Acertando o Alvo |
|
|||
terça, 04 maio 2010
HAPPY HOUR COM DEUS
Iniciamos o Ano 6
Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião realizada em 03/05/2010
Acertando o alvo
Questões que nos fazem pensar...
Para que trabalhamos tanto?
Aonde pretendemos chegar?
Que exemplos seguimos e que exemplos somos?
Quando saberemos se estamos no caminho certo?
Quando saberemos se valeu à pena o que fizemos?
São respostas pessoais, fruto de escolhas pessoais.
Chegará um momento que não poderemos encontrar desculpas ou escolher culpados.
Você escolheu o alvo certo?
Uma verdade que deveria nos fazer pensar...
Eclesiastes 2:11 Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.
O que suas mãos tem feito orientadas por sua cabeça?
Em que você tem “gasto” seu tempo e sua energia?
O fim que você imagina valerá os meios?
Quando você não estiver mais na cadastro de contribuintes dos governos, ou seja, morto, qual lembrança ficará de suas obras e de sua breve passagem pelo mundo dos vivos?
Já parou para pensar nisso? Ou isso é perda de tempo?
Suas escolhas no presente construirão seu amanhã, assim como o presente é obra do seu passado.
"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.“
(Steve Beckman)
Uma razão para tantos questionamentos...
“Despreze o estudo de Deus e você estará sentenciando a si mesmo a passar a vida aos tropeções, como um cego, como se não tivesse qualquer senso de direção e não entendesse aquilo que o rodeia. Deste modo poderá desperdiçar a sua vida e perder a sua alma.” (J. I. Packer)
Não confunda “Palavra de Deus” com religião.
Religião é:
“1. Culto prestado à divindade.
2. Por ext. Doutrina ou crença religiosa.
3. Comunidade religiosa que segue a regra do seu fundador ou reformador.” (Priberam)
Palavra é:
“1. Promessa verbal.
2. Afirmação.” (Priberam)
E quando da Palavra é de Deus, ela é para todos, independentemente de crença ou denominação.
Vamos detalhar e diferenciar...
Qual a diferença entre objetivo, meta e alvo?
“O objetivo é um ponto concreto que se quer atingir, devendo ter parâmetros numéricos e datas a serem alcançadas;
A meta é uma segmentação do objetivo, em que o aspecto quantitativo tem uma importância maior, ou seja, é mais preciso em valor e em data, pois é mais próximo que o objetivo.” (João Placoná)
Exemplificando:
Objetivo: Ser líder de mercado em cinco anos;
Meta: Subir duas colocações este ano e subir uma colocação a cada ano nos outros quatro anos.
Isso quer dizer que a empresa está em 6º lugar.
Alvo: “Motivo principal” (Priberam)
O que nos leva a traçar objetivos e metas, qual é o fim que queremos chegar.
Acertando o alvo...
“No mundo dos negócios, acertar o alvo é muito importante. Não só para fechar negócios, entregar projetos ou ganhar dinheiro. Acertar é muito, mas muito mais do que isso.
Acertar é ter o seu posicionamento reconhecido pelos seus valores e pelo valor que você individualmente agrega.” (Sílvia Somenzi)
A concorrência está a espreita de um erro seu para pegar seu lugar. E a cada dia surgem novos concorrentes.
Alguns saem de sua empresa para concorrer com você.
Colegas de trabalho estão esperando a hora de pegar seu lugar.
O mercado é uma selva!
“Então, se você errar o alvo, pode ser que tenha escolhido atirar no escuro, mas não se esqueça de que quem acende ou apaga a luz é você.” (Sílvia Somenzi)
Escolha do alvo...
Salmo 42:1-2Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
O Livro de Salmos nos mostra um rei em constante diálogo com Deus.
Na alegria, na tristeza, na vitória, na iminente derrota, o Rei de Israel buscam em Deus resposta para seus problemas e decisões.
