O Semeador e o Empreendedor
terça, 15 dezembro 2009

 

HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 5 – Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião de 14/12/2009
 
O semeador e o empreendedor
Ao começar nossa reunião...
 
FIM!
 
Chegamos ao final de mais uma etapa.
Encerramos mais uma jornada em busca do conhecimento e da sabedoria.
Conhecimento empresarial e espiritual.
Uma união que pode fortalecer e impulsionar nossos negócios.
 
Terá valido a pena essa busca?
Os resultados práticos das teorias mostradas podem dizer se foi bom ou foi ruim descobrir que Deus deve estar no comando de nossos negócios.
 
"Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.“ (Provérbios Árabes)
 
 
Mateus 13:3 ...Eis que o semeador saiu a semear.
 
A função principal do semeador é semear. Sem semear, não há produção. Sem produção não há dinheiro. Sem dinheiro, não há como continuar na atividade.
O Brasil depende, e muito, do agronegócio. E tudo começa com o plantio.
É da terra que os agricultores/semeadores conquistam riquezas.
São grãos de soja, trigo e milho, entre outros, que depois são transformados em proteína animal agregando valor à produção.
Semear é uma atividade difícil, que exige sacrifícios e perseverança.
O clima, a economia, os interesses, a vontade própria… são fatores que determinam o sucesso ou o fracasso da atividade agropecuária.
Semear a palavra de Deus no homem e na mulher de negócios modernos é também uma atividade cheia de obstáculos.
 
Mateus 13:3 ...Eis que o semeador saiu a semear.
 
Nas atividades comercial, industrial e de serviços, empreender é como semear.
 
Assim como o semeador sai a semear sempre que é chegada a hora, o empreendedor deve saber o momento exato de empreender uma nova oportunidade.
 
No entanto, de nada adianta preparar a terra e semear desordenadamente, sem tomar os cuidados necessários e saber como dever ser feita a semeadura.
Da mesma forma, abrir uma nova empresa exige cuidados e conhecimentos para não entrar para as estatísticas de morte empresarial
 
O semeador e o empreendedor: dois profissionais que podem mudar o mercado.
 
 
“Empreender é fazer acontecer, propor-se a algo diferente, inovador, criar uma oportunidade, ousar, desafiar, investir, correr riscos calculados, explorar algo que já existe para formatar algo novo.” (Carlos Cruz)
 
Assim como o semeador deve escolher bem a semente, plantar no momento certo, cuidar constantemente do campo semeador, o empreendedor deve escolher bem o produto ou serviço, o local e buscar clientes.
 
“Porém, não basta ter criatividade. Não basta também sonhar e ser motivado, outros traços marcantes do brasileiro. É preciso ter capacidade de planejamento, estratégia e visão de negócios. E nesses aspectos é que o nosso empreendedorismo natural peca.” (Leila Navarro)
 
Semear e empreender são tarefas que exigem conhecimento.
 
 
Mateus 13:3(b)-4 Eis que o semeador saiu a semear.
E quando semeava, uma parte da semente caiu
à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
 
Jogar a semente no lugar errado é desperdício. As sementes ficam expostas, indefesas, alimento fácil para aves famintas.
 
Semelhantemente, abrir um novo negócio exige conhecimento do local apropriado para o investimento. Pesquisa, questionamentos, experiências e observação podem ajudar a clarear as ideias e mostrar o local exato.
 
Na Parábola, as aves significam o inimigo que rouba o pouco conhecimento adquirido sobre a palavra e mantém a pessoa em trevas.
 
No negócio, as aves significam a concorrência que vai jogar pesado para que o novo negócio não prospere e faça o empreendedor desanimar.
 
 
Mateus 13:3(b)-6 Eis que o semeador saiu a semear.
E quando semeava, uma parte da semente caiu
à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.
 
Os modismos são um perigo para o empreendedor.
 
Existem ondas de novos produtos e tendências que parecem a melhor oportunidade para ganhar dinheiro. Logo, essa onda passa e fica o prejuízo.
 
“Encontrar um nicho de mercado é o primeiro grande desafio de qualquer empresário que se preze. É necessário que consiga identificar uma área de interesse, ter uma ideia brilhante e fazer o seu plano de negócios. Provar, através de estudos bem feitos, que tem pernas para andar.” (Nuno Varajão)
 
Quantos produtos são lançados do nada, explodem em sucesso e vão embora sem deixar qualquer explicação?
 
Produtos lançados pela mídia em novelas ou programas têm grandes chances de viver por pouco tempo.
 
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” (Cora Coralina)
 
 
Mateus 13:3(b)-9 Eis que o semeador saiu a semear.
E quando semeava, uma parte da semente caiu
à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.
E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
Quem tem ouvidos, ouça.
 
O final da parábola mostra que plantada no tempo certo, no terreno fértil e bem preparado e cuidada com muito carinho, a semente frutificará e dará muitos e bons frutos.
 
O novo empreendimento passa por essas mesmas etapas pelas quais passa uma semente.
 
A semente poderá render uma planta longeva, que renderá frutos indeterminadamente, rendendo lucro e viabilizando a propriedade.
Esse é o sonho de todo empreendedor: que a empresa prospere e viva por muitos e muitos anos, mas nem sempre é assim:
 
“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que semeamos.” (Provérbio Chinês)
 
“É bem possível que fosse no início da primavera quando Jesus tomou assento na proa de um barco de pesca na praia ocidental do Mar da Galiléia, e ensinou sua notável parábola... Era uma terra para plantadores e proprietários, um lugar para cultivar coisas, e a parábola da semente e dos solos não poderia ter encontrado uma audiência mais entendida.” (Paul Earnhart)
 
Jesus escolhia bem os temas que falava para mexer com os que o ouviam.
 
Esse assunto é propício aos empreendedores que buscam conhecimento para continuarem a empreender.
 
É preciso saber que não basta conhecimento técnico, acadêmico ou empírico. Deus é fator fundamental para a vida ou a morte da empresa.
 
 
 
Qual é perfil do empreendedor de sucesso?
 
• Busca de Oportunidades e Iniciativa – Capacidade de se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras.
 
Persistência – Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações.
 
Correr Riscos Calculados – Disposição de assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles.
 
Exigência de Qualidade e Eficiência – Decisão de fazer sempre e melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade.
 
Comprometimento – Fazer sacrifício pessoal ou dispender esforço extraordinário para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e até mesmo assumir o lugar deles para terminar um trabalho; se esmerar para manter os cliente satisfeitos e colocar a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.
 
Busca de Informações – Buscar obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes ; investigar como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.
 
Estabelecimento de Metas – Assumir metas e objetivos que representam desafios e tenham significado pessoal; definir com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelecer metas de curto prazo mensuráveis.
 
Planejamento e Monitoramento Sistemáticos – Planejar dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; revisar constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; manter registros financeiros e os utilizar para tomar decisões.
 
Persuasão e Rede de Contatos – Utilizar estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus objetivos e atuar para desenvolver e manter relações comerciais.
 
Independência e Autoconfiança – Buscar autonomia em relação a normas e procedimentos; manter seus pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressar confiança na sua própria capacidade de complementar uma tarefa difícil ou de enfrentar desafios.
(Fonte:Sebrae)
 
 
Um alerta a quem quer empreender alguma idéia:
“Enquanto os candidatos a empreendedores acreditarem que basta ter um sonho ou uma sacada criativa para um negócio, seu projeto ficará no ar. É preciso botar os pés no chão para materializar o sonho, e para isso existe o plano de ação. Depois, é seguir o caminho traçado com motivação, fé e convicção.” (Leila Navarro)
 
O que podemos apreender com a parábola do semeador?
“Beira do caminho, pedras, espinhos, terra fértil. Cada pessoa reage de modo diferente às vivências e às informações que recebe ao longo da vida. O bom proveito das oportunidades vai depender da terra fértil que tivermos dentro de nós. (Prof. Gretz)
 
 
Quem é o semeador?
 
“O trabalho do semeador é colocar a semente no solo. Uma vez que a semente for deixada no celeiro, nunca produzirá uma safra, por isso seu trabalho é importante. Mas a identidade pessoal do semeador não é. O semeador nunca é chamado pelo nome nesta história. Nada nos é dito sobre sua aparência, sua capacidade, sua personalidade ou suas realizações. Ele simplesmente põe a semente em contato com o solo.” (Gary Fisher)
 
Importa mais o trabalho do que quem o faz.
O mercado não quer saber quem trouxe a novidade. Importante é que a novidade surgiu para ser desejada e render lucros.
 
“O que realmente é determinante de uma boa oportunidade é a quantidade de lucro. Não serve qualquer lucro. Mas somente um montante que compense toda a empreitada, isto é, que supere em ganhos o que poderia ser obtido em outros negócios e investimentos.” (Sebrae)
 
 
A empresa surgida pelo empreendedorismo de alguém poderá render frutos indefinidamente, mesmo com a ausência de quem a empreendeu. Isso demonstra o favor de Deus. É Ele quem capacita para a empreitada.
 
Assim como na colheita espiritual, quem faz o sucesso acontecer é Deus.
 
1 Coríntios 3:6-7 Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma cousa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento.
 
Ou não sabe que foi Deus quem lhe proveu tudo o que foi preciso para vencer?
Pensa que foi tudo coincidência?
 
 
Se empreender é fazer acontecer…
 
Eclesiastes 11:4 Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
 
Temos empreendido corretamente?
Temos feito acontecer?
Ou estamos na platéia assistindo alguém fazer acontecer?
 
“Estamos num mundo em que quem ficar aguardando condições ideais para dar início a um empreendimento, nunca fará nada. Nunca haverá condições perfeitas durante a presente era.” (BEP)
 
 
Recapitulando:
Mateus 13:3(b)-9 Eis que o semeador saiu a semear.
E quando semeava, uma parte da semente caiu
à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.
E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
Quem tem ouvidos, ouça.
 
Que espécie de solo você é?
 
 
 
PALAVRA DE VITÓRIA PARA ESTA SEMANA:
 
Gênesis 26:12 Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo; e o Senhor o abençoou.
 
Isaque serviu ao Senhor como seu pai Abraão também serviu.
Deus indicou a Isaque onde ele prosperaria.
Como resultado dessa obediência, Isaque foi muito abençoado, colhendo 100 vezes o que plantou.
 
Não deixe que seu solo fique duro, pisoteado ou cheio de espinhos.
Permita que a semente, que é a palavra de Deus, germine e gere frutos.
 
Seja um terreno fértil para a vontade de Deus.
 
 
Boa Semana!
 
 
NÃO DESISTA DO SENHOR: DEUS É FIEL
VOCÊ NUNCA, NUNCA ESTARÁ SÓ!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante