Sinais
quinta, 18 outubro 2007

O que lembra...

 

*      Produtos Chineses?

*      Preço barato

*      Qualidade duvidosa

 

*      Paraguai?

*      Produtos importados

*      “Pirataria”

 

*      Brasília?

*      Políticos

*      Corrupção

 

 

*      Sua Marca?

*      Que sinais você lança sobre seu produto, serviço ou nome?

*      O que seus clientes, amigos, parentes, fornecedores pensam quando lembram de você?

*      Empresas e profissionais emitem, queiram ou não, sinais para o mercado sobre o trabalho realizado.

 

Sinais são referências

 

*      João 6:2 Seguia-o numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos.

 

*      Jesus mostrava sinais de seu poder e reunia multidões em torno de si.

*      Sinais podem ser traduzidos por “fama” ou “reputação”.

*      A “fama”de Jesus espalhou-se rapidamente conquistando admiradores e desafetos.

 

*      Repetindo:

 

*      Que sinais você está espalhando sobre sua atuação profissional?

 

*      Você tem fama?

 

*      Qual a sua reputação no mercado?

 

*      "Excelentes reputações nunca são construídas da noite para o dia, nem são resultado de boa sorte. Elas são planejadas cuidadosamente, nutridas e gerenciadas como bens vitais que são. Da mesma forma, reputações nem sempre são destruídas por um evento adverso, mas, freqüentemente, são corroídas de forma gradual.“

*      (Dra. Leslie Gaines-Ross, chefe global de Pesquisa e Conhecimento da Burson-Marsteller)

 

*      Seja qual for a sua reputação (boa ou má), ela foi construída e é mantida por você.

*      Um descuido pode fazer desmoronar anos de trabalho.

 

 

*      Por que as multidões acorriam a Jesus?

 

*      Muitos queriam simplesmente ser curados, outros por curiosidade, outros por que viram Nele aquilo que procuravam.

 

*      Outros, simplesmente, para encontrar um ponto fraco para destruí-lo.

 

*      Assim acontece com o nosso negócio:

 

*      Quando fazemos bem feito aquilo que nos propomos a fazer, somos agraciados com a conquista de outros clientes por indicação.

 

*      Um Cliente satisfeito indica o fornecedor para outros.

 

*      Existem muitos clientes sendo mau atendidos, a procura de quem os “sirva” com qualidade, que resolva seus problemas, que economize “energia”, que os surpreenda.

 

*      João 9:16 Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles.

 

*      O “sucesso” de Jesus incomodava os religiosos da época.

*      Os concorrentes tentam manchar sua reputação, inventam mentiras sobre seu produto, colocam dúvidas sobre sua capacidade para tirá-lo do caminho.

 

*      NÃO TEMAS!

 

*      O seu sucesso incomoda muita gente.

*      É preciso estar atento para as “novidades” da concorrência.

*      É preciso mensurar como os clientes e o mercado avaliam os sinais do nosso trabalho.

 

*      "Líderes precisam de tempo para olhar para fora e ver o que esses sinais estão dizendo a eles. Todos nós somos afetados quando as empresas falham - funcionários perdem seus empregos, o gerenciamento da empresa muda, o preço das ações cai e erosões incertas progridem. Ao reagir rapidamente quando surgem os sinais de alerta, líderes podem evitar os resultados inesperados da reputação manchada da empresa.“Dra. Gaines-Ross“

*      Como você está gerenciando os sinais de seu negócio para o mercado?

 

*      O seu concorrente está satisfeito com você?

 

*      Se estiver, cuidado. Algo de ruim está acontecendo com seu negócio.

 

*      Devemos deixar nosso concorrente com a “pulga atrás da orelha”.

 

*      A recíproca não pode e não deve ser verdadeira!

*      Muitos procuravam Jesus com interesses pessoais:

 

*      João 6:26 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes.

 

*      Não se engane: seus clientes ficarão com você enquanto você der lucro a eles. Por isso, é preciso... 

 

Competência

 

*      “A competência de uma empresa pode ser definida como ‘o conjunto de habilidades desenvolvidas para oferecer continuamente produtos e serviços que encantam os clientes’. Competência é fruto de um processo de desenvolvimento. A competência deve ser mostrada continuamente. Não adianta sermos competentes ocasionalmente”. (Gustavo G. Boog)

 

*      Isso quer dizer que precisamos nos superar sempre.

*      O Melhor trabalho/produto/serviço é o de amanhã.

 

*      O Amanhã nos dá o desafio de fazer melhor o que estamos fazendo hoje. O que fazemos hoje tem que ser (ou pelo menos deveria) bem melhor que o feito ontem.

 

*      Pablo Casals é considerado um dos maiores violoncelistas do mundo. Aos 85 anos, continuava a levantar-se cedo e passava uma grande parte do dia praticando o seu violoncelo. Quando lhe perguntaram porque continuava praticar cinco horas por dia, Casals respondeu: “Penso que eu estou melhorando a cada dia”.

 

*      Voltemos aos sinais que Jesus dava:

*      Curou Leproso – Mt 8:3

*      Curou Enfermos – Mt 8:15; 9:22;15:30

*      Pôs fim a tempestade – Mt 8:26

*      Expulsou demônios – Mt 8:31

*      Curou paralítico – Mt 9:6

*      Curou cegos: Mt 9:29; 20:34; Mc 10:52

*      Curou um mudo: Mt 9:33

*      Curou um lunático: Mt 17:18

*      Multiplicou pães e peixes: Mt 13:18;15:36

*      Ressuscitou mortos – Jo 11:43

*      Transformou água em vinho: Jo 2:9

*      Com tantos testemunhos que o evangelho nos mostra, temos a certeza de que Jesus não curava “ocasionalmente”. Ele surpreendia constantemente.

 

*      E nossos sinais (competência), são constantes?

*      Nossos clientes estão satisfeitos com o que oferecemos?

*      Muitas vezes, falhamos. E sofremos prejuízos.

*      É preciso superação. Não podemos dar folga para a concorrência.

*      Inovar é necessário.

 

*      “O importante é ter consciência que somos um produto que tem marca, nosso nome... Uma marca tem valor, princípios, um histórico com credibilidade. É preciso saber se posicionar”. (Ione Almeida)

*      Exemplo de inovação e superação:

 

*      Atos 3:3; 6  Ele vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola... E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

 

*      Os apóstolos foram pegos de surpresa. O desafio não os intimidou e eles fizeram muito mais do que lhes foi pedido.

*      Quantas vezes você foi surpreendido com um pedido difícil de se atendido, tais como: entrega em prazo recorde, volume maior do que imaginado, atendimento em dia e horário fora do comum... 

 

*      Se você sente que algo não está dando certo, é preciso rever conceitos, re-inventar o negócio, tomar atitudes drásticas, mudar trajetórias:

 

*      “Além disso, caso suas crenças permaneçam as mesmas, seu futuro é perfeitamente previsível. Como o trem nos trilhos sempre seguindo a mesma rota para o mesmo destino, sem uma modificação de suas crenças seu futuro será simplesmente uma extensão de seu passado”. (Prof. Menegatti)

 

*      Analise que sinais você está emitindo para o mercado.

*      Veja se é necessário mudar.

*      Não tenha medo de inovar.

 

*      Busque a visão de Deus para seus negócios:

 

*      Marcos 16:20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.

 

*      Depois da convivência com Jesus, os discípulos foram à luta.

*      Confie no Senhor. Somente Ele pode capacitar para que sua reputação seja a melhor possível e você prospere continuamente.

*    Vá à luta! A vitória é certa.

*    Tome posse de suas bênçãos antes que o inimigo as roube.

 

Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante em 12 de junho de 2006.