Gestão Sustentável |
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sexta, 22 julho 2011
HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 6 - Sempre pela Graça do Senhor
Desde Junho/2005
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o Sucesso
pela Palavra de Deus
Reunião realizada em 18/07/2011
GESTÃO SUSTENTÁVEL
"Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.
O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão.
Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada!
E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.
Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.
A barata, então, contratou uma mosca e comprou um computador com impressora colorida.
Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.
O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial.
A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga.
A formiga já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de clima.
Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.
A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa!!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida... “
PROVÉRBIOS 15:14 O coração entendido buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia.
Devemos buscar conhecimento a todo momento e jamais achar que sabemos tudo, pois o conhecimento se renova a todo momento.
ATRAPALHADO COM O SUCESSO,
DESASTRADO COM O FRACASSO
Por Ivan Postigo
A nossa capacidade de reconhecer nossos pontos fracos e ao mesmo tempo reforçá-los, bem como identificar nossos pontos fortes e potencializá-los, nos dará vantagens competitivas, para não só participar, mas para concorrer e vencer.
“A melhor pessoa do mundo no negócio ou no cargo errado ainda tem alguma chance. o melhor negócio ou cargo do mundo com a pessoa errada não tem chance nenhuma.” Jack Welch (General Electric)
Competência é um estado e não uma qualidade pessoal, mas o homem se esquece disso.
Uma empresa é resultado da soma das competências e os gestores se esquecem disso. Alguns jamais aprenderão, pois a essência do aprendizado, em gestão, está na generosidade.
Por que necessitamos ser generosos para aprender administrar uma empresa?
Você é capaz de aprender e desenvolver, sozinho, todas as tarefas, com excelência, em uma empresa?
É possível aprender sozinho, sem interação?
O sucesso do processo depende da generosidade das pessoas, uma vez que, a evolução vem sempre com a troca de experiências.
Na falta desta é improvável que o sucesso se sustente.
Um relato retrata bem essa situação:
Os diretores não primavam pela simpatia e muitos menos pela empatia. Desastrados com o fracasso, não conseguiam reverter a situação(muitas dívidas). As perdas pouco lhe ensinavam. Nenhuma lição tiravam dos problemas.
Um plano de ação foi traçado e definido, a duras penas(intransigência);
A princípio as idéias eram aceitas, mas transcorrido determinado tempo iam para o ostracismo.
Todos na equipe se empenharam e para surpresa geral os resultados se mostraram muito melhores do que planejados e imaginados.
Diziam os colaboradores: – Os resultados positivos nunca batem e voltam em forma de congratulações e bônus, mas batem e voltam com ações de centralização e dissimulação para evitar pleitos financeiros.
O histórico de rotatividade de colaboradores apresentava uma característica delicada: nos momentos de dificuldades contratavam profissionais experientes para reverter a situação, contudo tão logo pudessem ter a gestão sob controle, faziam substituições, buscando reduzir os gastos.
Atrapalhados com o sucesso, desastrados com o fracasso, a empresa não existe mais. Não suportou, faliu!
PROVÉRBIOS 3:13-14 Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.
Feliz e valorizado será o homem que tiver o conhecimento como seu maior tesouro. Por mais riqueza material e poder que uma pessoa possa ter, um dia lhe faltarão as coisas que o dinheiro não pode comprar, a mais importante delas, o conhecimento.
ANOREXIA CORPORATIVA
Fonte: www.financeiro24horas.com
ANOREXIA: doença de foco nervoso que leva o paciente à redução ou à perda brusca de apetite.
Quem diria que esse mal poderia afetar o mundo corporativo, em que as empresas, temerosas por ficarem inchadas e inflexíveis, partem desesperadamente para cortes bruscos e compulsivos em suas estruturas.
A Anorexia Corporativa gera graves efeitos colaterais para suas vítimas, tais como a redução do moral dos funcionários, a incapacidade de crescimento e benefícios ilusórios a longo prazo.
A longo prazo o corte brusco e sem critérios de custos, levaram e ainda estão levando muitas empresas a ficarem tão fracas que não conseguem mais crescer.
O medo de perder a agilidade frente aos concorrentes, faz com que melhorar, a curto prazo, os resultados financeiros prejudique o crescimento no longo prazo.
Com o passar do tempo, os sintomas negativos destas ações aparecem e por vezes a ajuda não é mais possível. Tornaram-se realmente Anoréxicos Corporativos!
Mas qual o melhor tratamento para sair desse ciclo e crescer com ótima saúde?
1) Inicialmente mude o enfoque de cortar os custos e crie uma nova mentalidade, voltada para o crescimento, para a revitalização e a necessidade de novos horizontes;
2) Conheça-se bem. Procure identificar os custos das atividades associadas a cada produto, para, em seguida, tomar a decisão correta. Ou seja, permanecer com aquelas que realmente agregam valor à sua saúde;
3) Adote um estilo de vida saudável para sua empresa. Um estilo voltado para o cliente, com padrões de qualidade eficientes e eficazes, tanto interna como externamente;
4) Questione o que você quer da sua empresa nos próximos anos: uma empresa com uma estrutura pesada, baixos índices de crescimento, funcionários apáticos, forma de administração ultrapassada;
5) Ou uma empresa com uma gestão moderna, ágil e flexível, que acompanha e por vezes ultrapassa o crescimento do seu mercado, pois sua equipe adota um estilo saudável e preventivo.
Fonte: www.financeiro24horas.com
PROVÉRBIOS 27:18 O que cuida da figueira comerá do seu fruto; e o que atenta para o seu senhor será honrado.
Aquele que for diligente e cuidar do seu negócio, com certeza terá frutos a colher.
GESTÃO EMPRESARIAL
Por Robin Alves Pagano
Toda organização, assim como todo ser vivo, busca sobreviver. Mas, mais do que sobreviver, e simplesmente ver o tempo passar, também almeja prosperidade e perenidade.
Para isso a organização precisa ser competitiva, estabelecer seus alvos, lutar por vantagens competitivas e pelo seu lugar ao sol.
Para ser produtiva, não basta à organização dominar a tecnologia de seu negócio, embora isto seja imprescindível.
A motivação das pessoas e sua atitude vencedora, com capacidade de se organizar persistindo em sua busca por resultados serão imprescindíveis para os resultados.
A habilidade para a luta, para vencer os desafios, está associada ao domínio das boas práticas de gestão, que são as táticas dessa batalha.
O que não podemos fazer é adotar todas as ferramentas e todos os métodos milagrosos de gestão que aparecem. “Querer estar sempre na crista da onda”, utilizando aquela que "parece ser" a melhor receita (aquela que está na boca dos “especialistas”, que dizem trazer grandes resultados...).
Estas situações não ajudam a organizar a gestão empresarial, simplesmente atendam à vontade de seus membros em experimentar os modismos.
Um bom sistema de gestão deve estar fundamentado em princípios; que são os motivos para justificar determinada ação.
Exemplo: Por que uma empresa deve medir formalmente seu desempenho?
As decisões e ações subseqüentes devem estar baseadas em dados e fatos concretos e não em "achismos" (eu acho que o problema está ...).
Um sistema de gestão eficiente deve responder às seguintes questões:
• “Por que os clientes deveriam nos escolher e se manter fiéis?”
• “Que informações são necessárias para a rápida e precisa tomada de decisão?”
• “Como garantir a qualidade dos bens e serviços?”
• “Como melhorar a produtividade do negócio?”
• “O que fazer e como proceder na operação do dia-a-dia?”
• “Como avaliar o desempenho e identificar melhorias para o negócio?”
• “Como adequar os custos às margens de lucro almejadas?”
• “Como ampliar o comprometimento das pessoas com a organização e seus resultados?”
O sistema só conseguirá dar as respostas certas e ser vencedor, se estiver fortemente focado e estruturado para a competitividade empresarial, fundamentado em quatro pilares:
Estratégia
Com o desenvolvimento da estratégia, serão traçados os rumos da organização, priorizando e alinhando os esforços de todos na luta pela sobrevivência, pela prosperidade e conseqüente perenidade.
Informação
A informação será trabalhada de modo a permitir segurança e agilidade na tomada de decisão, em todos os níveis organizacionais.
Operação
A operação, onde as coisas acontecem, será organizada para a conquista de vantagens no dia-a-dia do negócio, almejando vitórias consistentes.
Pessoas
E, as pessoas, sem as quais nada acontece, serão capacitadas e instigadas para a luta, para vencer, através da criação e manutenção de um ambiente propício à motivação.
Esses pilares sustentarão a estrutura gerencial facilitando e orientando o controle de seus negócios, com inovações, produtividade e qualidade necessárias à sua prosperidade e perenidade.
MATEUS 7:24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
Assim como devemos ouvir os ensinamentos de Deus, devemos também agir em nossos negócios com a prudência do homem que edifica sua casa sobre a rocha.
CONTABILIDADE FERRAMENTA DE GESTÃO
As empresas, independente de porte, precisam enxergar o profissional de Contabilidade, não apenas como o responsável pelo pagamento de taxas e impostos, e depositarem nele a confiança do recebimento de informações, que auxiliam e tornam mais plausíveis determinadas decisões. A Contabilidade é uma ferramenta fundamental para uma boa gestão empresarial? Por quê?
Pela abrangência das informações contidas em suas demonstrações, que não estão limitadas a rotinas e sim aos registros de todos os atos e fatos ocorridos minuto a minuto dentro de uma organização. Com isso, deixa de ser um relatório tributário ou um objeto de análise apenas vertical ou horizontal e passa a ser o “remo” dos executivos em suas tomadas de decisões.
ECLESIASTES 9:10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
“Tudo o que merece ser feito, merece ser bem feito.“ Cecília Meireles
INSTRUMENTOS PARA
TOMADA DE DECISÃO
Por Jorge Luiz da Rocha Pereira
Todos os dias os empresários estão envolvidos em decisões. Algumas não causam grandes mudanças na organização e outras podem selar a sorte da sobrevivência do negócio definitivamente.
A maioria das decisões é tomada a partir da experiência adquirida pelo empresário com o passar dos anos.
Porém, as definições sobre as ações empresariais deveriam seguir, além da experiência, também as informações extraídas dos dados levantados do dia a dia do empreendimento, levantadas com segurança e uniformidade.
Algumas reações administrativas de fato são espontâneas e atendem determinada necessidade, porém, outras podem transformar um simples “acredito que deva ser assim…” em grandes prejuízos financeiros ou até mesmo da imagem da empresa perante seus clientes e fornecedores.
A minoria acredita nas conclusões analíticas e acabam utilizando as formas anteriormente citadas – os “achismos” – cada vez mais perigosas, em função das vezes que são empregadas.
LUCAS 14:28 Se alguém de vós está querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar?
O planejamento é primordial em todos os momentos de nossa vida e principalmente quando estamos falando de negócios, empreendimentos, onde os riscos envolvidos são muito grandes.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Planejamento tributário é a técnica que permite ao empresário pagar somente o imposto devido e de acordo com as suas disponibilidades de caixa.
Planejamento tributário não é algo novo, entretanto, na prática, não é muito utilizado e quando utilizado, normalmente é de maneira incorreta e até mesmo fraudulenta. Confunde-se planejamento tributário com sonegação fiscal.
GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira visa maximizar os resultados esperados, tanto econômicos e financeiros que são decorrentes das atividades operacionais.
Atividade operacional é aquela para a qual a empresa foi criada, ou seja, se a empresa tem por objetivo a compra e revenda de produtos alimentícios, na gestão financeira, os responsáveis procurarão, através de mecanismos existentes, maximizar os resultados provenientes da compra e revenda daqueles produtos alimentícios.
PROVÉRBIOS 16:9 O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos;
“Não estava chovendo quando Noé construiu sua arca”. Howard Ruff
PORQUE A EMPRESA NÃO É UMA ORQUESTRA?
Fonte: www.financeiro24horas.com
Entre os muitos mitos que existem, há um em que a empresa deve funcionar como uma orquestra e que cabe ao gerente o papel de regente deste grande grupo.
A comparação é antiga e, aproveitando o tema, desafinada.
Empresas competitivas pouco ou nada têm a ver com a estrutura de orquestras, nas quais os músicos seguem rigorosamente uma pauta preestabelecida, sob pena de comprometer toda a sintonia, à menor tentativa de inovar nas notas ou acordes.
Para a consultora Fátima Guimarães, da TGI Consultoria em Gestão, exigir que a empresa funcione como uma boa orquestra é um erro básico, muito comum nas organizações.
"Na orquestra, sob a batuta do maestro, todos sabem exatamente o que devem fazer e não há espaço para questionamentos, conflitos ou discussões", observa.
