Liderar é servir |
|
|||
quarta, 11 agosto 2010
HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 6 - Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião realizada em 09/08/2010
Liderar é servir
Liderança é um talento que nasce com a pessoa.
"Nenhuma quantidade de estudo ou conhecimento fará de um homem um líder, a menos que ele tenha as qualidades naturais de um." (Archibald Wavell - Marechal Inglês)
Confunde-se liderar com mandar, chefiar, dar as ordens.
Grandes chefes não têm liderança.
Grandes líderes não têm função de chefia.
Isso pode ser notado na família, no trabalho, nos governos, na sua empresa.
"A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, 'Vá!' - um líder diz, 'Vamos!'"
(E. M. Kelly)
Uma nação é grande quando tem líderes que dão exemplos de cidadania.
"Líderes são os guardiões dos ideais de uma nação, das crenças que ela cultiva, de suas esperanças permanentes, da fé que faz uma nação de um mero agregado de indivíduos.” (Walter Lippmann – Escritor Americano)
Pergunto: O Brasil tem líderes que dão esse exemplo?
Estamos perto das eleições, que exemplos temos dos políticos?
Quem são os que postulam cargos e que conduzirão o país a partir de 2011?
"A qualidade mais importante em um líder é aquela de ser reconhecido como tal. Todos os líderes cuja aptidão é questionada são claramente desprovidos de força.“ (André Maurois - Ensaísta francês)
Jesus criticou o estilo de liderança que encontrou em seu tempo:
Mateus 23:1-4 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.
Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
“Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço.”
Há muito tempo, esse estilo de liderança tem corroído as organizações, sejam públicas, sejam privadas, sejam religiosas.
Liderar é muito mais que mandar e “desmandar”. É influenciar, ser exemplo, atrair simpatizantes e seguidores.
“Muitas vezes as organizações usam apenas as pernas, braços e mãos dos funcionários. Digo que, nesse caso, a empresa conta com eles do pescoço para baixo. E o resultado é o seguinte: os profissionais se tornam apáticos... E o líder tem um papel muito expressivo nesse contexto. Cabe a ele lembrar às pessoas que o que elas fazem é muito importante, ajudá-las a ver sentido no seu trabalho e a se desenvolver. Em resumo, cabe ao líder servir. Quanto mais servimos, mais bem-sucedidos nós somos. E vice-versa.” (James C. Hunter)
O autor do best-seller O Monge e o Executivo ensina que o papel do líder é levar os liderados a segui-lo.
Então, ele deve ser o primeiro a realizar a tarefa.
Assim, os liderados verão nele um exemplo, um motivador, um servidor.
Surge, então, a idéia da Liderança Servidora, que nada mais é do que o líder servir aos liderados.
Não é uma descoberta nova. Na verdade, voltou-se a um ensinamento feito por Jesus.
Em toda sua trajetória, Jesus ajudava as pessoas com curas, libertação, exortação e ensinamento. Pagava o que devia pagar e falava o que devia falar. E fazia o que falava para fazer.
Mateus 23:11 Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo.
Liderança Servidora é um exemplo de humildade, de servir ao próximo como a ele mesmo, ser exemplo para conquistar novos exemplos.
Jesus tornou-se o grande líder não pelo poder que tinha, mas por não usá-lo.
“A vida e as atitudes de Jesus marcaram as pessoas que o cercavam, pois, através de exemplos práticos de amor e de comprometimento com os outros, Ele foi capaz de fixar conceitos através de atitudes. Em outras palavras, Jesus foi um líder áudio-visual, pois uniu todo um discurso acerca das virtudes da vida com ações deliberadas e desafiadoras a favor dos discípulos. Jesus era um líder servidor que colocou o interesse e as necessidades dos liderados em primeiro lugar.” (Pr. Sérgio Queiróz)
Filipenses 2:5-7 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
Note que a Palavra diz que Ele se tornou servo, sendo semelhante a cada um de nós, ou seja, devemos ser servidores, mesmo ocupando cargos que confiram autoridade.
As funções de um líder são norteadas pela necessidade de resultados positivos. Ninguém imagina um líder fracassado. Por isso, ele deve ser sempre o exemplo.
"A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade. A última é dizer obrigado. No meio, o líder é um servo.“
(Max De Pree – Escritor Americano)
E como deve ser o líder servidor?
“O líder servidor não é melhor nem pior que ninguém. Ele dispensa tratamentos especiais e pede ao invés de mandar. É dessa maneira que ele atua e motiva os outros a evoluírem lado a lado. Ele controla o seu ego e projeta a existência em algo muito maior que o indivíduo. Entrega-se plenamente à causa coletiva e trabalha arduamente, para levar sua mensagem em benefício do maior número de pessoas.” (Sérgio Buaiz)
No mundo atual, existe lugar para o líder servidor?
Creio que é o cenário ideal para o surgimento e crescimento desse tipo inovador de líder.
Todos estão cansados das regras que não são cumpridas nem mesmo por quem as cria.
Leis existem demais, poucas são cumpridas. O anarquismo prega isso, o descumprimento das leis, da obediência aos governos.
“Todo líder servidor é um mestre, que ensina princípios e valores através de suas atitudes. A humildade é necessária e deve ser a tônica, pois esse tipo de liderança se opõe ao reconhecimento individual. Ao contrário, visa a duplicação, a continuidade e o aperfeiçoamento de seus poderes, com a formação de novos líderes tão capazes ou melhores que seus antecessores.“
(Sérgio Buaiz)
E por que Jesus é o exemplo fiel do líder servidor?
“Se Jesus tinha tanta influência, nós devemos prestar atenção no que ele tinha a dizer sobre liderança. Por que ele era muito bom nisso. E o que ele falava era o seguinte: as pessoas devem seguir você de livre e espontânea vontade. Isso significa exercer a liderança por meio da autoridade, e não do poder. Quando você usa o poder, você obriga as pessoas a fazerem a sua vontade, por conta da posição que você ocupa. Quando usa a autoridade, as pessoas fazem o que você quer de boa vontade, por sua influência pessoal. Esse é o único meio de contar com o coração, a mente e o espírito dos profissionais.” (James C. Hunter)
Em alguma passagem do NT você leu ou descobriu que Jesus forçou alguém a segui-lo?
Por onde Jesus passava, multidões o acompanhavam. Queriam ver milagres, buscavam cura, queriam alívio para suas dores.
Jesus se preocupava com todos.
Mateus 15:32 Jesus chamou os seus discípulos, e disse: Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer; e não quero despedi-los em jejum, para que não desfaleçam no caminho.
Vejam a visão servidora de Jesus. A multidão buscava benefícios, mas Ele se preocupava até com que alimentar o povo.
Longe de uma atitude populista, comum aos dias de hoje, Jesus se preocupava em servir, sem egocentrismo.
Como se conquista a liderança?
O modelo de liderança que Hunter coloca em seu livro é um pouco diferente do que se imagina.
A liderança é o estágio final de uma longa caminhada que leva as pessoas a nutrir um respeito à autoridade que, por sua vez, faz nascer a liderança de fato.
1 – Vontade – sem vontade, não conquistamos nada;
2 – Amor – sem amor, como ensinou Paulo, de nada valem as ações;
3 – Serviço e sacrifício – servir de todo coração, inclusive com sacrifícios;
4 – Autoridade – é consequência das ações anteriores;
5 – Liderança – estágio final de um processo que nasce de baixo para cima e torna-se duradouro se o líder não se esquecer das quatro outras condições que formaram a liderança.
(Baseado no livro O Monge e o Executivo de James C. Hunter)
Desde 1970, quando Robert K. Greenleaf cunhou a expressão Liderança Servidora, esse estilo de liderança vem crescendo.
O livro de James C. Hunter, O Monge e o Executivo, é, talvez, seu maior disseminador, pois foi e ainda é livro de cabeceira de grandes executivos.
Muitos se recusam a ler a Bíblia, de onde o autor buscou inspiração. O fato é que o estilo de liderança de Jesus deixou marcas que não podem ser apagadas, mas essas marcas somente são aceitas se escritas por autores da moda.
Buscar Bíblia é ser religioso, sectário. É se assustar com as condições para ser um líder como Jesus foi.
Mateus 16:24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;
O estilo de liderança de Jesus vai contra o que se aprende nas escolas…
“Como homens, temos muitas oportunidades a liderar. Não devemos buscar oportunidades para nos engrandecer, pois Jesus nos chamou ao humilde serviço. Ele quer que sejamos homens de força e firmeza – homens dispostos a aceitar responsabilidade. Devemos sempre liderar para abençoar aqueles que guiamos, não para impor nossa vontade nem cumprir nossa cobiça.” (Gary Fisher)
E se hoje já não está fácil seguir esse estilo de liderança, o futuro é preocupante.
“Segundo DAFT (2002), as pressões para que as organizaçõesse modifiquem provavelmente aumentarão nas próximas décadas e os líderes devem desenvolver qualidades pessoais, habilidades e métodos necessários para ajudar suas empresas a permanecer competitiva.” (Hamilton F. Nóbrega)
Exemplos de Liderança:
Líder Democrático
O líder aceita e sugere a participação de todos da equipe para chega a um consenso. Isso estimula a participação, mas esconde a real capacidade do líder e pode ser um obstáculo em épocas de crise.
Ex: Moisés e os Espias.
Democrático, ele aceitou a decisão da maioria e não tomou posse da terra prometida como queriam Josué e Calebe, que receberam a terra com recompensa pela fé.
Números 14:11 Disse então o Senhor a Moisés: Até quando me desprezará este povo e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele?
Líder Autocrático
Só ele tem razão e autoridade tornando-se indispensável, pois em ele a equipe fica sem rumo. Lidera pelo medo dos liderados.
Cria-se um clima hostil, sem segurança o que desanima a equipe e a impede de render o que poderia.
Ex: Saul.
Saul foi ungido rei contra a vontade de Deus. No poder, não fez o que era certo e afastou-se de Deus. Vendo a autoridade de Davi crescer e a sua diminuir, fez o que pode para matá-lo. Sem sucesso, pois os próprios filhos de Saul ajudava a Davi.
1 Samuel 19:10 E Saul procurou encravar a Davi na parede, porém ele se desviou de diante de Saul, que fincou a lança na parede. Então Davi fugiu, e escapou naquela mesma noite.
Líder Liberal
Permite que a equipe aja como melhor lhe convier. Não manda, não fiscaliza, não organiza. Crê que sua presença é desnecessária e que cada um fará sua parte. O perigo é que a equipe não tenha consciência suficiente para realizar as tarefas e caos prejuízos ao negócio.
Ex. Israel no tempo de Juízes. – Por mais de 300 anos, Israel não teve rei e tudo era decidido pelos juízes. A liberalidade delegava a cada um como proceder.
Juízes 21:25 Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.
Líder Carismático
Possui liderança nata, desperta simpatia e respeito na equipe. Sabe se comunicar, sabe estar presente, não precisa fazer esforço para ser respeitado.
Ex. Davi. Ungido rei pelo próprio Deus, enfrenta o gigante Golias e liberta o povo do jugo dos filisteus. De aparência fraca, tem a força interior dada por Deus e assume o poder sem derramar sangue.
1 Samuel 16:12-13 Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi...
Líder Servidor
Está mais preocupado em servir do que mandar. Sabe que o sucesso depende do desenvolvimento da equipe. Por isso, aplica-se no ensinar, estimular e ajudar cada um. É ético, espiritualizado e justo.
Ex. Jesus - Durante sua missão, escolheu, ensinou, treinou, capacitou e exortou os discípulos e dando-lhes poder para fazer obras maiores que as que Ele próprio fez.
João 15:15-16 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.
Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Jesus exercia sua liderança servidora mostrando a diferença entre o que existia à época e o que ele ensinava.
Mateus 11:29-30 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.
"Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha." (Provérbio Árabe)
PALAVRA DE VITÓRIA PARA ESTA SEMANA:
Mateus 20:25-28 Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles.
Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
Essa é a essência da Liderança Servidora.
Esse é co convite que recebemos para exercer nossa liderança.
Pense nisso e tenha uma feliz e abençoada semana!
NÃO DESISTA DO SENHOR: DEUS É FIEL
VOCÊ NUNCA, NUNCA ESTARÁ SÓ!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante
|