Cuidado com a aparência |
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terça, 17 maio 2011
HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 6 - Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o Sucesso
pela Palavra de Deus
Reunião realizada em 16/05/11
Cuidado com a aparência
Vamos ser chiques sempre?
Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.
A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda.
Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano.
O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.
Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.
Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.
Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.
Chique mesmo é parar na faixa de pedestre. É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.
Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador.
É lembrar do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir, OU DE FALAR.
Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia
. Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!
Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos retornar ao mesmo lugar, na mesma forma de energia.
Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não te faça bem.
Lembre-se: o diabo parece chique (VESTE PRADA, NÃO É MESMO?), mas o inferno não tem qualquer glamour! Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!
Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas amor e fé nos tornam humanos!
VAMOS SER CHIQUES?
(Texto atribuído a Glória Kalil)
Tente vislumbrar a seguinte situação: você é convidado a fazer uma escolha para um(a) amigo(a) que está em dúvida sobre o que comprar. Ele lhe mostra as duas opções disponíveis e você é quem vai opinar...
Qual das máquinas chama mais a sua atenção?
Um belíssimo Fusca 1966, todo original, uma relíquia, na cor da moda da época (café com leite)…
Ou uma Ferrari do ano, na cor rossa, modelo básico?
Outra situação:
Você deve decidir pela contração de um colaborador para a vaga disponível no escritório, onde o escolhido vai atuar bem próximo de você. Ao receber os currículos, você tem:
Um rapaz de cabelos bem cortados, barba feita, usando roupa da moda...
Um rapaz da moda, todo tatuado, usando piercing...
Um rapaz descolado, roupa da moda, educado, jeito quieto.
Qual seria sua escolha, lembrando que os três podem ser considerados aptos ao cargo?
Nessas duas situações, a aparência fala mais alto.
Na primeira escolha, a Ferrari dará muito mais status que a relíquia que os amigos vão achar “muito bacana”.
Na segunda, o tatuado pode não ser sua escolha prioritária devido à aparência diferente do convencional.
Lembre-se: os três estavam aptos ao cargo, mas será que os dois “bonitinhos” são mais competentes que o tatuado?
No segmento em que atuo, de publicidade, dependendo do cargo, o tatuado tem mais vantagens, pois o profissional dessa área é menos convencional.
“A Imagem é exatamente isso. Quando uma empresa busca um bom profissional, a primeira coisa que esta empresa pode ver é a imagem que ele passa. A mesma coisa se aplica quando quer contratar um serviço ou comprar de um novo fornecedor, a imagem e aparência são fundamentais.” (Rodrigo Schmidt)
Segundo Schimidt, a aparência e a imagem são a embalagem do marketing pessoal.
“Cada pessoa utilizará o valor comunicativo da aparência pessoal segundo seu próprio critério, sendo consciente das possíveis inferências que os demais podem fazer.” (portalcursos.com) (Inferência:dedução)
Mas e o velho ditado que diz que “não devemos julgar um livro pela capa nem a pessoa pela aparência”?
Mateus 23:24 Guias cegos! que coais um mosquito, e engolis um camelo.
“Jesus criticava os fariseus por se preocuparem com preceitos de pouco valor, mas se desviavam dos mais importantes, aqueles que diziam diretamente com respeito à salvação na eternidade.” (Waldecy Simões)
“Ninguém tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão”
“Estudos* atestam que são necessários somente 3 segundos, para a formação da Primeira Impressão e nesses escassos segundos, os principais fatores que influenciam na formação da imagem são:
•A Visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto com 25%;
•O Tom da Voz com 18%;
•A Adequação das palavras utilizadas com 14%;
•A Linguagem Corporal com 10%.” (Sara Maria Pereira Guedes)
(*Management Institute of Tecnology – EUA – Revista Venda Mais – Dez 2001)
Graças à ditadura da moda organizacional, ficamos reféns da aparência.
“Um bom espelho, coerência e preocupação com a imagem! Esses três itens não devem nunca faltar ao profissional que esteja preocupado com sua imagem e desenvolvimento. Causar uma boa impressão deve fazer parte da cartilha de todos aqueles que estão ou queiram entrar no mercado de trabalho.” (Maria do Rosário da Silva)
Mas, essa deve ser nossa maior preocupação?
“Nós fazemos de tudo para nos manter atraentes, mas o que está em nossos corações é muito mais importante. A maneira que somos lá no fundo (onde os outros não podem enxergar) é muito importante para Deus. Como que você é lá dentro?” (Cristiane Gonçalves)
No 1º livro de Samuel, temos uma noção quanto à preocupação com a aparência.Deus mandou o profeta consagrar o novo rei de Israel. E ele saiu em busca do escolhido por Deus com um conceito na cabeça.
“Saul era alto e bonito; sua aparência impressionava. Samuel estava procurando por alguém com a aparência de Saul para se tornar o próximo rei de Israel, mas Deus o avisou para não julgar somente pela aparência.“ (Bíblia Ilúmina)
Por ter consagrado Saul a pedido do povo (e não de Deus), Samuel ficou com a impressão de que o novo rei deveria ser alto, forte, bonito e “pancoso”. Terrível engano.
“Felizmente, Deus julga pela fé e pelo caráter, não pela aparência. E porque somente Deus pode ver o nosso interior, só ele pode nos julgar com precisão. A maioria das pessoas passa horas toda semana mantendo a sua aparência exterior; elas deveriam fazer ainda mais para desenvolver o seu caráter interior. Apesar de muitas pessoas verem o seu rosto, somente você e Deus sabem a aparência real do seu coração.” (Bíblia Ilúmina)
E por causa de sua ideia pré-concebida, Deus mostrou a Samuel que aparência pode ser nada.
1 Samuel 16:6-11A E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
Depois chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de samuel, o qual disse: Nem a este escolheu o Senhor.
Então Jessé fez passar a samá; Samuel, porém, disse: Tampouco a este escolheu o Senhor.
Assim fez passar Jessé a sete de seus filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não escolheu a nenhum destes.
Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos?
Hoje, a escolha é feita pela aparência.
Veja na TV, nos jornais, nas revistas, na internet…
A beleza exterior é valorizada e aclamada…
Dicas de beleza, como se vestir, como se produzir, como ficar mais bonita(o)…
A pressão é muito grande sobre todos, principalmente sobre as mulheres.
“O comportamento e imagem pessoal do profissional funciona como um espelho da instituição que o contratou, perante os clientes.“ (in Maria do Rosário da Silva)
Saísse hoje Samuel, a escolher o novo rei, teria Davi alguma chance?
Manter essa imagem que o mundo corporativo requer é custoso.
“Ao montar o seu guarda-roupas, considere que:
• roupas estampadas, geralmente, chamam muito a atenção
• roupas escuras sujam bem menos
• roupas de cores neutras são mais flexíveis e facilitam as combinações ...
E lembre-se:
‘Vestir-se é um estado de espírito!’” (Lívio Callado)
Como Jesus “encarava” seu público?
Ele se preocupava com a primeira impressão, a que fica?
“Estudando-se o Evangelho é fácil perceber que (...) Jesus não se preocupou em ditar normas de conduta humana relativas a detalhes pessoais. Não se opôs ao uso de perfumes, de jóias, de enfeites, de pinturas, de cabelos longos ou curtos ou de determinados tipos de roupas. Jesus nunca separou os seus ouvintes por gênero: os homens de um lado e as mulheres em outro. Até defendeu e elogiou, em público, o procedimento de uma mulher de fé que lhe perfumou os pés com um caro perfume.” (Waldecy Simões)
Ao contrário de Jesus, os padrões modernos de vestuário impõem um rígida vigilância afim de ditar a moda e fazê-la ser obedecida.
“A aparência de uma pessoa é o seu cartão de visitas. Ela é complementada com os cuidados indispensáveis no que se diz respeito a higiene pessoal, onde a pele, a roupa e os cabelos são como um quadro, e a moldura valoriza a pintura.” (Lívio Callado)
Quem ganha com isso?
“Em 2010, a produção do vestuário brasileiro cresceu 7,17%, de acordo com o IBGE, número acima do crescimento de toda a economia do País.” (Ronald Masijah – Presidente do Sindivestuário)
Tudo é um estímulo ao consumo.
Uma coisa está ligada a outra…
Mas a realidade é essa:
“A roupa tem um forte poder de influência nos relacionamentos sociais e profissionais.
Toda pessoa bem vestida:
- tem um desempenho melhor
- é bem tratada e atendida
- recebe tratamento preferencial.” (Lívio Callado)
Precisamos nos enquadrar ou sair do padrão.
Os fatos nos levam a refletir se devemos ou não nos apresentar melhor…
“Recentemente a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa que apontou que a aparência física pode influenciar inclusive no salário do profissional. Entre os entrevistados, os que foram considerados menos atraentes ganhavam salários, em média, 10% menores do os considerados mais atraentes.” (assessoraexecutiva.wordpress.com)
Estar fora do “padrão” é estar fora do mercado.
“Já entrevistei profissionais excelentes, que se enquadravam no perfil de competências, mas estavam acima do peso e foram eliminados do processo.” (Bianca Scher)
Até os patrões sofrem com o preconceito
“Às vezes, as pessoas confundem e acham que pelo fato de eu ter tatuagens não sou capaz de administrar com seriedade meu negócio.” (Marcelo Galega – Dono de Academia)
De acordo com o que a ditadura da moda impões, veja algumas dicas para estar “apresentável” aos clientes e ou superiores por R. Besouchet:
· Vista-se para ser a pessoa mais bem vestida entre todos que encontrará hoje, respeitando a cultura da região;
· Vista-se sempre socialmente. Se usar um blazer, não retire-o durante a visita a um cliente a menos que seja convidado a fazê-lo;
· Evite usar camisas de manga curta. Elas dão um ar de informalidade indesejável em contatos de negócio;
· Se o produto que irá vender exigir demonstração que pode sujar suas roupas, vista um avental limpo e desamassado. Nada pode ser pior do ser visto com vestes sujas, ainda que seja um avental de demonstração;
· Não use nunca calçados esportivos do tipo tênis ou sandálias. Use sempre sapatos limpos e engraxados;
· Se por um capricho da natureza estiver passando por um período com caspa, livre-se dela antes que seu cliente perceba dando uma boa escovada em sua roupa. Lembre-se: roupas pretas são clássicas mas expõem demais este problema;
· Sorria de uma forma simpática mas tenha o cuidado de arrumar os dentes sempre. Procure manter o hálito fresco: nada pode ser pior do que dar uma baforada de mau hálito em quem quer que seja;
· Procure manter unhas limpas e aparadas. Suas mãos serão sempre um ponto de observação importante para seu interlocutor;
· Controle seu gestual e seu tom de voz para que seu diálogo seja agradavelmente percebido pelo cliente.
· Não carregue no bolso um montão de lápis ou canetas, nem mesmo cigarros. Eles podem dar uma aparência de desleixo.
Deus tem um padrão bem diferente.
“Acredite, o Senhor Deus Pai não está nem um pouco preocupado com o comprimento de seu cabelo, de sua barba, ou com outros detalhes normais de sua aparência física, mas sim, com o seu coração.” (Waldecy Simões)
Paulo nos dá uma dica de como enfrentar essa ditadura da aparência.
Colossenses 2:20-23 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.
Não que devemos fazer tudo ao contrário, pois isso pode provocar escândalo e prejuízos.
Precisamos ter sabedoria para enfrentar as situações sem ofender a Deus e sem provocar polêmica.
Como viver entre o padrão de Deus e o padrão do mundo?
1 Coríntios 7:31 e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa.
“Vivemos num tempo em que todas as coisas do mundo se aproximam rapidamente do fim. Por essa razão, este viver terreno não deve ser nossa maior preocupação; devemos dirigir nossa máxima atenção no que concerne ao nosso lar celestial.” (BEP)
E a lei nos dá um pouco de tranquilidade e se aproxima do padrão que Jesus utilizava…
“O artigo 3º da Constituição brasileira, no entanto, determina que um dos objetivos fundamentais da República é “promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.” (Patrícia Lucena - iG)
Aparência se enquadra no livre arbítrio do homem.
“O conflito entre o desejo de contratar funcionários com “boa aparência” e o livre arbítrio do indivíduo muitas vezes acaba indo parar na Justiça do Trabalho. Em Curitiba, uma loja foi condenada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) ao pagamento de uma indenização de R$ 30 mil por danos morais a uma funcionária.” (Patrícia Lucena – iG)
Pedro orienta quanto aos exageros na aparência.
1 Pedro 3:3-4 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que é preciso diante de Deus.
Apesar de ser dirigido às mulheres, o homem moderno também gosta de “adornos”.
O que Pedro diz é simples: modéstia cristã, sem exageros.
Isso não quer dizer que não devemos ou não podemos nos arrumar. Devemos cuidar com o exagero, o gasto desnecessário para aparentar o que não somos ou não devemos ser.
RESUMIINDO: VALORIZE O PROFISSIONALISMO, NÃO A APARÊNCIA.
Palavra de Vitória para esta semana
Tiago 2:8-9 Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem.
Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores.
• Se Deus levasse em conta a aparência, o que seria de Davi?
• O que seria de nós?
• Cuidado ao se preocupar demais com a aparência – sua e dos outros.
• Preocupe-se com seu interior. É o que agrada ou desagrada Deus.
Pense nisso e tenha uma semana abençoada!
NÃO DESISTA DO SENHOR: DEUS É FIEL
VOCÊ NUNCA, NUNCA ESTARÁ SÓ!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante
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