PROPAGANDA ENGANOSA
quarta, 22 agosto 2007

VOCÊ PRESTA ATENÇÃO NAS PROPAGANDAS VEICULADAS NO RÁDIO, NA TV, NOS JORNAIS, NAS REVISTAS, NA INTERNET?

É PROPAGANDA OU PUBLICIDADE?

O QUE É PROPAGANDA?

O QUE É PUBLICIDADE?

PROPAGANDA:
propagação de princípios ou teorias;
associação que tem por fim espalhar certas doutrinas ou conhecimentos;
divulgação.

PUBLICIDADE:
estado do que é público;
divulgação;
notoriedade pública;
reclamo comercial.

(Fonte: proberam.pt)

 

         “A publicidade suscita necessidades ou preferências visando a determinado produto particular, enquanto a propaganda sugere ou impõe crenças e reflexos que, amiúde, modificam o comportamento, o psiquismo e mesmo as convicções religiosas ou filosóficas.”(Jean-Marie Domenach - A Propaganda Política - página 10)

 

Questões para sua reflexão:

         Aquele Rolex é realmente indispensável?

         O terno Armani é tudo o que se fala dele?

         A caneta Mont Blanc ajuda a fechar negócios?

         Aquele candidato vai cumprir mesmo o que prometeu?

         O partido tal tem a melhor proposta para o País?

         O país vai se desenvolver mais com o fulano no poder?

         Se eu for àquela reunião e der meu carro velho Deus, vai me dar um carro novinho em troca?

 

PROPAGANDA/PUBLICIDADE

O setor movimentou no brasil em 2005, cerca de r$ 34,469 bi. O maior anunciante em 2005:Casas Bahia com R$ 2,396 bi. É a mais lembrada pelos telespectadores (30%).
Quem mais anunciou foi o varejo, com R$ 9,765 bi.
Meio que mais faturou em 2005: TV - R$ 16, 511 bi.
A empresa de  comunicação que mais faturou em 2005, foi a Rede Globo. Em média, ela fica com 60% do setor.

(Fonte: M&M – ed.1195 – 13/02/06 – pg 10 – coluna Mix. Dados Ibope Monitor)

Em nossa região (Oeste do PR), não há um dado preciso, mas estima-se que sejam movimentados algo em torno de R$ 4 milhões/mês. Os supermercados são os que mais anunciam.

 

E QUANDO A PROPAGANDA OU PUBLICIDADE É ENGANOSA?
VOCÊ JÁ VIU ALGUMA?


COMO SE CONFIGURA UMA PUBLICIDADE ENGANOSA?

“O artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor é claro: é enganosa qualquer tipo de publicidade que divulga informação total ou parcialmente falsa capaz de induzir o consumidor a erro de julgamento.” (Fonte: idec.com.br)

 

A PRIMERIA PROPAGANDA ENGANOSA DA HISTÓRIA:

 

Gênesis 3:4-5 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

 

RESULTADO: O HOMEM COMETEU O PECADO ORIGINAL: A DESOBEDIÊNCIA.

 

Gênesis 3:16-17 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição, com dor terás filhos, e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz da tua mulher e comeste da árvore que te ordenei, dizendo: Não comerás dele, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

 

Assim com Adão e Eva, o consumidor tem prejuízos quando compra um produto ou serviço engando pela publicidade. Dificilmente é ressarcido como deveria.

Remédios milagrosos (emagrecer rapidamente com saúde), eletrodomésticos, roupas, veículos(Yugo), imóveis (praia), cursos (graduação e pós(MBA)) etc.

 

 

Qual a penalidade por uma publicidade enganosa?

“Pena de detenção de 3 meses a 1 ano fora multa que a empresa pode tomar por infringir o código que vai de 200  a 3 milhões de UFIR’s dependendo do tamanho da empresa.” (celsorussomanno.com.br)

 

A seriedade da propaganda está no CDC:

“O Código de Defesa do Consumidor deu à propaganda a natureza jurídica de um contrato... a partir do instante em que este consumidor manifesta sua aceitação pelo produto, a oferta passa a contrato.” (Leandro C. Lages – Advogado)

 

As letrinhas minúsculas:

“Para os efeitos do Código de Defesa do Consumidor, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço” (celsorussomanno.com.br)

 

Diante da exigência do CDC em esclarecer por completo a promoção, os anúncios vêm recheados de asteríscos e com letrinhas minúsculas, quase impossíveis de serem lidas.

 

 

UM EXPERT EM PROPAGANDA ENGANOSA: Josef Goebbels

Ideólogo da propaganda Nazista, foi ele quem cunhou e tornou compulsória a saudação Heil Hitler - "Ave Hitler", ou "Vida longa a Hitler“.

Arquiteto da imagem messiânica de Hitler, Josef Goebbels direciona seu talento para a política expansionista e anti-semita do Führer.
Mestre da propaganda, arrebanha o apoio da população para nova batalha na Europa que se tornou a segunda guerra mundial. Tinha poder para fazer e gastar o que quisesse.

Às vésperas da derrota, exibia filmes que mostravam a vitória nazista e convencia o povo a continuar apoiando Hitler.

Derrotado, matou a mulher, os filhos e cometeu suicídio.

 

A Propaganda enganosa é feita por empresários desonestos:

 

Ezequiel 28:15 Perfeito eras nos seus caminhos desde o dia em que foste criado, até o dia em que se achou iniqüidade em ti.

 

Muitos “empresários” agem da mesma forma que o diabo, enganando o cliente para poder vender mais. Um dia, isso acabará.

 

PROPAGANDA ENGANOSA É UMA MENTIRA:

 

“Este é o lado real e mais ameaçador dessa trama. O pecado tem aspecto atraente e proporciona, de fato, alguma medida de prazer. Esta é a isca que esconde o anzol.” (Anísio Renato de Andrade)

 

Gênesis 3:6-7 E, vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e deu também a seu marido e ele comeu com ela.

 

A PROPAGANDA PODER SER ENGANOSA:

 

Gênesis 3:6-7 E, vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos , e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e deu também a seu marido e ele comeu com ela.

 

Agradável e desejável: essa é a tarefa do MKT. Grudar esses adjetivos a um produto, serviço ou candidato.

Tomou – comeu: sucesso da propaganda. Vender algo.

 

PROPAGANDA ENGANOSA É MORTAL:

 

1 Co 15.33  Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

 

“Cuidado com as artimanhas do inimigo. Ainda hoje, ele anuncia prazeres imediatos e temporários, enquanto oculta prejuízos futuros e eternos. Sua mercadoria é interessante para a carne, mas o seu preço é muito alto: a alma humana.” (Anísio Renato de Andrade)

 

 

PROPAGANDA ENGANOSA É MORTAL:

O MKT do inimigo é muito bem feito e engana mesmo:

 

Provérbios 16:25  Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos de morte.

 

É preciso entregar o caminho ao Senhor para que ele o dirija e o livre do mal.

 

Isaias 30:21 E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita, nem para a esquerda.

 

 

A PROPAGANDA ENGANA O CORAÇÃO :

 

Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que qualquer coisa, e perverso; quem o conhecerá?

 

O coração do homem é “volúvel” e se deixar enganar por qualquer artifício afastando-se de Deus e do seu caminho.

 

 

Atos 13:10  Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?

 

Advertência feita por Paulo a Elimas, judeu encantador (feiticeiro), astrólogo, que influenciava as pessoas usando artifícios abomináveis ao Senhor.

 

Há ofertas desses “serviços” em jornais, TV’s…

 

“O mercado das videntes decidiu, nos últimos meses, investir em uma nova forma de marketing. Além dos cartazes básicos com coisas do estilo "trago a pessoa amada em sete dias", passaram a incluir o seguinte dizer: "Vidente do amor. Pague após o resultado". Duas mulheres foram conferir o que era isso, animadas com o novo tipo de atendimento. Mas qual não foi a surpresa ao falar com a vidente. "Sabe como a gente trabalha?", ela perguntou. E explicou: "Faço a leitura de búzios e tarô. Custa 30 reais". "Mas como assim 30 reais? O pagamento não era depois do resultado?". "Depois do resultado do trabalho, porque, após a consulta, eu verei que trabalho você precisa fazer para melhorar sua vida no amor", foi a resposta. Podemos chamar isso de propaganda enganosa.” (www.imaginarium.com.br - 11/11/2005)

 

 

I Tessalonicenses 2:3-4  Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo;(...) assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova o nosso coração.

 

Paulo exorta para não crerem em ensinamentos errados.

Avisar do perigo da propaganda enganosa de produtos e do diabo é uma obrigação. Aceitar é uma opção.

 

 

Colossenses 2:8 Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

(rudimentos = conhecimento)

 

Paulo alerta para que as facilidades nos pegue e cause prejuízos de toda espécie.

“O que vem fácil, vai fácil”.

Veja o que aconteceu com aqueles que aceitaram dinheiro fácil do mensalão…

 

PALAVRA DE VITÓRIA CONTA O ENGANO:

 

Apocalipse 15:3 “E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos”.

 

Andar pelos caminhos que o Senhor é nossa defesa contra os enganos que nos são apresentados diariamente.

Andar pelos caminhos do Senhor é certeza de vitória.

 

 

Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante em 06/03/2006