Administrando Conflitos |
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quarta, 06 abril 2011
HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 6 - Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o Sucesso
pela Palavra de Deus
Reunião realizada em 04/04/11
Administrando conflitos
Se você quiser, ninguém estraga o seu dia...
Dois amigos no caminho do trabalho param em uma banca de jornal. Um deles cumprimenta o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro.
Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, ele sorri atenciosamente e deseja ao jornaleiro um bom dia.
Quando os dois amigos descem pela rua, o que assistiu à cena pergunta:
- Ele sempre o trata com tanta grosseria?
Sim, infelizmente é sempre assim - respondeu.
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele? Pergunta o colega.
- Sim, sou – responde o amigo ofendido.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir. Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.
Os conflitos nascem de situações corriqueiras.
Grandes conflitos surgem de maneira esperada, pois foi alimentado há tempos.
Pequenos ou grandes, os conflitos são consequência do nosso jeito de ser e de tratar as pessoas.
Há pessoas que pagam um boi para não arrumar confusão…
E uma boiada para não sair dela.
Outros, são da paz. Fazem de tudo para evitar confusão. Esses conquistam respeito e credibilidade.
É desejável saber evitar conflitos.
Importantíssimo é saber administrá-los.
Mateus 5:39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
Jesus nos ensina que devemos evitar ao máximo os confrontos que levam a lugar nenhum.
Os conflitos começam em nós mesmos…
“Precisamos domar dois falcões, treinar duas águias, manter quietos dois coelhos, vigiar uma serpente, carregar um burro e conter um leão.” (Internet)
Cada ser humano é dotado de sensibilidade.
Os que têm mais sabem detectar o momento de recuar…
Os que têm menos permanecem instigando o outro para tentar resolver uma questão à força.
De certo, você já deve estar lembrando-se de casos que aconteceram com você.
A pergunta é: você iniciou, evitou ou estimulou o conflito?
“Bateu, levou” - “Estopim curto” - “Cabeça quente”
Termos que identificam pessoas que causam conflitos facilmente.
“O ser humano é bastante complexo e suas atitudes e comportamentos podem começar um pequeno conflito ou uma grande guerra. ‘Toda ação leva a uma reação’.” (Marcos A. G. de Carvalho)
Conflitos culturais
Conflitos religiosos
Conflitos políticos
Conflitos profissionais
Conflitos empresariais
Conflitos ambientais
Conflitos pessoais
Conflitos familiares
Conflitos de gerações
É conflito para todos os lados…
Quanto mais o tempo passa, quanto mais conhecimento o homem conquista, os conflitos crescem na mesma proporção.
“Conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos foram mudando não só quanto à intensidade, magnitude, como também quanto ao número de envolvidos.” (Álvaro F. Fernandes Neto)
Quanto mais o tempo passa, quanto mais conhecimento o homem conquista, os conflitos crescem na mesma proporção.
“Conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos foram mudando não só quanto à intensidade, magnitude, como também quanto ao número de envolvidos.” (Álvaro F. Fernandes Neto)
Os tribunais de justiça do Brasil são um exemplo do aumento no número de conflitos. Cada ação é motivada por um conflito não administrado com sabedoria.
Um breve apanhado de manchetes na internet…
· Cresce número de processos na Justiça
· Cresce na Justiça o número de ações de cobrança de condomínio
· Número de ações por assédio moral na Justiça cresce 120% em dois anos
· Cresce número de ações por racismo e intolerância
· Cresce o número de ações no CFM contra casos de erro médico
· Cresce número de ações trabalhistas
A Bíblia é um livro repleto de conflitos que tiveram início pelo simples fato das pessoas não agirem segundo a vontade de Deus.
Gênesis 12:18 Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? por que não me disseste que ela era tua mulher?
Por que disseste: E minha irmã? de maneira que a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.
A mentira é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de gerar conflitos.
E por que a mentira é fonte de conflito?
João 8:44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.
A verdade pode doer, mas faz menos estragos que a mentira.
Toda vez que mentimos, enaltecemos o inimigo que tripudia sobre nós perante Deus.
Chiavenato (1999), fonte confiável de pesquisa no ramo da administração, ensina que existem três níveis de gravidade nos conflitos:
1) conflito percebido ou latente: ocorre quando existem vários objetivos e há oportunidades de interferência ou bloqueio de objetivos por parte dos participantes;
2) conflito experienciado ou velado: ocorre quando as partes envolvidas nutrem sentimentos de hostilidade, raiva, medo e descrédito, no entanto, não é manifestado externamente de forma clara;
3) conflito manifestado ou aberto: quando o conflito é manifestado sem nenhuma dissimulação.
Por incrível que pareça, o Brasil é bem light nesse assunto.
Pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), de Belo Horizonte mostra que, entre 11 países do mundo, o Brasil é o campeão do “deixa disso” quando o assunto é confrontar idéias de colegas do escritório, do chefe ou de um cliente.
• Pergunta: As empresas melhorariam se eliminassem completamente o conflito?
• Pesquisa com 2.000 profissionais
• Suécia - 4% concordam com isso
• Estados Unidos – 6%
• Brasil – Incríveis 50%!
• Fonte: Você S/A
Algumas constatações…
• O grande gerador de conflito é o ser humano.
• E as empresas estão cheias deles.
• Sem eles, não haveria conflitos. Bem, não haveria coisa alguma.
• E ao saber que o ser humano é a melhor criação de Deus, a situação fica ainda mais complexa.
• Então, como fazer para que os seres humanos lotados nos diferentes cargos da empresa evitem o conflito?
“O valor e o reconhecimento da pessoa humana como cerne de toda e qualquer instituição deve ser a mola mestra de uma organização, não importa o setor. O capital humano é o maior capital que se tem e tal qual o diamante bruto precisa ser lapidado no dia a dia agregando maior valor à sua empresa.” (Marcos A. G. de Carvalho)
Um conflito clássico na Bíblia: não ter ousadia para tomar posse da benção…
Números 14:9 Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais.
Josué e Calebe tentaram resolver um grande conflito usando a fé como resposta para o problema.
O resultado, você já sabe…
Nesse caso, Josué e Calebe tentaram usar o conflito como forma de confirmar a fé do povo no Libertador.
Há especialistas que afirmam ser o conflito algo produtivo, pois força a troca de opiniões e conhecimento visando o bem comum.
“Necessitamos do conflito para sobreviver, necessitamos dele para provar que somos competentes, necessitamos dele para elevar a nossa auto-estima e necessitamos dele para sermos respeitados como indivíduos que se relacionam com a sociedade.” (Marco A. Lampoglia)
Usar o conflito como forma de crescimento para a equipe exige preparo de quem vai estar à frente do processo.
“Ao gestor de Recursos Humanos, Gestor de Talentos ou outro nome que for designado por uma empresa para o profissional que trabalha com as pessoas, cabe aptidão (disposição inata ou, ainda, capacidade ou habilidade resultante de conhecimentos adquiridos) para gerenciar conflitos, entre outras tarefas que terá de desempenhar no seu dia-a-dia.” (Álvaro F. Fernandes Neto)
Como as empresas dependem do ser humano, será cada vez maior as chances de ocorrerem conflitos dentro de uma empresa em crescimento.
“... já que um dos axiomas gerenciais atuais consiste no fato de os indivíduos constituírem o fator diferencial entre as empresas, os conflitos que os envolvem passam a ser um problema, uma vez que podem reduzir a produtividade, conseqüentemente, afetando a lucratividade e rentabilidade da instituição.” (Álvaro F. Fernandes Neto)
É preciso conhecer quem são as pessoas que formam o conceito da empresa. Maitland (2000) define seis tipos de pessoas:
• o pensador: é o indivíduo que focaliza o conjunto do que vai ser realizado, trazendo idéias e sugestões;
• o organizador: é o indivíduo que organiza e coordena as atividades, confeccionado cronogramas, listas de atividades etc.;
• o realizador: é o indivíduo de execução, que, normalmente, domina a equipe;
• o que veste a camisa: é o indivíduo que procura manter o grupo unido, dá suporte aos demais integrantes;
• o controlador: é o indivíduo que procura estar a par do andamento dos trabalhos, lembrando sempre dos prazos;
• o analisador: é o indivíduo que analisa todas as idéias, sugestões e ações de modo cuidadoso e objetivo.
Dada a diversidade de gênio, os conflitos podem estar relacionados a incompatibilidade e também, segundo Megginson, Mosley e Jr (1986), à diversidade cultural dos indivíduos da equipe. São eles:
• etnocentrismo: ocorre quando uma pessoa, de uma determinada cultura, recorre a seus próprios valores culturais como parâmetro para resolver algum problema num ambiente cujos padrões culturais sejam distintos do seu;
• uso impróprio de práticas gerenciais: ocorre quando se aplica uma determinada prática gerencial numa cultura, levando-se em conta apenas sua eficiência e eficácia, contudo, em outra;
• percepções diferentes: ocorre quando, pelo fato de cada cultura possuir um conjunto de valores como referência, pessoas de diferentes culturas apresentarem valores e entendimentos distintos;
• comunicação errônea: acontece quando diferenças culturais como idioma, costumes, sentimentos geram uma comunicação equivocada.
Jesus mostrou como um líder deve orientar sua equipe:
Mateus 5:1-9 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
Jesus mostra didaticamente como proceder diante de uma situação de conflito:
Mateus 5:38-41 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.
Há conflitos positivos?
O conflito gerado pelo desenvolvimento de um ser humano, o conflito na obtenção de vaga em uma escola superior, o conflito de opiniões, que caracteriza as democracias, o conflito para vencer competições esportivas, e muitos outros, podem ser definidos como positivos.
Conflitos negativos só trazem prejuízos:
Os conflitos por vaidades, de veleidades, de status, de poder, de direitos feridos, de manipulações indevidas, de demandas legítimas tratadas sem qualquer respeito, normalmente geram ressentimento, raiva, revolta e desejo de revide. E a perda de recursos financeiros e produtivos bastante significativos.
Fonte: Danilo Cunha
O mestre Chiavenato elaborou 5 maneiras de enfrentar os conflitos na empresa:
1) estilo de evitação: fuja do conflito...
quando o problema é corriqueiro
quando não há perspectiva de ganhar o conflito
quando se necessita tempo para obter uma informação
quando um conflito pode ser desvantajoso
2) estilo de acomodação: visa a resolver os pontos de menor divergência e deixar os problemas maiores para depois;
3) estilo competitivo: consiste no comando autoritário, é empregado quando se faz necessário tomar uma decisão rapidamente ou uma decisão impopular;
4) estilo de compromisso: ocorre quando as partes envolvidas aceitam perdas e ganhos para todos os envolvidos;
5) estilo de colaboração: é empregado numa situação ganha/ganha, visto que todos os interesses podem ser reunidos numa solução mais ampla.
Diante dos ensinamentos de Jesus…
“A vida é curta, quebre as regras, perdoe rapidamente, beije demoradamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente e nunca deixe de sorrir, por mais estranho que seja o motivo.
A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas enquanto estamos aqui, deveríamos festejar a vida.
Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Mensagem recebida por e-mail)
Palavra de Vitória para esta semana
Lucas 23:34-34a Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, a ele e também aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem.
Jesus praticou o que pregou. Até no momento da morte física, evitou culpar esse ou aquela preferindo interceder por todos que não o aceitaram.
Pense nisso e tenha uma semana abençoada!
NÃO DESISTA DO SENHOR: DEUS É FIEL
VOCÊ NUNCA, NUNCA ESTARÁ SÓ!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante
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