TOMADA DE DECISÃO
quarta, 22 agosto 2007

 

 

DECISÃO: do Latin decisione

ato ou efeito de decidir;
resolução;
deliberação;
sentença;
intrepidez;
coragem;
desassombro;
fim.

(Fonte: priberam.pt)

 

TOMADA DE DECISÃO

 

“Há coisas com as quais estamos tão familiarizados que nem prestamos mais atenção nelas, exceto quando há algum problema ou dificuldade. Esse é o caso das decisões ou escolhas: você tem idéia de quantas decisões toma por dia?”. (Virgílio Vasconcelos Vilela).

 

“Quando você acorda, em algum momento vai se levantar. Aí há uma decisão, porque você pode levantar-se imediatamente, optar por ficar mais um pouco, por o despertador em modo ‘soneca’.” (V.V.V.)

 

“A tomada de decisão é o processo de responder a um problema, procurando e selecionando uma solução ou ação que irá criar valor para os acionistas da organização, sendo o problema de diversas naturezas, como o de procurar os melhores recursos, decidir como fornecer um serviço ou saber como lidar com um competidor agressivo”. (Clarice Muhlethaler de Souza)

 

n      “Nas organizações tradicionais, as decisões são tromadas por uma elite decisória provocando distanciamento dos macroobjetivos e perda de informação”. (Gutierrez, 1999)

 

n      Os governos são um exemplo de tomada de decisão por elites que provocam distanciamento das vontades do povo que os elegeu. Ex.: alta dos combustíveis, dos impostos, dos juros, cotação do dólar etc.

 

Como se chega a uma decisão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 “Se você acha que a sua vida é complicada, tendo que tomar decisões todos os dias com informações insuficientes, confusão, falta de tempo, mal-entendidos, problemas de comunicação, etc., então imagine a pior coisa que pode acontecer se tomar uma decisão errada. Prejuízo? Perda de tempo? Perder o emprego?
Entretanto, existem várias profissões que lidam diariamente com o risco e a pior coisa que pode acontecer é bem mais desagradável: morrer... Por exemplo, enfermeiras de UTI’s, pilotos de combate, bombeiros...”. (Raúl Candeloro)

 

“Quanto maior a pressão, menos se busca a solução certa – busca-se apenas a solução que funciona. Para isso, é fundamental diferenciar risco percebido de risco real. Muitas empresas gastam milhões de reais defendendo-se de riscos completamente fora do seu controle. Numa situação de apuro, controle apenas o que você pode controlar. ”. (Raúl Candeloro)

 

n      Tomar decisões exige:

“Nos preparar para a dinâmica da realidade, aperfeiçoando cada vez mais nosso dom de fazer escolhas pequenas, médias, grandes, de alto ou baixo impacto, para o ano que vem, para a semana que vem, para amanhã, hoje e daqui a pouco ”. (V.V.V.)

“Ajustar nossas expectativas à defasagem natural entre decisão e concretização ”. (V.V.V.)

 

n      Imagine a seguinte situação: você precisa tomar uma decisão muito importante. Em seu lugar, como Jesus decidiria?

      Quais os critérios que Jesus utilizaria?

      Essa reflexão nos convida a pensar bem, antes de tomar qualquer decisão.

      Uma decisão tomada pelo ímpeto, pela raiva, pelo ódio, pela vingança, pela maldade, traz inúmeros prejuízos, principalmente espirituais.

 

n      DECISÕES QUE MUDARAM O MUNDO:

 

Gênesis 1:3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.

A luz foi o princípio de tudo.

Quando você decide iniciar um negócio, você coloca luz em um segmento do mercado que será pode ser diferente com a sua presença.

Da mesma forma, quando você aceita trabalhar para alguém, você deve ser luz no seu ambiente de trabalho.

 

Gênesis 1:26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

A escolha de um novo membro da equipe (ou sócio)  deve ser feita com muito critério,  pois não pode haver discriminação e o escolhido terá influência sobre os demais.

 

Números 6:4-5 E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos ao Egito. Então, Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante todo o ajuntamento dos filhos de Israel.

Moisés não conseguiu liderar o povo no deserto. A pior decisão foi ouvir os “pessimistas” (em maior número) no relato da terra prometida. Os que creram (“otimistas”) foram subestimados. Todos pagaram pelo erro. Vagaram 40 anos pelo deserto e não tomaram posse da benção.

Nas empresas, sempre tem os “derrotistas”. Livre-se deles antes que eles destruam o negócio.

 

Josué 24:15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Todos têm devem fazer suas escolhas. É livre.

Na empresa, quem não opta pela fidelidade aos princípios da empresa, não obedecem ao líder, não “vestem a camisa” devem ser trocados o mais rápido possível. 

 

Gênesis 6:7 E disse o SENHOR: Destruirei de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até as aves do céu; porque me arrependo de os ter feito.

Toda escolha pode resultar em erro. Descoberto o erro, deve-se decidir pelo melhor para a empresa.

A decisão não deve levar em conta amizades, parentesco, proteção etc.

 

Atos 27:25 Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.

 

n      DEUS NÃO TARDA E NUNCA FALHA!

Creia que DEUS está no comando, deixe que Ele dirija seus negócios, consulte-O antes de tomar qualquer decisão.

 

n      SEJA ARROJADO, SIGA A VOZ DE DEUS!

 

n      Palavra de Vitória e de Desafio:

n      Salmos 62:8 Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.

 

Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Marcon em 13/02/2006