Foco
quarta, 18 julho 2007

 

 

Qual é o foco do seu negócio?

 

Mateus 14:26-31 E os discípulos vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se dizendo: É um fantasma. E gritaram, com medo.

Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais.

E respondeu-lhe Pedro e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

Mas, sentindo o vento forte, teve medo: e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me.

E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste?

 

Focar o seu negócio

n      Jesus subiu num monte sozinho para orar, e mandou os apóstolos na frente no barco para a outra margem. Não há menção de repouso físico neste dia extremamente árduo de caminhadas, pregação, curas, mas Jesus certamente levou seus problemas ao seu Pai em oração.

n      Entre as 3h e as 6h horas da madrugada, Jesus desceu do monte e andou por sobre o mar para chegar ao barco. Os apóstolos levaram um susto quando viram aquele vulto sobre a água, mas acalmados por Jesus, eis que Pedro quis caminhar também.

n      Ele foi ousado e, enquanto ele tinha os olhos para Jesus, caminhava suavemente sobre as águas. Quando ele desviou o olhar, começou a afundar.

n      O grande problema de muitas empresas e profissionais é não centrar ações e energia no foco do negócio. Muitos ficam impressionados com o desempenho de empresas e profissionais, mas não buscam saber o por quê.

n      Qual é o seu negócio? Você tem investido nele? Ou você procura algumas “opções” para ganhar um dinheiro a mais?

n      Você tem diversificado seu negócio? Ex. vende carro de dia e de noite entrega pizzas. De dia vai estar cansado de tanto entregar pizza. De noite vai estar cansado de tanto falar das qualidades do carro para o comprador.

n      É preciso definir qual é o foco do seu negócio.

n      Existem empresários/profissionais que fazem o curso de estatística, se especializam em Marketing e concluem mestrado em Turismo Internacional.

n      Não há foco. A pessoa não é especializada o suficiente para nenhuma das áreas.

n      Outros fazem cursos de todos os tipos e não se especializam em nada. Apenas vão fazendo o que aparece na expectativa de ganhar mais.

n      Assim, têm muitos certificados, mas não têm foco.

n         “Sou muito focada. Quando decido focar em uma coisa, não desvio a meta, e isso acaba me ajudando a fazer as coisas darem certo.” (Ana Cristina Gomes – Pres. da Solarium Revestimentos)

n       “Este não foi o emprego que me deu mais dinheiro, não – nem de longe! Mas foi a realização do meu sonho, coisa que no mundo comercial da propaganda e marketing é mais difícil...” (Francisco Gracioso - ESPM)

 

Foco exige perserverança

n      Cidade do México, 1968. Jogos olímpicos. Maratona de 42 quilômetros. Os vencedores recebem medalhas. Uma hora depois do vencedor, John Stephen Akhwari da Tanzânia lentamente cruzou a linha de chegada.

n      Entrevistado, comentou: "O meu país não me enviou à Cidade do México para começar a corrida; eu fui enviado para completar a corrida."

n      Ele tinha caído e se machucado logo no início da corrida, ma a completou. O foco era a linha de chegada.

n      De acordo com a Revista Fortune:

n      91% dos executivos-chefes das “500 Maiores” empresas do país aprenderam aparentemente seus valores, éticos e morais nas mesmas fontes – a Bíblia e na igreja. Pelo menos todos eles alegaram freqüentar igrejas protestantes, católicas ou sinagogas.

n      Menos de 7% disseram que não tinham religião.

n      Isso pode justificar esses dados:

Os dez primeiros colocados no ranking

do Índice de Crescimento Competitivo

Equipe de Competitividade da Fundação Dom Cabral

País

2004

2003

 

Finlândia

 

EUA

 

Suécia

 

Taiwan

 

Dinamarca

 

Noruega

 

Cingapura

 

Suíça

 

Japão

11º

 

Islândia

10º

 

                                                                                

 

Cadê o Brasil?  

 

Índice

Crescimento

Competitivo

do Brasil

 

2002

45ª

2003

54 ª

2004

57ª

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foco exige inteligência

n        “Inteligência Competitiva é um programa sistemático e ético de coletar e analisar informações sobre as atividades dos concorrentes e as tendências gerais de negócios para atingir os objetivos corporativos de uma empresa.” (Alfredo Passos – ESPM)

n      Usar a inteligência competitiva é uma forma de manter o foco claro e viável.

n      Exemplos de personagens que não se desviaram do foco:

n      Noé – construiu a arca apesar de tudo e salvou a humanidade;

n      Abraão – largou tudo e tornou-se pai de numerosas nações;

n      Jacó – criou uma família que se tornou a nação escolhida de Deus;

n      Moisés – deixou as desculpas de lado e comandou o êxodo do Egito;

n      Josué – levou o povo à terra prometida;

 

Com foco definido, a vitória fica mais fácil

n      Missão: Cumprir a promessa de Deus – Da lei para a Graça.

n      Objetivo: Arrependimento do povo escolhido que havia de se distanciado de Deus.

n      Estratégia: Escolha de pessoas com condições de serem lideradas para auxiliarem na tarefa.

n      Treinamento da equipe – caminhar juntos e apreender vendo e praticando

n      Alvo: povo judeu

n      Forma pedagógica: ensinamento através de parábolas, relembrar as escrituras, milagres.

n      Problemas: confrontos e não aceitação da boa nova.

n      Tática: enfrentar e desmontar os argumentos em contrário com as escrituras de Deus.

n      Resultado: Crucificação, morte, ressurreição e vitória. A missão foi cumprida com êxito.

 

Foco exige superação

n      Muitas vezes, é extremamente desanimador trabalhar, trabalhar, trabalhar e mesmo assim não ver resultado positivo. Isso não é incomum.

n      Voltemos ao exemplo de Noé, um pregador da justiça que pôde salvar somente a própria família.

n      Jesus foi desprezado e rejeitado.

n      Mas os dois desviaram o foco.

n      Na nossa profissão, sempre teremos momentos que exigem muito de nós. O desgaste é grande e temos que estar prontos, assim como os esportistas, para superar as dificuldades e não desistir. Então: não desvie o olho do alvo.

 

Para manter nosso olhar no alvo, precisamos:

n      EXPERIÊNCIAS: Muitos se vêem como profissionais experientes, atualizados e de bem com a profissão. Quando perdem o emprego é que se dão conta da própria animosidade frente à atualização (zona de conforto).

n      TEMPO: Existe o tempo certo para atacar, para recuar. Existe tempo de crescer e tempo de aproveitar o crescimento. Existe tempo de espera e tempo de “correr atrás”. É preciso saber analisar e fazer tudo no tempo certo.

n      Deus sabe e age assim, no tempo certo.

n      LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA: Um dos motivos pode ser a localização geográfica. Muitos se obrigam a aceitar o que aparece e não questionam a possibilidade de estarem procurando novos locais.

n      REDE DE RELACIONAMENTOS: Quem você conhece e quem conhece seu produto? Manter uma rede de relacionamentos é imprescindível, pois, oportunidades podem surgir deste contato.

 

Os perigos de não focar

n      Pedro quase se afogou por que desviou os olhos do alvo, que é Jesus.

n      É importante que a necessidade de estar focado no trabalho e de se sustentar não se corrompam tornando-se ganância e cobiça. Há pessoas que ficam possuídas pelo trabalho e pelo dinheiro e agem desonestamente para conseguirem mais. Outras fazem do trabalho um deus que lhes domina todo o ser.

n      Deus deve ser a prioridade máxima. O homem que tem sucesso na vida é aquele que permite a Deus dirigir seus passos em qualquer situação.

n      Mesmo demonstrando pouca fé, Pedro foi salvo das águas por Jesus.

n      Volta e meia nossa fé deixa a desejar, porém Jesus está com os braços sempre prontos para nos ajudar.

n      Não podemos desviar do foco do nosso negócio.

n      Não podemos desviar do alvo de nossas vidas: Jesus.

 

Palavra de Vitória

Salmo 55:22 Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te sustentará; nunca permitirá que o justo seja abalado.

 

n      Busque sempre em Deus a direção para os seus negócios através da oração, da fé e da perseverança.

 

Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante em 07/11/2005

 

Fontes de Pesquisa:

Bíblia de Estudos Pentecostal

blibliaonline.net

estudosdabiblia.net: Denis Allan, Gary Fisher, Greg Chandler , Allen Dvorak

Fábio Luciano Violin - UFPR

Rev. Ricardo Barbosa de Souza

Prof. Menegatti - Conferencista