Davi tinha clareza de seu alvo. Ele não se deixava desviar do fim que queria alcançar, mesmo cometendo erros infantis para uma pessoa tão esclarecida.
Davi tinha clareza e certeza de seu alvo.
Ele não se deixava desviar do fim que queria alcançar, mesmo cometendo erros infantis para uma pessoa tão esclarecida.
“O coração de Davi era ‘perfeito’, não no sentido de nunca ter fracassado terrivelmente diante de Deus, mas porque nunca se envolveu com idolatria e adoração a outros deuses”. (BEP)
A história nos mostra como Davi foi alçado à condição de rei, suas lutas, seus problemas e sua íntima ligação com Deus.
Esse foi o fator preponderante para ele alcançar o sucesso e estar presente na genealogia da família de Jesus 28 gerações depois.
Acertar o alvo...
Para acertar o alvo, é preciso ter um alvo, um fim a que se quer chegar.
É justamente na escolha de um alvo para sua vida, profissional ou pessoal, que se determina o futuro, próximo ou distante.
É preciso saber o que se quer. Isso exige conhecimento e sabedoria.
Escolher o alvo...
Você tem definido qual é o seu alvo?
Como você o elegeu?
O que você levou em consideração para eleger seu alvo?
Já pensou em mudá-lo?
Ou você já mudou de alvo mais de uma vez?
Vendo o exemplo de Davi, descobrimos que tudo o que nos acontecerá está ligado diretamente ao alvo que escolhermos.
O target...
Tudo o que fazemos está direcionado a atingir o alvo que escolhemos/elegemos.
Alvo, ou target em inglês, é o sentido de nossa vida e de nosso negócio.
Em publicidade, mercado no qual atuo, alvo é a essência do trabalho.
Ao produzirmos uma peça publicitário, impressa, digital ou eletrônica(rádio ou TV), nos preocupamos em saber se o alvo será atingido com a mensagem a ser produzida.
Um exemplo: Um comercial de supermercado deve atingir quem?
Mulher seria a resposta de bate-pronto, porém que mulher precisamos atingir.
Uma menina é uma mulher, mas ela tem poder para consumir, ou seja, renda e decisão?
Logo, entendemos que precisamos saber claramente qual o público-alvo da mensagem. Caso contrário, será tempo, energia e dinheiro jogados fora. Prejuízo na certa!
Pergunta: homens não fazem compra no supermercado?
Em qualquer produto ou serviço, a razão de sua existência é o alvo para o qual ele foi criado ou desenvolvido.
Em sua empresa, ou sem sua função, há um alvo a ser atingido:
A BMW tem um público-alvo;
Um Fiat Uno Mille tem um público-alvo;
Um apartamento de cobertura na frente do mar tem um público-alvo;
Uma pousada pra excursões de finais de semana e de feriados tem um público-alvo;
Uma roupa com a grife Lacoste tem um público-alvo;
Uma roupa sem grife conhecida tem um público-alvo;
Você sabe qual é o seu público-alvo?
Saber o alvo...
Marcos 2:16-7Vendo os escribas dos fariseus que comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele come com os publicanos e pecadores?
Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores.
Jesus mostrou claramente nessa passagem que sabia qual era o target, o público-alvo escolhido.
Com isso, todo o trabalho foi direcionado para esse público que não o aceitou.
Atos 11:1Ora, ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus.
Ao ver que o povo que havia sido escolhido não aceitara Jesus, Deus elege um novo público-alvo para a propagação do Evangelho do Reino.
Essa decisão Deus mostrou a Pedro que, no início, recusara, mas foi convencido e iniciou o trabalho para alcançar esse target.
Esse exemplo nos mostra que podemos errar na escolha do alvo, mas podemos mudar a tempo de não ver nossos esforços e crenças serem frustrados.
“Você precisa decidir exatamente quem seu alvo é antes querer vender seus serviços.
Quando você descobre qual é seu mercado alvo, você:
* sabe onde focar seus esforços da venda e de mercado;
* sabe onde focar seus esforços de pesquisa...
Seu mercado alvo determinará sua renda e seu sucesso.
Escolha errado e você desperdiçará muito tempo e dinheiro com resultados muito pequenos. (Tessa Stowe)
Algumas dicas para descobrir ou saber se você está com o público-alvo certo:
1. Seu Target Market tem alguma necessidade que você possa suprir?
Você tem certeza que esse TM precisa do seu produto ou serviço? A TV a cabo é um conforto, mas nem todos estão propensos a tê-la.
2. Seu TM quer o problema resolvido?
Tem público que se resignou e não quer mudar.
3. Seu TM tem o dinheiro para comprar seu produto ou serviço?
Lembre-se do exemplo da BMW e do Uno Mille. O público deste quer um carro, mas pode comprar aquele?
4. Seu TM está disposto pagar pelo seu produto ou serviço?
Um bom sinal é se seus concorrentes estão vendendo serviços similares ao mercado de alvo.
6. Seu TM tem condições de sustentar seu negócio?
Lembre-se que sem lucro nenhuma empresa prospera.
7. Você aprecia trabalhar com seu TM?
Você se sentirá energizado ou esgotado no fim do dia?
8. Você tem uma paixão para atuar no seu TM escolhido?
A paixão é um ingrediente essencial para vender seu produto e ou serviço.
9. Você tem a qualidade e conhecimento para oferecer ao seu TM?
Seu mercado de alvo procurará comprar dos fornecedores que ofereçam diferenciais.
10. Confronte seu TM com seu estilo de vida.
Quantas horas por dia e por semana você pretende trabalhar? Onde, como e com quem você quer trabalhar?
Assegure-se de que trabalhar com seu mercado alvo permita de viver o estilo de vida que você quer viver.
(Baseado no texto de Tessa Stowe)
Um exemplo de como a avaliação errada do alvo pode trazer consequências para o futuro:
Números 13:27-28;33E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto.
Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque...
Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos.
O povo de Israel recebeu um alvo dado diretamente por Deus: habitar Canaã.
Em nenhum momento, Deus disse que era só chegar e habitar. Devia estar claro que eles tinham que fazer a parte deles, ou seja, tomar o lugar.
Mas, a escuridão entre eles e o alvo não os deixou conquistá-lo. Vagaram 40 anos pelo deserto e não tomaram posse, exceto dois deles.
Não basta saber escolher o alvo, é preciso sacrifício para conquistá-lo.
Deus nos dá um manual de instruções para que nós acertemos o alvo.
2 Timóteo 3.16-17Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
Deus nos prepara para toda boa obra, material ou espiritual.
Se Ele nos dá o alvo, nos dá também os meios para conquistá-lo.
Pode ser que você tenha se esquecido que Deus não nos abandona no meio do caminho. A recíproca nem sempre é verdadeira.
Sabendo escolher o alvo, todos os outros objetivos podem ser alcançados com menos esforço e menos erros.
Escolher o alvo certo é garantir prosperidade futura.
Provérbios 10:22A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma.
Deus sabe retribuir aqueles que O escolhem como único Deus.
Assim foi com Davi, assim pode ser comigo e com você.
A escolha é pessoal e traz consequências futuras.
PALAVRA DE VITÓRIA PARA ESTA SEMANA:
Filipenses 3:13-14 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
O mundo oferece inúmeras razões para deixarmos de lado a palavra de Deus e viver em busca de realizações pessoais.
Chegará um dia em que seremos confrontados com nossas escolhas. E ai que saberemos se nossa valida terá valida à pena.
Não pense em religião, em denominação, em fanatismos.
Pense e viva para Deus. Tudo que precisar para uma vida digna lhe será acrescentado.
É promessa. E Deus não falha!
Boa Semana!
NÃO DESISTA DO SENHOR: DEUS É FIEL
VOCÊ NUNCA, NUNCA ESTARÁ SÓ!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante
|