Quando parece ser o fim...
segunda, 09 novembro 2009

 

HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 5 – Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 09/11/2009
 
Quando parece ser o fim...
 
Ao começar nossa reunião...
 
"Não me ofereça coisas.
Não me ofereça sapatos.
Ofereça-me a comodidade para meus pés e o prazer de caminhar.
Não me ofereça casa.
Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade.
Não me ofereça livros.
Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento.
Não me ofereça discos.
Ofereça-me lazer e a sonoridade da música.
Não me ofereça ferramentas.
Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas.
Não me ofereça móveis.
Ofereça-me conforto e tranqüilidade de um ambiente aconchegante.
Não me ofereça coisas.
Ofereça-me idéias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios.
Por favor, não me ofereça coisas."
(Autor desconhecido)
 
 
Quando não sabemos mais qual é o nosso negócio, sentimos a incômoda sensação de que o fim está próximo.
Envelheci…
Perdi o feeling…
Estou cansado…
Os clientes mudaram…
O mercado ficou mais concorrido…
A tecnologia avançou demais…
Estou pensando em mudar de ramo…
Eu sabia que não ia durar muito…
Não era isso que eu queria…
Dá muito trabalho…
 
São diversas as expressões utilizadas como desculpas para mascarar a verdade.
Quando perdemos o foco do nosso negócio, parece ser o fim!
 
 
2 Reis 4:1Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos.
Esse versículo nos mostra a que situação podemos chegar.
Comparando a uma empresa, o fundador morre e a família não tem como continuar o negócio diante de tantas dívidas acumuladas.
Parece ser o fim.
No entanto, a mulher busca ajuda de quem poderia realmente oferecer solução e não apenas paliativo.
No final do capítulo, a fartura de produto mostra que somente Deus pode determinar o fim.
 
 
Quando será o fim?
 
O mundo vai acabar em 2012!
O marketing de Holywood está causando medo mundo afora.
O filme que mostra o fim do mundo baseado em uma previsão do povo Maia deverá levar muitos curiosos a gastar para ver essa bobagem.
O diretor fez outros filmes catástróficos: Independence Day e O Dia Depois de Amanhã.
E o estúdio vai ganhar muito dinheiro com esse filme cujo enredo mostra que um planeta chamdo Nibiru vai chocar-se com a terra.
 
“Fico impressionado com a capacidade das pessoas em se deixar levar por invenções como essas. Não existe absolutamente nada de verdadeiro nos ditos ‘fatos científicos’ que levarão à terrível destruição do mundo em 2012. Não existe um planeta X, ou Nibiru, cuja órbita alongada aproxima-o da Terra de tempos em tempos, causando devastações apocalípticas.” (Marcelo Gleiser – Astrofísico)
 
O autor destaca como o cidadão comum é vulnerável às ações do marketing e da mídia.
A falta de conhecimento e de discernimento leva-o a acreditar em tudo que se diz ou mostra com relativa massificação.
 
Josef Goebbels afirmou:
“Uma mentira dita mil vezes torna-se uma verdade.”
 
 
Deus pôs fim ao mundo muito tempo atrás:
Gênesis 7:17;19-20 Veio o dilúvio sobre a terra durante quarenta dias; As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo do céu foram cobertos.
Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e assim foram cobertos.
1 côvado equivale a 45cm
 
 
Deus não avisou, não fez filmes, não noticiou. Apenas fez.
Então, se Ele vai acabar com o mundo, não será através de lendas, cálculos ou artifícios humanos.
Cuidado para não se deixar levar por bobagens ou truques de marketing.
Mantenha-se firme na fé.
 
 
A Nasa já desmentiu essa tese que é apenas um enredo de um filme, feito para ganhar dinheiro.
 
E esse é o sucesso de Hollywood: o foco em seu negócio.
E qual é o negócio de Hollywood?
Produzir filmes.
 
E qual é o seu negócio?
 
"A questão é que tão raramente perguntamos de forma clara e direta e tão raramente dedicamos tempo a uma reflexão sobre o assunto, que esta talvez seja a mais importante causa do fracasso das empresas."(Peter Drucker)
 
Se diversificarmos demais o nosso negócio, ele torna-se vulnerável ao mau humor do mercado.
Ao contrário, focado no objetivo do negócio, fica mais fácil superar adversidades e crescer investindo tempo, energia, dinheiro e buscando conhecimento e novidades.
 
Veja como Hollywood superou as adversidades do mercado por estar focada no seu negócio: produzir filmes.
 
Os filmes eram produzidos para o cinema.
No final da década de 1940, surgiu a TV. O cinema iria decair.
 
Os empresários decidiram produzir filmes e séries para a TV.
As séries de maior sucesso foram transformadas em filmes para o cinema.
 
Nos anos de 1970, surgiu o vídeo tape doméstico. A TV poderia decair.
Os produtores passaram a vender filmes em fita VHS(vídeo home system).
 
Nos anos de 1980, a TV a Cabo expandiu. A TV aberta e o vídeo poderiam decair. Os grandes estúdios criaram suas próprias TV’s a Cabo: Warner, Sony, Universal, MGM. E passaram a exibir os filmes 24 horas ao dia.
 
Início do século 21, o DVD ganha mercado. A fita “morre”. Os estúdios passaram a fornecer os filmes em DVD.
 
2009 – O Blu Ray Disc surge. Novos e velhos filmes estão sendo lançados na tecnologia do vídeo em alta definição.
 
