Erros de Gestão
quarta, 23 setembro 2009

 

HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 5 – Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 21/09/2009
 
ERROS DE GESTÃO DAS EMPRESAS – Referência: Geraldo Leal de Moraes
Ao começar nossa reunião...
 
“Nosso caráter é aquilo que fizemos quando achamos que ninguém está olhando.” Michael Stuart Brown
Procuramos sempre agir de forma correta quando nosso nome e nossa imagem estão em jogo. Mas quando ninguém está olhando, qual é a nossa atitude?
Temos agido de maneira uniforme em nossa vida? O caráter de um homem é revelado não nos momentos em que ele tem que tomar atitudes sob os olhos da multidão. A sua essência, seus valores e seu verdadeiro caráter será revelado quando ele estiver sozinho e tomar determinadas atitudes.
 
EVOLUÇÃO DA GESTÃO
Nos últimos 50 anos, muitos fatores contribuíram para que as empresas fossem melhor administradas. A globalização, as novas tecnologias e a facilidade do acesso a informações estratégicas e decisivas das companhias são alguns aspectos que atuaram de forma decisiva para essa melhoria.
Na contramão de todas estas novas ferramentas de gerenciamento dos negócios, os erros cometidos pelos gestores continuam os mesmos. Uma pesquisa realizada em 1946 pela revista Seleções de Reader´s Digest mostra quais são os erros mais comuns na gestão das empresas.
 
O QUE DEUS NOS FALA:
LUCAS 14:28 Se alguém de vós está querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar?
O planejamento é primordial em todos os momentos de nossa vida e principalmente quando estamos falando de negócios, empreendimentos, onde os riscos envolvidos são muito grandes. Precisamos avaliar com muita calma e sabedoria tudo que envolve e tudo que pode influenciar os resultados das atividades exercidas.
 
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
“Quando você não tem tempo, vá devagar. Quando você tem tempo, comece já”.
A urgência nas decisões não pode ser confundida com impulsividade. “A decisão é urgente e séria? Fique calmo. Respire fundo e tente manter seu lado racional funcionando bem para que o que prevaleça seja a agilidade e não a pressa”.
Quando se tem um longo tempo para a análise de uma questão ou implantação de um projeto, costuma-se deixar para a última hora. “Se o tempo é estendido, quer dizer que se pode traçar um plano que faça com que todas as metas sejam cumpridas num tempo tranqüilo, mas é muito importante deixar sempre uma folga para imprevistos”.
“Porque deixar para o dia seguinte o que se pode fazer hoje?”
 
O QUE DEUS NOS FALA SOBRE O TEMPO
ECLESIASTES 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Deus nos fala claramente pra administrarmos nosso tempo com sabedoria há tempo pra tudo e a adequada utilização dele será fundamental para determinar sucesso ou fracasso.
 
O TEMPO DE CRESCIMENTO
Normalmente ou o gestor quer que a companhia cresça muito rápido, ou se acomoda num ritmo de crescimento aquém das suas reais potencialidades.
Na primeira situação, fica muito fácil perder as rédeas dos negócios, não conseguir atender os clientes com a qualidade esperada e perder credibilidade.
Os acomodados correm o sério risco de serem taxados pelo mercado como uma empresa que parou no tempo. O tempo é um dos fatores mais importantes na administração de uma empresa.
Administrar corretamente o tempo e usá-lo a favor dos negócios é uma ferramenta que pode ser decisiva para o cliente e para a sobrevivência da empresa.
 
PROJETOS PERFEITOS ESTÃO NA PRATELEIRA
A perfeição na implantação de um projeto só é atingida na teoria. “Por mais bem elaborado que um plano seja, há muitas coisas imprevisíveis que podem acontecer no meio do caminho”.
“Tão importante quanto planejar bem, é saber lidar com esses fatores inesperados”.
 
 
PEQUENA ESCALA, GRANDE IMPORTÂNCIA
Lançar um produto e/ou um serviço sem antes testá-los em pequena escala é um erro muito comum nas empresas. Não importa que o foco da empresa seja uma camiseta, uma nova ferramenta de software ou um carro, só é possível dimensionar seus resultados através de testes em pequena escala.
Pra evitarmos transtornos, esse tipo de dimensionamento deve ser feito antes mesmo do lançamento oficial do produto ou serviço. Na ocasião do lançamento, é comum que as empresas já estejam com uma grande quantidade fabricada e até mesmo com investimentos em marketing destinados.
 
PREÇO: O VILÃO DA FALTA DE INFORMAÇÃO
Um erro muito freqüente praticado pelas empresas é a colocação de preços em desacordo com a realidade do mercado. Se o preço estimado for muito acima do valor aplicado no cenário de negócios que a empresa atua, ou ela tem um diferencial competitivo muito forte ou estará fadada a não conseguir conquistar os clientes – já que esse é um dos fatores decisivos, se não for o principal, na hora da venda.
Uma prática muito difundida entre as empresas é jogar o preço lá embaixo no lançamento de um novo produto e progressivamente atingir o valor de ideal de mercado. Mas é preciso muito cuidado com esse tipo de estratégia. Além disso, é necessário estar atento ao olhar do cliente sobre os produtos, para que ele não associe baixo custo, com baixa qualidade.
 
NÃO SUBSTIME A CONCORRÊNCIA
Por mais inovador e avançado que seja o seu produto ou serviço, ele sempre vai ter concorrência. Não acreditar no potencial dela é outro erro comum para os gestores. Costumamos direcionar os nossos pensamentos sobre concorrência apenas para empresas exatamente do mesmo segmento de atuação que o nosso. Está errado.
 Há concorrentes em diversos âmbitos: de produtos similares e diferentes, de locais próximos e distantes, de tamanhos grandes e pequenos.
Além de estar atento aos movimentos da concorrência, o bom gestor encara cada um de seus rivais de mercado como um desafio e consegue vê-lo como um estímulo e como ameaça para a empresa que administra.
Aquela empresa que fizer a melhor leitura do seu mercado, avaliando de maneira correta e objetiva seus concorrentes e os seus clientes sairá vencedora naquele momento.
 
INVESTIMENTO INICIAL
Começar uma empresa sem os recursos financeiros abaixo do necessário é desaconselhável por diversos motivos. Com um valor muito reduzido, não há como estar preparado para alguns riscos e nem como realizar os investimentos para que a empresa possa crescer de forma saudável.
Começar um negócio dependendo de linhas de crédito ou de empréstimos muito altos pode comprometer o crescimento a longo prazo.
Iniciar um novo negócio com um valor muito acima do necessário também não é saudável, porque as empresas que começam com um alto valor geralmente não aplicam de forma correta por saber que ainda há dinheiro em caixa. Isso gera uma instabilidade na gestão e na tomada de decisão que não é saudável para o mercado e para a visão dos clientes.
 
SABER ONDE PISA
Qualquer que seja o negócio que está sendo iniciado é preciso ter conhecimento daquele mercado. Não realizar pesquisas e não analisar exatamente qual é o cenário que a companhia atuará é um erro muito comum nas empresas.
Muitas vezes, o gestor tem uma idéia e acredita que ela dará certo. Por mais genial que seja, se não houver um suporte de informações coerentes sobre o mercado para análise e se ele não tiver experiência no ramo de atuação que está entrando, dificilmente conseguirá colher os lucros.
 
DEUS NO CONTROLE
PROVÉRBIOS 14:6 O escarnecedor procura a sabedoria e não a encontra, mas para o prudente o conhecimento é fácil.
Não basta querermos buscar o conhecimento, precisamos procurar no lugar certo, acreditar na palavra do Senhor, jamais duvidar de sua sabedoria e do seu domínio de tudo e de todos, desta forma, seremos abençoados.
 
RETORNO DO INVESTIMENTO
Quando um empréstimo é necessário para que um negócio seja iniciado e se tem um plano confiável para seguir, não se pode esquecer de orçar e planejar de que forma e em quanto tempo esse montante será pago.
Cálculos são necessários para que o resultado da empresa ou produto lançado seja suficiente para cobrir os custos de financiamento do investimento e até mesmo a remuneração do capital investido.
Se o empréstimo for mesmo necessário, não há problemas em fazê-lo. Desde que seja feita uma análise sobre qual é a melhor forma de quitar a dívida e em quanto tempo.
Jamais os primeiros lucros podem ser diretamente revertidos para o pagamento do empréstimo inicial é justamente nesse período que a empresa precisa mais de recursos para se estabilizar no mercado.
 
 
 
BUSCAR A SABEDORIA DE DEUS
PROVÉRBIOS 18:15 O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.
O conhecimento vem da através da busca constante do saber de Deus, e a sabedoria vem da transformação deste conhecimento em atitudes que nos façam prósperos.
 
GASTOS INESPERADOS
Mesmo que antes da abertura oficial do negócio todos os planejamentos estejam feitos, não se pode esquecer que há situações que não podem ser previstas. Não prevenir financeiramente a empresa de gastos inesperados e recessões é erro muito comum na gestão das empresas.
O planejamento estratégico é fundamental e é capaz de traçar limiares de crescimento e mercado para o negócio que está surgindo. Mas é imprescindível que nele estejam também previstos montantes para custos e situações de mercado inesperadas.
“A melhor maneira de ganhar dinheiro é deixar de perdê-lo”. Rolim Amaro
 
PLANEJAMENTO COM DEUS
PROVÉRBIOS 16:9 O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos;
“Não estava chovendo quando Noé construiu sua arca”. Howard Ruff
 
DAR CRÉDITO E OBTER CRÉDITO
Muitos gestores cometem erros ao administrar incorretamente a questão do crédito na sua empresa.
Comprar usando recursos dos fornecedores para financiar seu capital de giro requer conhecimento e muita cautela. Quando um negócio é novo, é complicado assumir o risco de utilizar um valor para depois pagá-lo. Não há uma previsão exata de quando será possível devolver o montante.
A concessão de crédito aos clientes sem critérios de avaliação é muito perigoso. O risco de negligência com as dívidas é um preço bastante alto para ser pago por empresas e negócios que estão no início. Num primeiro momento, é o valor das vendas que impulsionará novos investimentos. Se esses recursos não chegarem e a empresa ainda tiver que arcar com os prejuízos de um produto que já foi entregue, fica complicado prever um crescimento saudável.
 
O DILEMA DO CRESCIMENTO
Crescer é sempre bom e quanto mais melhor, certo? Errado. Empresas que apresentam um crescimento muito acima do previsto geralmente não tem infra-estrutura para atender aos clientes e as demandas com qualidade. Uma explosão de crescimento no início do negócio pode significar preços muito baixos e despreparo do gestor para gerenciar seus clientes.
 
A NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO
As ferramentas de controle que geram uma visão estratégica e geral das companhias estão cada vez mais difundidas. Nem toda a tecnologia do século XXI consegue tirar a falta de informações precisas sobre os negócios do posto de erro mais freqüente na gestão dos negócios.
A aquisição de ERP’s e de softwares de gerenciamento não garante que as informações sejam utilizadas de forma coerente. Os dados extraídos desses sistemas, aliados ao planejamento estratégico da empresa, precisam ser capazes de gerar decisões precisas e uma ampla visão do que é possível ou não fazer pela empresa e pelos seus clientes.
 
MISTURAR AS CONTAS DA EMPRESA COM AS CONTAS DO SÓCIO
Ligar a empresa a hábitos pessoais de extravagância e possuir muitos familiares na folha de pagamento são dois clássicos erros que continuam sendo apontados como recorrentes nas empresas.
A divisão da vida pessoal e profissional das pessoas precisa aumentar. Bens e negócios da empresa não podem ser usados para realizar desejos pessoais e nem para empregar parentes inúteis na cadeia produtiva.
 
O QUE NOS ENSINA A PALAVRA DE DEUS
PROVÉRBIOS 15:14 O coração entendido buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia.
Devemos buscar conhecimento a todo momento e jamais achar que sabemos tudo, pois o conhecimento se renova a todo momento.
 
SOU DONO DO MEU NEGÓCIO AGORA TEREI VIDA BOA
Dentre as principais falhas de gestores é confundir a liberdade de ter seu próprio negócio com a possibilidade de trabalhar ou não, conforme seus desejos.
Você conseguiu montar seu próprio negócio. Ótimo! Agora, sim, mais do que nunca, está na hora de dar tudo de si para conseguir conquistar os rendimentos pretendidos e a estabilidade do negócio.
 
 
 
 
O QUE DEUS NO FALA
PROVÉRBIOS 11:18 O Ímpio recebe um salário ilusório; mas o que semeia justiça recebe galardão seguro.
“Se praticares os mesmos erros do ano passado, este ano colherás os mesmos frutos.” Luis de Camões
 
O CAMINHO É O CLIENTE
Escapar dessa listagem de erros no processo administrativo por si só não basta. É preciso estar atento aos desafios que o mercado apresenta. Para auxiliar nessa percepção e no processo de evolução das empresas, é preciso direcionar as ações para os clientes. Monte uma estratégia com foco do cliente e trabalhe com uma filosofia de melhoria permanente e contínua, sempre interagindo com o cliente e suas expectativas, quem tem um cliente tem um patrimônio, cuide do seu.
Não basta conquistar clientes. Tenha a consciência que seu cliente conhece os seus concorrentes, o fato de ele estar satisfeito, também não significa que você tem uma qualidade indiscutível, tenha seus funcionários preparados, sempre que preciso você deve poder contar com o empenho de todos, para isso você deve prepará-los adequadamente, porque eles são peça fundamental no seu negócio.Depois da conquista vem a fidelização, sem ela você pode não obter o sucesso esperado.
 
A SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA?
Apenas 14% dos gestores consideram a força de trabalho de suas empresas muito preparadas para enfrentar as inevitáveis - e cada vez mais rápidas - mudanças do mercado. Ou seja, somente pouco mais de um sexto das companhias consideram-se aptas a enfrentarem uma situação que já se tornou uma constante do mundo corporativo: a necessidade de inovar diante de uma adversidade. Fonte: Pesquisa IBM
“Há dois tipos de pessoas que não interessam a uma boa empresa: as que não fazem o que se manda e as que só fazem o que se manda.” Henry Ford
 
CUIDADO COM A ECONOMIA DE PALITO
Com a redução da demanda, perda de contratos e oportunidades que não aparecem, é natural que venham os cortes. Uma recomendação importante está na cautela em relação dos cortes. Cuidado com o "corta tudo". Na retomada pode fazer falta. O desperdício, o desnecessário, o supérfluo, deve ser cortado sempre. Muitas empresas começam com o corte de itens que não afetam o seu negócio.
 É a chamada "economia de palito". Cortar pessoal, treinamentos, sistemas, investimentos, entre outros, pode prejudicar estratégias de busca de novos negócios e até mesmo enfraquecer estrategicamente a empresa quando os negócios voltarem.
 
 
CONFIAR EM DEUS
SALMOS 37:34 Espera no SENHOR, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados.
A vitória foi de quem nunca duvidou dela. Raul Follerean
Para aqueles que confiam, são justos e obedecem as leis de Deus, momentaneamente podem até não receber suas recompensas, mas com certeza ela está preparada para todos eles.
 
Palavra de Vitória para esta semana:
SALMOS 1:3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
As promessas que Deus tem para nossas vidas, nosso negócios são grandiosas, cabe a nós somente acreditar nelas e tomar posse de tudo aquilo que Ele tem preparado para nós.
 
 
NÃO DESISTA DO SENHOR: DEUS É FIEL
VOCÊ NUNCA, NUNCA ESTARÁ SÓ!

Estudo apresentado por Wilson Aragão Jr.