Nas empresas, diz Fátima, por mais sistematizados que sejam os procedimentos, há sempre a necessidade de adaptações e ajustes de rota para fazer face às mudanças externas e à dinâmica da equipe.
Há pouca semelhança entre os papéis de regente e gerente.
Na orquestra - e em algumas empresas - ele é uma referência onipresente, comandando todas as etapas, cobrando o cumprimento fiel da pauta.
É o maior responsável tanto pelos erros como pelo fracasso de seus músicos e subordinados.
"Na empresa competitiva, o gerente atua delegando, compartilhando responsabilidades e não cobrando obediência cega a uma pauta preestabelecida", ressalta a consultora.
Sem abrir mão de sua autoridade, o gerente dá o "tom" do processo, negociando com a equipe os resultados desejados.
Dessa forma, ele não só abre espaço para a criatividade como também estimula inovações, apoiando a equipe nos desenvolvimentos de sua própria autonomia.
ECLESIASTES 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Deus nos fala para administrarmos nosso tempo com sabedoria há tempo pra tudo e a adequada utilização dele será fundamental para determinar sucesso ou fracasso.
SUSTENTABILIDADE
Por Ricardo Correa
A necessidade de um crescimento sustentável em todas as suas dimensões e da gestão de inovações para esse fim tornaram-se alguns dos temas mais importantes na administração das empresas.
Em uma sociedade fundamentada na cultura de consumo e no crescimento exponencial do uso dos recursos naturais, o foco dos esforços para o desenvolvimento sustentável, hoje em dia, tem sido a remediação gradativa dos sintomas e não a solução de suas causas fundamentais.
Diante dessa situação, há necessidade de uma mudança cultural da sociedade e, conseqüentemente, da gestão de suas organizações, sejam elas públicas ou privadas.
O maior conflito nas relações humanas – salvar o planeta maximizando o bem estar coletivo - não poderá ser resolvido apenas com inovação tecnológica.
Uma empresa com o perfil de sustentabilidade deve ter foco em questões ligadas à sociedade como:
1 – água
2- energia
3 - esgoto
4 - resíduos
5 - formação de mão de obra.
SALMOS 55:22 Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.
Para aqueles que confiam no Senhor nada falta, Ele jamais nos desampara, temos muitas promessas que ainda serão cumpridas em nossas vidas.
LÍDER SUSTENTÁVEL
Por José Luciano Penido
O que é necessário para ser um líder sustentável?
É um conjunto de atributos, mas essencialmente a disposição para ouvir e aprender.
Essas características permitem captar os anseios da sociedade e, sob essa ótica, analisar os impactos de uma empresa, para além dos aspectos econômicos.
A atuação da empresa deve obter resultados no negócio ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento da sociedade.
Algo indispensável para a sobrevivência das empresas.
O líder sustentável compreende como a atividade da empresa afeta a vida das pessoas e tem a possibilidade de apresentar os objetivos corporativos e como e quando convergem os interesses da sociedade com os do negócio.
Cabe ao líder estimular a análise dos impactos negativos da atividade, sob os aspectos sociais e ambientais e, com atitude, provocar suas equipes a pensar maneiras de mitigá-los ou evitá-los, inseridas na própria estratégia de negócios.
Sem assistencialismo ou visões distorcidas.
As empresas contam com recursos para fazer isso e não devem se furtar a contribuir de modo relevante à sociedade.
No entanto, esse não é um caminho fácil. E, embora seja um ponto de partida, não deve limitar-se à construção do diálogo.
Para ter legitimidade e credibilidade esse processo deve ser formado com práticas coerentes com o discurso.
As ações da empresa também irão “falar” por ela. Espera-se que o diálogo franco e honesto abra caminho para as ações.
Nesse momento do processo, a liderança terá sua prova de sustentabilidade e deverá tomar decisões e orientar iniciativas da empresa segundo critérios ambientais e sociais equilibrados com o econômico.
Não existe fórmula para isso.
PREPARANDO A GESTÃO SUSTENTÁVEL
Por José Joaquim Ferreira do Amaral
O tripé da sustentabilidade que reúne as áreas ambiental, econômica e social deve servir para orientar os gestores das empresas, promovendo a interação com o meio ambiente, a fim de garantir o acesso das futuras gerações aos recursos naturais.
Nas relações com o mercado, para preservar a competitividade e continuidade da empresa
E com seus colaboradores, levando em conta a responsabilidade social.
É necessário preparar as empresas para tratar de maneira integrada as restrições advindas do meio ambiente empresarial, das legislações vigentes em um país, do mercado financeiro, entre outras variáveis.
Isso sem falar nas crises econômicas, especulação financeira, mudanças nos cenários internacionais e competição com os países emergentes, fatores que podem abalar até as empresas mais sólidas.
Todas essas restrições contribuem para tornar mais difícil a tarefa de gerir as corporações com sustentabilidade, no sentido amplo do termo.
Com isso, ele consegue ter bases mais sólidas para enfrentar as crises e adversidades, pois conta com uma estrutura bem organizada e capaz de dar respostas eficientes às situações adversas.
Daí a importância de se evitar atitudes pouco recomendadas como a confusão entre pessoa física e pessoa jurídica, o nepotismo, conflito de interesses, entre outras.
PROVÉRBIOS 18:15 O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.
O conhecimento vem através da busca constante do saber de Deus, e a sabedoria vem da transformação deste conhecimento em atitudes que nos façam vencedores.
EMPREENDEDOR BEM SUCEDIDO
Fonte: www.robertotranjan.com.br
Foco e concentração
O empreendedor bem sucedido possui uma rota definida que leva a uma direção desejada.
A pergunta diária do empreendedor bem sucedido é: "o que vou fazer hoje para preencher a lacuna que existe entre o que estou fazendo e o meu propósito?“
Pensando assim, o empreendedor bem sucedido sabe o que fazer com o seu tempo e sabe também escolher os melhores companheiros de viagem.
Crer para ver
O empreendedor bem sucedido confia nos sonhos e nas pessoas.
A confiança não elimina o risco de ser enganado mas ainda assim é a melhor forma de pensar.
Algumas decepções surgirão pelo caminho mas é melhor avançar pensando na saúde do que pensando na doença.
Aprender o tempo todo
O empreendedor bem sucedido sabe que o conhecimento técnico é importante mas diferencia-se de outros empreendedores por compreender que o aprendizado diário está em aprender sobre a natureza humana.
Negócios são pessoas e mercados são relacionamentos.
Entender de gente é um grande desafio e o empreendedor bem sucedido sabe disso.
Decisão e compromisso
Ter amor pelo que faz! Eis outro grande segredo do empreendedor bem sucedido.
Sem amor, a vida é feita de trabalho duro. Com amor, não há diferença entre o trabalho e o divertimento.
Todo trabalho começa com um grande sentimento e a vontade de servir.
“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” CONFÚCIO
Abaixo a mediocridade!
O empreendedor bem sucedido rejeita qualquer trabalho que não esteja dentro de um padrão de excelência.
Não confunda excelência com perfeccionismo. Excelência é dar o melhor de si, é estar inteiro em tudo o que fizer.
Não se trata de competir e de ser superior a outras pessoas trata-se de ser superior ao que se era no dia anterior.
Ética e integridade
A integridade e a ética são as moedas mais importantes com que um empreendedor pode contar durante toda a sua vida.
São elas que atraem os melhores parceiros, quer sejam colaboradores, fornecedores, investidores ou clientes.
Sem a ética e a integridade, o empreendedor está sempre refém de alguém e não há nada pior do que não conseguir viver a vida que se deseja.
A vida funciona!
Muitos empreendedores desvivem, ou seja, trabalham mais do que deveriam, abrem mão de sua vida pessoal, alimentam-se mal, dormem pouco, tudo em troca do sucesso... qual sucesso?
MATEUS 16:26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?
O verdadeiro sucesso está em viver a própria vida. Ela é o nosso principal negócio. E é tudo o que temos. E ela funciona! É só não atrapalhar.
“Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.” CORA CORALINA
PALAVRA DE VITÓRIA PARA ESTA SEMANA
ISAÍAS 48:17 Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.
A confiança, a fé e a obediência em Deus são condição única para a vitória.
Pense nisso e tenha uma semana abençoada!
NÃO DESISTA DO SENHOR
DEUS É FIEL
VOCÊ NUNCA, NUNCA ESTARÁ SÓ.
Estudo realizado por Wilson Aragão Jr. e Jaceli Baumgaertner Aragão baseado em artigos da internet.
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