 
Deus revigora, mostra um novo dia, uma nova visão…
 
Isaias 40:28-31 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento.
Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.
 
 
E o seu negócio, tem evoluído ou tem involuído?
 
O mercado, na verdade, não tem expectativas em relação ao empreendedor. Ele quer o atendimento das suas necessidades. Quando o mercado procura um produto de qualidade, busca o melhor possível. Se ele procura um bom serviço, quer a mesma coisa.” (José Dornelas)
 
Ou seja:
Se o seu negócio não atende as expectativas de seus clientes, eles procurarão outro que os satisfaçam.
 
Ou você gosta de ser mau atendido e ser decepcionado com seu fornecedor constantemente?
 
Precisamos ser éticos com nosso negócio, isto é, atender nossos clientes como gostamos de ser atendidos quando agimos como clientes.
 
 
 
O fim é inevitável no sentido de que há tempo cumprir sua missão.
Todos e tudo tem tempo determinado:
 
Eclesiastes 3:1-2 Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
 
 
A sua vida, seus negócios, seus sonhos, suas conquistas, tudo tem tempo certo para acontecer e para durar.
No entanto, não devemos antecipar o fim, nem ficar ansiosos por isso. Deus nos deu talentos para serem utilizados para conquistar vida melhor.
Porém, o homem tem a mania de querer mudar essa vontade de Deus, criando fatos e realizando atos que apenas trazem aflição e tristeza.
Fuja dessa armadilha. Crê em Deus e continue trabalhando.
 
 
Para evitar o fim, procure descobrir qual é o seu negócio.
 
“Manter o foco nos negócios é um desafio constante nos dias de hoje. Com a avalanche de informações e atividades a nos assolar, fica difícil diferenciar o que é prioridade e o que vai dispersar a energia. É primordial manter o foco, se você espera alcançar o sucesso em qualquer empreendimento.” (Renato Fridschtein)
 
Somos bombardeados com oportunidades para ganhar dinheiro, conquistar a prosperidade, ficar ricos.
Sem conhecer qual é o nosso negócio, ficaremos perdidos em meio a tantas oportunidades. Faremos mau e porcamente aquilo que realmente nos trará sucesso.
 
“A regra de Pareto nos diz que 20% de que fazemos traz 80% dos resultados, enquanto dedicamos 80% do nosso tempo para realizar os 20% restantes.” (Renato Fridschtein)
 
(A Lei de (Vilfredo) Pareto afirma que para muitos fenômenos, 80% das conseqüências advém de 20% das causas. - Lei de Joseph Juran que homenageou o economista italiano - Wikipédia)
 
 
Um fenômeno que se apresenta por certo tempo denominamos de ciclo.
São diferentes tipos de ciclos: econômico, meteorológico, biológico, astronômico…
 
O Brasil viveu diferentes ciclos econômicos que delinearam a economia:
Pau Brasil, ouro, cana de açucar, agricultura.
 
O mundo presenciou o duelo entre o capitalismo e o comunismo.
O comunismo não se sustentou e dizem que o capitalismo está no fim.
 
O capitalismo está em sua fase senil apresentando os seguintes sintomas do fim iminente:
“A decadência da potência hegemônica; a crise urbana e a decomposição das cidades; a degradação estatal-militar com a hipertrofia bélica da potência central; o bloqueio tecnológico, fundado no conceito de limite estrutural do sistema tecnológico, de Bertrand Gille; e a hipertrofia financeira conjugada com a desaceleração de longo prazo da economia.” (Jorge Beinstein)
Bertrand Gille – Historiador de tecnologia
 
 
O final dos tempos vem sendo anunciado desde que João Batista pregava no deserto preparando o início do ministério de Jesus:
 
Mateus 3:1-2 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
 
Pedro orienta como devemos esperar o final de tudo:
 
1Pedro 4:7-8;15 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 
Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios;
 
 
Certos ciclos podem ter a duração prevista, outros não.
Os ciclos podem ser chamados também de eras.
 
O Brasil viveu a era Getúlio Vargas, a era dos militares, a era Collor, a era FHC e agora a era Lula.
 
No seu negócio também existem ciclos ou eras ou gerações.
A era do fundador é uma delas. É onde tudo começa, com muito trabalho, sacrifícios.
 
Depois, vem a era da sucessão, período onde o fundador começa a delegar poderes ao(s) sucessor(es).
 
Essa transição, se não for bem encaminhada, pode ser o início do fim.
“Um dos erros administrativos que muitos empresários cometem e que deve ser evitado é centralizar o controle e as informações fundamentais para a gestão do negócio. Isso deve ser evitado ao máximo para que, na falta dessas pessoas, a gestão de negócios possa continuar caminhando e a companhia não corra o risco de simplesmente ter que encerrar suas atividades.” (Raul Corrêa da Silva )
 
 
 
PALAVRA DE VITÓRIA PARA ESTA SEMANA:
 
Mateus 24:35-39 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.
Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.
Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.
 
A Palavra se cumprirá. Até lá, continue trabalhando para cosolidar e expandir seu negócio para não antecipar o fim.
Continue sendo ético com Deus, com você, com sua família, com seu negócio e com sua comunidade.
Boa Semana!
 
 
 
NÃO DESISTA DO SENHOR: DEUS É FIEL
VOCÊ NUNCA, NUNCA ESTARÁ SÓ!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante