Por que vale a pena se fiel?
quarta, 14 setembro 2011

 

HAPPY HOUR COM DEUS
Ano 7 - Sempre pela Graça do Senhor
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
Reunião realizada em 12/09/2011  
 
Por que vale a pena ser leal?
 
A borboleta e o cavalinho
Esta é a história de duas criaturas de Deus que viviam numa floresta distante há muitos nos atrás. Eram elas, um cavalinho e uma borboleta.
Na verdade, não tinham praticamente nada em comum, mas em certo momento de suas vidas se aproximaram e criaram um elo. A borboleta era livre, voava por todos os cantos da floresta enfeitando a paisagem.
Já o cavalinho, tinha grandes limitações, não era bicho solto que pudesse viver entregue à natureza. Nele, certa vez, foi colocado um cabresto por alguém que visitou a floresta e a partir daí sua liberdade foi cerceada.
A borboleta, no entanto, embora tivesse a amizade de muitos outros animais e a liberdade de voar por toda a floresta, gostava de fazer companhia ao cavalinho, agradava-lhe ficar ao seu lado e não era por pena, era por companheirismo, afeição, dedicação e carinho.
Assim, todos os dias, ia visitá-lo e lá chegando levava sempre um coice, depois então um sorriso. Entre um e outro ela optava por esquecer o coice e guardar dentro do seu coração o sorriso.
Sempre o cavalinho insistia com a borboleta que lhe ajudasse a carregar o seu cabresto por causa do seu enorme peso. Ela, muito carinhosamente, tentava de todas as formas ajudá-lo, mas isso nem sempre era possível por ser ela uma criaturinha tão frágil.
Os anos se passaram e numa manhã de verão a borboleta não apareceu para visitar o seu companheiro. Ele nem percebeu, preocupado que ainda estava em se livrar do cabresto.
E vieram outras manhãs e mais outras e milhares de outras, até que chegou o inverno e o cavalinho sentiu-se só e finalmente percebeu a ausência da borboleta.
Resolveu então sair do seu canto e procurar por ela. Caminhou por toda a floresta a observar cada cantinho onde ela poderia ter se escondido e não a encontrou.
Cansado se deitou embaixo de uma árvore. Logo em seguida um elefante se aproximou e lhe perguntou quem era ele e o que fazia por ali.
- Eu sou o cavalinho do cabresto e estou a procura de uma borboleta que sumiu.
- Ah, é você então o famoso cavalinho?
- Famoso, eu?
- É que eu tive uma grande amiga que me disse que também era sua amiga e falava muito bem de você. Mas afinal, qual borboleta que você está procurando?
- É uma borboleta colorida, alegre, que sobrevoa a floresta todos os dias visitando todos os animais amigos.
- Nossa, mas era justamente dela que eu estava falando. Não ficou sabendo? Ela morreu e já faz muito tempo.
- Morreu? Como foi isso?
- Dizem que ela conhecia, aqui na floresta, um cavalinho, assim como você e todos os dias quando ela ia visitá-lo, ele dava-lhe um coice. Ela sempre voltava com marcas horríveis e todos perguntavam a ela quem havia feito aquilo, mas ela jamais contou a ninguém. Insistíamos muito para saber quem era o autor daquela malvadeza e ela respondia que só ia falar das visitas boas que tinha feito naquela manhã e era aí que ela falava com a maior alegria de você.
Nesse momento o cavalinho já estava derramando muitas lágrimas de tristeza e de arrependimento.
- Não chore meu amigo, sei o quanto você deve estar sofrendo. Ela sempre me disse que você era um grande amigo, mas entenda, foram tantos os coices que ela recebeu desse outro cavalinho, que ela acabou perdendo as asinhas, depois ficou muito doente, triste e sucumbiu e morreu.
- E ela não mandou me chamar nos seus últimos dias?
- Não, todos os animais da floresta quiseram lhe avisar, mas ela disse o seguinte: "Não perturbem meu amigo com coisas pequenas, ele tem um grande problema que eu nunca pude ajudá-lo a resolver. Carrega no seu dorso um cabresto, então será cansativo demais pra ele vir até aqui."
Você pode até aceitar os coices que lhe derem quando eles vierem acompanhados de beijos, mas em algum momento da sua vida, as feridas que eles vão lhe causar, não serão mais possíveis de serem cicatrizadas.
Quanto ao cabresto que você tiver que carregar durante a sua existência, não culpe ninguém por isso, afinal muitas vezes, foi você mesmo que o colocou no seu dorso.
(Autor desconhecido)
 
 
 
Quando falamos em lealdade, a figura de um animal vem à nossa mente: O cachorro.
Diz o ditado popular que “melhor ter um cachorro amigo que um amigo cachorro”.
Mas, uma história real de um cachorro com seu dono mostra o quanto o animal pode ser leal ao seu dono.
 
