quinta, 18 outubro 2007
O que lembra...
Produtos Chineses?
Preço barato
Qualidade duvidosa
Paraguai?
Produtos importados
“Pirataria”
Brasília?
Políticos
Corrupção
Sua Marca?
Que sinais você lança sobre seu produto, serviço ou nome?
O que seus clientes, amigos, parentes, fornecedores pensam quando lembram de você?
Empresas e profissionais emitem, queiram ou não, sinais para o mercado sobre o trabalho realizado.
Sinais são referências
João 6:2 Seguia-o numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos.
Jesus mostrava sinais de seu poder e reunia multidões em torno de si.
Sinais podem ser traduzidos por “fama” ou “reputação”.
A “fama”de Jesus espalhou-se rapidamente conquistando admiradores e desafetos.
Repetindo:
Que sinais você está espalhando sobre sua atuação profissional?
Você tem fama?
Qual a sua reputação no mercado?
"Excelentes reputações nunca são construídas da noite para o dia, nem são resultado de boa sorte. Elas são planejadas cuidadosamente, nutridas e gerenciadas como bens vitais que são. Da mesma forma, reputações nem sempre são destruídas por um evento adverso, mas, freqüentemente, são corroídas de forma gradual.“
(Dra. Leslie Gaines-Ross, chefe global de Pesquisa e Conhecimento da Burson-Marsteller)
Seja qual for a sua reputação (boa ou má), ela foi construída e é mantida por você.
Um descuido pode fazer desmoronar anos de trabalho.
Por que as multidões acorriam a Jesus?
Muitos queriam simplesmente ser curados, outros por curiosidade, outros por que viram Nele aquilo que procuravam.
Outros, simplesmente, para encontrar um ponto fraco para destruí-lo.
Assim acontece com o nosso negócio:
Quando fazemos bem feito aquilo que nos propomos a fazer, somos agraciados com a conquista de outros clientes por indicação.
Um Cliente satisfeito indica o fornecedor para outros.
Existem muitos clientes sendo mau atendidos, a procura de quem os “sirva” com qualidade, que resolva seus problemas, que economize “energia”, que os surpreenda.
João 9:16 Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles.
O “sucesso” de Jesus incomodava os religiosos da época.
Os concorrentes tentam manchar sua reputação, inventam mentiras sobre seu produto, colocam dúvidas sobre sua capacidade para tirá-lo do caminho.
NÃO TEMAS!
O seu sucesso incomoda muita gente.
É preciso estar atento para as “novidades” da concorrência.
É preciso mensurar como os clientes e o mercado avaliam os sinais do nosso trabalho.
"Líderes precisam de tempo para olhar para fora e ver o que esses sinais estão dizendo a eles. Todos nós somos afetados quando as empresas falham - funcionários perdem seus empregos, o gerenciamento da empresa muda, o preço das ações cai e erosões incertas progridem. Ao reagir rapidamente quando surgem os sinais de alerta, líderes podem evitar os resultados inesperados da reputação manchada da empresa.“Dra. Gaines-Ross“
Como você está gerenciando os sinais de seu negócio para o mercado?
O seu concorrente está satisfeito com você?
Se estiver, cuidado. Algo de ruim está acontecendo com seu negócio.
Devemos deixar nosso concorrente com a “pulga atrás da orelha”.
A recíproca não pode e não deve ser verdadeira!
Muitos procuravam Jesus com interesses pessoais:
João 6:26 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes.
Não se engane: seus clientes ficarão com você enquanto você der lucro a eles. Por isso, é preciso...
Competência
“A competência de uma empresa pode ser definida como ‘o conjunto de habilidades desenvolvidas para oferecer continuamente produtos e serviços que encantam os clientes’. Competência é fruto de um processo de desenvolvimento. A competência deve ser mostrada continuamente. Não adianta sermos competentes ocasionalmente”. (Gustavo G. Boog)
Isso quer dizer que precisamos nos superar sempre.
O Melhor trabalho/produto/serviço é o de amanhã.
O Amanhã nos dá o desafio de fazer melhor o que estamos fazendo hoje. O que fazemos hoje tem que ser (ou pelo menos deveria) bem melhor que o feito ontem.
Pablo Casals é considerado um dos maiores violoncelistas do mundo. Aos 85 anos, continuava a levantar-se cedo e passava uma grande parte do dia praticando o seu violoncelo. Quando lhe perguntaram porque continuava praticar cinco horas por dia, Casals respondeu: “Penso que eu estou melhorando a cada dia”.
Voltemos aos sinais que Jesus dava:
Curou Leproso – Mt 8:3
Curou Enfermos – Mt 8:15; 9:22;15:30
Pôs fim a tempestade – Mt 8:26
Expulsou demônios – Mt 8:31
Curou paralítico – Mt 9:6
Curou cegos: Mt 9:29; 20:34; Mc 10:52
Curou um mudo: Mt 9:33
Curou um lunático: Mt 17:18
Multiplicou pães e peixes: Mt 13:18;15:36
Ressuscitou mortos – Jo 11:43
Transformou água em vinho: Jo 2:9
Com tantos testemunhos que o evangelho nos mostra, temos a certeza de que Jesus não curava “ocasionalmente”. Ele surpreendia constantemente.
E nossos sinais (competência), são constantes?
Nossos clientes estão satisfeitos com o que oferecemos?
Muitas vezes, falhamos. E sofremos prejuízos.
É preciso superação. Não podemos dar folga para a concorrência.
Inovar é necessário.
“O importante é ter consciência que somos um produto que tem marca, nosso nome... Uma marca tem valor, princípios, um histórico com credibilidade. É preciso saber se posicionar”. (Ione Almeida)
Exemplo de inovação e superação:
Atos 3:3; 6 Ele vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola... E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
Os apóstolos foram pegos de surpresa. O desafio não os intimidou e eles fizeram muito mais do que lhes foi pedido.
Quantas vezes você foi surpreendido com um pedido difícil de se atendido, tais como: entrega em prazo recorde, volume maior do que imaginado, atendimento em dia e horário fora do comum...
Se você sente que algo não está dando certo, é preciso rever conceitos, re-inventar o negócio, tomar atitudes drásticas, mudar trajetórias:
“Além disso, caso suas crenças permaneçam as mesmas, seu futuro é perfeitamente previsível. Como o trem nos trilhos sempre seguindo a mesma rota para o mesmo destino, sem uma modificação de suas crenças seu futuro será simplesmente uma extensão de seu passado”. (Prof. Menegatti)
Analise que sinais você está emitindo para o mercado.
Veja se é necessário mudar.
Não tenha medo de inovar.
Busque a visão de Deus para seus negócios:
Marcos 16:20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.
Depois da convivência com Jesus, os discípulos foram à luta.
Confie no Senhor. Somente Ele pode capacitar para que sua reputação seja a melhor possível e você prospere continuamente.
Vá à luta! A vitória é certa.
Tome posse de suas bênçãos antes que o inimigo as roube.
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante em 12 de junho de 2006.
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