não deve estar na adversidade e sim no propósito e na capacidade de sua equipe em superá-la. Não há nenhuma necessidade de se criar adversidades, pois já há muitas exigências e estímulos a serem cumpridos.”(Eduardo Carmello)
 
 
Resiliência:
1. Fís. Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.
2. Fig. Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.
(Fonte: Priberam)
 
 
De Deus não vem o mal, mas por que sofremos adversidades?
Enfrentamos desafios e isso nos aprimora. Gostemos ou não!
 
O próprio Jesus avisou:
 
João 16:33Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
 
Os evangelhos estão repletos de adversidades que Jesus enfrentou.
As autoridades religiosas queriam pegá-lo em qualquer falha para humilhá-lo, mas não cnseguiram. Jesus buscava ajuda do Espírito Santo para cumprir a missão dada pelo Pai.
A vitória de Jesus pode parecer uma adversidade, mas a crucificação era o objetivo dele. E nada o impediu.
 
 
"As dificuldades devem ser usadas para crescer, não para desencorajar. O espírito humano cresce mais forte no conflito."(William Ellery Channing)
 
Podemos usar as adversidades como ensino para vencer outras que aparecerão no futuro.
 
 
"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.“(H. W. Beecher)
 
 
Lembre-se que foi Deus quem lhe deu as habilidades que possui. Por isso, Ele sabe o tamanho dos problemas que você pode superar.
 
Salmos 107:8-9Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!
 
Alegre-se se Deus está exigindo muito de você.
É sinal que sua capacidade é igualmente grande.
Se essa explicação não servir de ajuda, veja outras…
 
 
Por que as adversidades são benéficas?
Veja as razões enumeradas pelo especialista em motivação Jeff Kelly.
 
1 - Adversidades colocam as coisas em perspectiva: Quando você tem um problema realmente sério, começa a ver que outras coisas são insignificantes perto daquilo.
 
Nota: Quando tudo vai bem valorizamos demais as coisas do mundo, esquecendo o simples, o bom e o espiritual.
 
2 - Adversidades nos fazem apreciar o que temos - e como chegamos lá: O que vem fácil vai fácil.
 
Nota: Aquilo que não é nosso não será nosso. Se a busca por algo está trazendo muitos transtornos, verifique se compensa continuar buscando.
 
3 - Adversidades nos tornam mais fortes: Se você tivesse que fazer uma operação, quem você escolheria? Um médico experiente, ou um recém-formado?
 
Nota: A experiência é fruto das adversidades. Os mais novos tem mais energia e mais tempo para apreender o que os “velhos” já sabem.
Quantas vezes você ironizou um conselho de seu pai ou mãe?
 
4 - Adversidades nos obrigam a mudar e agir... É muito mais fácil chegar ao topo do que permanecer lá, porque a acomodação é uma tendência natural do ser humano. Nada como um bom problema para reacender o ''olho do tigre''.
 
Nota: A vitória é o estimulante para outra vitória. Sem ganância, mas a ambição sadia de aperfeiçoar, servir melhor. Quem se acomoda, engorda.
 
 
5 - Adversidades são grandes mestres: Em cada erro há uma lição a ser aprendida. O que causou na verdade este problema? Porque ele surgiu? Como ele cresceu e tomou estas proporções?
 
Nota: Os acertos surgem das tentativas e erros. Não se envergonhe de tentar de novo. As grandes descobertas surgiram de grandes fracassos.
 
 
6 - Adversidades mostram novos caminhos: Problemas sérios são, talvez, a única maneira que a Vida tem hoje em dia para fazer-nos parar e pensar.
 
Nota: Você já deve estar pensando como vai resolver os problemas amanhã. Deixe o amanhã chegar, “a cada dia seu mal”. Aproveite cada minuto e descubra o sentido da vida.
 
7 - Adversidades aumentam a confiança: Antes de reclamar da sua má-sorte, lembre-se que problemas são, na verdade, pedras com as quais se pavimenta o caminho do sucesso.
 
Nota: Não lamente, insista. Não resmungue, ouse.
A bíblia nos ensina que o povo de Israel vagou 40 anos no deserto porque viu as adversidades que teria para tomar a terra prometida e não enfrentou o problema de frente.
 
“Você pode ser brilhante no que faz e gerir muito bem as suas emoções, mas, se o seu mundo se desmorona quando se depara com uma situação adversa, estará a comprometer, certamente, o seu desenvolvimento profissional”(Paul Stolz)
 
Diga para as adversidades que você tem um grande Deus e que Ele pode tudo.
Lembra de Davi e Golias?
Essa história repetida continuamente é um grande exemplo de como encarar a adversidade de frente e vencê-la com competência, ousadia e fé em Deus.
 
Se Deus colocou a adversidade na sua frente é porque você pode derrotá-la.
 
PALAVRA DE VITÓRIA PARA ESTA SEMANA:
 
Salmos 27:1O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
 
Não peça para Deus tirar a montanha de sua frente…
Peça força e sabedoria para transpô-la.
De montanha em montanha você conquistará o mundo!
Boa semana.
Que Deus o abençoe!
 
Não desista do Senhor:
 
DEUS É FIEL!
 
Você nunca, nunca estará.
 
Reunião realizada por Nilson e Taniclaer Fante