É a história do Professor Ueno e o cachorro Hachi que aconteceu entre os anos de 1925 e 1934 no Japão.
    
Hidesaburo Ueno era professor do Departamento Agrícola da Universidade de Tóquio e tinha uma grande vontade de ter um cachorro da raça Akita. Em 1923, ele conseguiu um filhote e deu o nome de Hachi, que quer dizer oito. Como nós, ele colocou um diminutivo para chamar o filhote – Hachikô. Ele gostava tanto do cachorro que o animal o adotou.
Diariamente, o professor pegava o trem na estação da cidade dele – Shibuya – para ir até a universidade lecionar.
Com o passar do tempo, Hachi o acompanhava de manhã até a estação. À tarde, o cão ia esperá-lo no mesmo lugar. Isso aconteceu por quase um ano, até que um dia o professor não retornou.
Vítima de um AVC, o professor morreu no trabalho. Sem saber, o cão ficou perdido. Contam que ele invadiu a sala do velório e ficou ao lado do caixão até o sepultamento.
Após a morte do professor, Hachi foi levado para a casa de parentes, mas não conseguia se adaptar à nova vida e fugiu diversas vezes.
Hachi escapava para ir à estação esperar pelo falecido dono na esperança de encontrá-lo.
E isso aconteceu por quase 10 anos.
Os usuários e vendedores do local alimentavam o cão e até tratavam quando ficava doente.
Isso se tornou acontecimento nacional. Um aluno do professor conheceu o cachorro e o visitava constatemente na local onde Hachi esperava por Ueno.
O aluno enviou fotos para um jornal famoso no país que fez uma matéria com o título:
“Velho e fiel cão espera pela volta do dono por dez anos”.
Descobriu-se então, que a raça Akita estava em extinção e existiam apenas 30 animais puros no país, Hachi incluso.
Devido à publicidade do caso, o cão virou preferência nacional pela lealdade de Hachi a Ueno.
A raça foi salva da extinção e há até uma província com o nome de Akita.
Acometido de uma doença cardiáca causada por um verme, Hachi morreu em 1935 com quase 12 anos, mas se tornou celebridade.
Uma estátua foi colocada no lugar onde ele esperava pelo dono e é ponto de turismo na cidade de Shibuya.
 
“Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no seu coração.” (Provérbio Popular)
 
A história real da lealdade de um cachorro ao seu dono nos faz repensar o quanto somos leais aos nossos ideiais.
 
Lealdade é o mesmo que fidelidade?
Lealdade: Franqueza; sinceridade. Retidão; probidade.
Fidelidade: Exatidão em cumprir suas obrigações, em executar suas promessas: jurar fidelidade.
Afeição e lealdade constante: fidelidade de um amigo.
Obrigação recíproca dos esposos de não cometer adultério.
(Fonte: dicio.com.br)
 
No popular:
“O mais infiel dos seres pode ser o mais leal (geralmente, é), enquanto que o mais fiel pode ser o mais desleal (geralmente, também é).
A fidelidade prende-se com o respeito pelos compromissos que se assumem perante uma pessoa, enquanto a lealdade tem a ver com o respeito devido à própria pessoa, isto é, ao seu âmago enquanto indivíduo, algo de tão precioso e tão delicado a que chamamos frequentemente dignidade do ser humano.” (alashary.org)
 
Deus fez um pacto com Noé e deu um sinal de Sua lealdade.
Gênesis 9:12-13 E disse Deus: Este é o sinal do pacto que firmo entre mim e vós e todo ser vivente que está convosco, por gerações perpétuas: O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra.
 
O arco íris, que hoje utilizam como símbolo do movimento gay, é a prova da lealdade de Deus com cada um de nós desde o tempo de Noé.
E desde o tempo de Noé que o povo não é leal com Deus.
 
O que esses dois termos – lealdade e fidelidade - querem dizer?
“A fidelidade parte do princípio de um dever moral, uma obrigação, um compromisso, quase um contrato. Já a lealdade é muito mais que isso, está relacionada a valores, sinceridade, vínculo afetivo. Em suma, enquanto o leal não trai por valores emocionais o fiel não trai por valores morais.” (Jacqueline Meireles)
 
A fidelidade é uma condição temporal, enquanto que a lealdade é atemporal.
 
“O dever de fidelidade cessa quando cessam os compromissos; o dever de lealdade para com o nosso semelhante não cessa depois dos compromissos, não cessa sequer depois da morte, porque depois da morte há ainda um nome e uma memória a respeitar, à qual devemos um comportamento leal.” (alashary.org)
Somos fiel a alguém enquanto está na liderança ou viva.
Somos leal ao seu legado enquanto vivermos.
 
Lealdade e fidelidade são assuntos sempre presentes no mundo dos negócios.
 
“Dinheiro é um produto escasso no mundo inteiro, portanto existe uma preocupação em manter satisfeito e reter os clientes da empresa, da indústria complexa ao mais simples varejo. Da alta administração à força de vendas, das universidades ao circulo dos consultores o pensamento é um só: conquistar e manter o cliente satisfeito.” (Antomar Marins e Silva)
 
As empresas tentam fidelizar os clientes e para isso lançam mão de muitas promoções: prêmios, descontos, bonificações…
Isso funcionou muito bem até tempos atrás quando não havia grandes opções nos diferentes segmentos.
Com o crescimento(descontrolado) da concorrência, nem isso faz com que o cliente seja fiel.
 
Manter um cliente fiel não é tarefa das mais fáceis.
 
“Muitas empresas estão objetivando a alta satisfação porque clientes meramente satisfeitos mudam facilmente de fornecedor quando aparece uma oferta melhor.” (Phillip Kotler)
 
Por mais que a empresa se esforce para satisfazer plenamente um cliente, algo pode dar errado. É ai que a equipe precisa ser leal à empresa.
 
“Satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto ou serviço em relação às expectativas do cliente.” (Antomar Marins e Silva)
 
 Essa luta diária da empresa em fidelizar clientes pode ser comparado com o exemplo de um balde com rachaduras.
 
“Os clientes são como a água num balde rachado; nós jogamos a água para enchê-lo, mas pelas rachaduras foge água numa quantidade menor do que a que nós adicionamos, mas sempre sai.” (Andrew Ehrenberg – Cientista do Marketing)
 
Pense em quanta energia e dinheiro você já gastou para manter seus principais clientes e mesmo assim alguns o trocaram seduzidos por ofertas melhores.
Acontece também com os colaboradores. Conquistar a lealdade não é fácil, a fidelidade também não.
 
“A visão antiga da lealdade está perdendo força porque cada vez mais prevalece a idéia de que os funcionários precisam assumir a responsabilidade das próprias carreiras. Ou seja, quando a demanda cresce, os profissionais não pensam em ‘esquentar as cadeiras’.” (Frederick Reichheld)
 
Deus tem um juízo bem definido sobre lealdade e fidelidade.
Salmo 101:6 Os meus olhos estão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda no caminho perfeito, esse me servirá.
Ele quer fiéis, filhos que o adorem e cumpram Seus estatutos perpétuos em espírito e em verdade.
 
Quer também pessoas leais, que sejam exemplo para os demais.
Salmo 101:7 O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.
 
Para conseguir a fidelidade dos Clientes, a lealdade dos colaboradores é fundamental.
 
"É o tratamento que eles dispensam a quem compra produtos ou serviços da empresa que faz com que essas pessoas voltem e recomendem a companhia a um amigo“ (Frederick Reichheld)
 
E isso implica em conquistar o coração da equipe e não apenas a mente.
“Funcionários são leais quando sentem que fazem parte de um time que entrega algo de ótimo valor para os seus clientes, de modo que os faça sentirem-se orgulhosos. Se a empresa também recompensa aquelas equipes e funcionários de uma maneira que divide o valor que eles criaram de forma justa, a lealdade é quase inevitável.” (Frederick Reichheld)
 
Jesus, em Seu ministério, mostrava que os que O seguiam não eram fiéis às Suas palavras, mas aos sinais, ou seja, aos benefícios.
 
João 4:46-48 Foi, então, outra vez a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.
Quando ele soube que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e lhe rogou que descesse e lhe curasse o filho; pois estava à morte.
Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e prodígios, de modo algum crereis.
 
E isso acontece ainda hoje. As pessoas estão sendo iludidas com sinais maravilhosos de pessoas e acabam sendo mais fiéis à pessoas e à igrejas do que em Jesus.
“Mantenha a ênfase em Cristo. Em nossa sociedade, a lealdade às igrejas toma o lugar da lealdade a Cristo. Algumas pessoas colocam a igreja acima de Jesus Cristo e servem a igreja acima de tudo. Estas pessoas pensam sobre seu serviço a Deus em termos de encontrar a igreja, juntar-se à igreja, e permanecer fiéis à igreja. Apostasia, para eles, é deixar a igreja. Em termos bíblicos, a igreja é simplesmente aqueles que estão seguindo a Jesus, a família de Deus.” (Gary Fisher)
 
Como conquistar a lealdade dos colaboradores para depois conquistar a fidelidade dos clientes?
 
Algumas dicas:
Conhecer as pessoas que trabalham para você ou com você.
Aproximar-se da equipe cria a sensação de preocupação e valorização quebrando barreiras e conquistando o respeito. Cuidado para não se aproximar demais e criar laços fraternais exagerados.
 
Ser franco e direto.
É preciso mostre às pessoas que você se importa com elas e o que espera delas.
 
Incentivar e apoiar a equipe.
Mostrar o valor de cada uma, investir no aprimoramento, darf desafios conforme a capacidade.
 
Mostre interesse na vida das pessoas de sua equipe.
Todos gostam de ser notados, respeitados e tratados com carinho.
(Fonte: Kunbi Korostensky)
 
 
Um exemplo de empresa que conquistou a lealdade dos clientes.
Hyundai é marca automobilística que desperta mais lealdade nos EUA
No segundo trimestre do ano, a marca ultrapassou pela primeria vez Toyota e Honda.
Top 5 no ranking de lealdade:
1 - Hyundai - 52,3%
2 - Honda - 49,7%
3 - Toyota – 47,7%
4 - Ford - 45,4%
5 - Subaru - 44,8%.
(Fonte: EFE)
 
E como conquistar a fidelidade dos clientes?
No Japão, exite um conceito chamado Kaizen, que quer dizer melhoria.
O termo é tão comum que é empregado em todos os sentidos: profissional, pessoal, empresarial.
A empresa que utiliza esse método precisa que toda a organização, da diretoria ao chão de fábirca esteja comprometida. Caso contrário, é apenas uma tentativa que não dará certo.
Com o Kaizen, é possível estabelecer um sistema de melhoria contínua.
 
O que é melhoria contínua?
“Conjunto de atividades planejadas através das quais todas as partes da empresa objetivam aumentar a satisfação do cliente, tanto para clientes internos quanto externos. Esta é uma das filosofias básicas do Gerenciamento da Qualidade Total.” (Antomar Marins e Silva)
 
Entre as melhorias contínuas está agregar valor aos produtos e marcas.
Ao oferecer algo melhor ao cliente, ele terá isso como regra. Em sua próxima visita, ele terá uma expectativa maior ainda. E assim sucessivamente.
Uma decepção e todo processo pode “ir por água abaixo”.
 
“Os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviço superiores, além de alguma customização. Eles percebem menos diferenças reais entre produtos e serviços e mostram menos fidelidade a marcas. Eles também podem obter muitas informações sobre produtos por meio da Internet e de outras fontes, o que permite que comprem de maneira mais racional. Os clientes estão mostrando maior sensibilidade em relação ao preço em sua busca por valor.” (Phillip Kotler)
 
Quando olhamos nossa fidelidade a Deus e a Jesus, precisamos também de melhorias contínuas.
As palavras fidelidade e lealdade podem ser substituídas por uma só: constância.
 
Mateus 24:44-47 Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.
Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento?
Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo.
Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
 
A lealdade nos negócios também é um exemplo de constância.
Provérbios 10:4 O que trabalha com mão remissa empobrece; mas a mão do diligente enriquece.
(Remissa: ficar esperando acontecer)
 
2 Pedro 1:10-11 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
 
2 Pedro 3:13-14 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.
Pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz;
 
Quando falamos em fidelizar e conquistar a lealdade do cliente, precisamos saber como ele encara o valor total do produto e o custo total.
 
“O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço.” (Antomar Marins e Silva)
 
É a importância que o cliente dará ao produto e ou serviço que sua empresa entregará a ele.
 
“O custo total para o cliente é o conjunto de custos em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço.” (Antomar Marins e Silva)
 
É o que será desembolsado (na visão do cliente) para adquirir o produto e ou serviço.
Diante dessas duas referências, ele se mostrará disposto a adquirir ou não, a ser fiel ou procurar outro fornecedor.
 
Analisando sob essa ótica – valor e custo totais – podemos imaginar como Jesus era valorizado pelos que O seguiam.
Alguns, faziam grandes viagens para enconrá-Lo. Outros, apenas faziam número.
Uma mulher, no entanto, soube medir bem esses valores e deu o devido valor a Jesus.
 
Mateus 9:20-22 E eis que certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, chegou por detrás dele e tocou-lhe a orla do manto; porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar-lhe o manto, ficarei sã.
Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã.
 
“A obediência leva à fé. Viva fielmente confiando na pequena luz que se lhe apresenta e você receberá mais.” (Louis Cassels)
 
Diante do que vimos sobre lealdade e fidelidade, precisamos analisar o quanto somos leais e fiéis a nossos clientes, fornecedores, colaboradores.
E o quanto somos constantes com Jesus.
 
1 Pedro 2:21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas.
 
 
 
Palavra de Vitória para esta semana
2 Samuel 22:31 Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito, e a palavra do Senhor é fiel; é ele o escudo de todos os que nele se refugiam.
 
Mostre sua fidelidade e lealdade a Deus.
Não se deixe enganar pro falsas palavras e rejeite outros deuses.
O NOSSO DEUS É FIEL!
 
Pense nisso e tenha uma semana abençoada!
 
NÃO DESISTA DO SENHOR: DEUS É FIEL
VOCÊ NUNCA, NUNCA ESTARÁ SÓ!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante